logo-blog-ra

Dia do Consumidor 2023: pesquisa exclusiva revela as expectativas dos clientes

Dia do Consumidor 2023: pesquisa exclusiva revela as expectativas dos clientes

2023: pesquisa exclusiva revela as expectativas dos clientes

Março é um mês muito importante para o Reclame AQUI, visto que comemora-se o Dia do Consumidor logo na primeira quinzena. E, de acordo com nosso padrão de estudos sociocomportamentais, o nosso instituto lançou uma pesquisa exclusiva para saber quais são as expectativas dos clientes para esta data comemorativa em 2023.

Mas o que é o Dia do Consumidor?

Primeiramente, no Brasil, o Dia do Consumidor é uma data comemorativa que ocorre anualmente em 15 de março. Esta homenagem foi criada com o objetivo de conscientizar e proteger os direitos dos consumidores, bem como promover a reflexão sobre a importância do consumo consciente.

Conheça a história por trás da data

A criação do Dia do Consumidor no Brasil foi inspirada no Dia Mundial do Consumidor, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 15 de março de 1962. Desde então, o Brasil passou a adotar a data para promover ações de defesa do consumidor e conscientização sobre seus direitos.

Neste dia, diversas empresas e lojas oferecem promoções e descontos especiais para seus clientes. Por isso, é uma oportunidade para que os consumidores possam aproveitar a data para adquirir produtos ou serviços com preços mais acessíveis.

Expectativa do cliente para o Dia do Consumidor 2023

O Instituto Reclame AQUI lançou uma pesquisa exclusiva para entender quais são as expectativas dos clientes no Dia do Consumidores 2023. As perguntas ficaram disponíveis no nosso site nas primeiras semanas de fevereiro e, ao todo, receberam 4 mil respostas.

Os consumidores conhecem o Dia do Consumidor?

  • 63,5% dos respondentes afirmam não conhecer o Dia do Consumidor, enquanto 36,4% dizem reconhecer a data;

Objetivo da data para os consumidores

Para quem não conhece

  • 57,3% dos respondentes acreditam que a data é sobre a conscientização dos direitos dos consumidores;
  • 26,3% acham que se trata sobre mais uma data comercial do varejo;
  • 14,1% responderam que o Dia do Consumidor é mais uma oportunidade de estimular o consumo no primeiro semestre do ano;
  • Outro – não especificado (2.2%).

Já para os consumidores que afirmam reconhecer

  • 45% dos respondentes acreditam que a data é sobre a conscientização dos direitos dos consumidores;
  • 35% acham que se trata sobre mais uma data comercial do varejo;
  • 18% responderam que o Dia do Consumidor é mais uma oportunidade de estimular o consumo no primeiro semestre do ano;
  • Outro – não especificado (1.6%).

Os clientes pretendem fazer compras no Dia do Consumidor 2023?

  • 60,3% dos participantes afirmam que não possuem interesse em fazer compras nesta data, enquanto 39,7% pretendem aproveitar a oportunidade para adquirir produtos e serviços.

Motivos para não ir às compras este ano

  • 35% dos participantes afirmam estar sem dinheiro;
  • 33% não se sentem atraídos pelas promoções lançadas durante a data comemorativa;
  • 25,6% afirmam ter outras prioridades para o momento, por exemplo pagamento de impostos, materiais escolares e etc;
  • 5.8% estão aguardando outras campanhas como Dia das Mães e Black Friday.

Comportamento dos clientes no Dia do Consumidor dos últimos anos

  • 57,7% de quem respondeu a pesquisa afirmam que já aproveitaram a data comemorativa em anos anteriores;
  • 42,3% afirmam que vão adquirir, pela primeira vez, produtos ou serviços no Dia do Consumidor.

O que os clientes esperam para o Dia do Consumidor 2023?

Respostas mais escolhidas 👇

  • Descontos nas compras (30.9%);
  • Frete grátis (28.5%);
  • Condições especiais de pagamento, como parcelamento sem juros (15.5%);
  • Cashback (9.1%);
  • Seguro gratuito ou garantia estendida gratuita (9.1%);
  • Pontos extras em programas de fidelidade (6.1%);
  • Outra forma (0.8%);

Categorias que os clientes mais pretendem comprar

Respostas mais escolhidas 👇

  • Bens de consumo duráveis, como TV, geladeira, fogão (32%);
  • Moda e acessórios (17.2%);
  • Cosméticos e perfumaria (15.8%);
  • Alimentos e Bebidas (14.5%);
  • Itens de decoração para a casa (11.6%);
  • Viagem e turismo (8.9%);

Conclusão sobre o que é o Dia do Consumidor

Embora muitas empresas aproveitem a data comercial como mais uma oportunidade de venda, é importante lembrar que a data também é de conscientização sobre o consumo responsável.

Sendo assim, os consumidores devem estar atentos aos seus direitos, como o direito à informação clara e precisa sobre os produtos e serviços, o direito de arrependimento e o direito à garantia.

Além disso, a responsabilidade deve ser compartilhada entre os consumidores e as empresas. Ou seja, as empresas devem oferecer produtos e serviços de qualidade e respeitar os direitos dos consumidores, enquanto os consumidores devem fazer escolhas conscientes e exigir seus direitos sempre que necessário.

Veja um resumo de tudo o que foi apresentado

Infográfico com dados sobre Dia do Consumidor 2023

Gostou do conteúdo sobre o Dia do Consumidor 2023?

Comente se tiver ficado com alguma dúvida e, por fim, não deixe de compartilhar com outros consumidores e empresas.

O direito à informação passa por divulgar conteúdo de qualidade e exclusivo, então contamos com você nessa missão. 💚

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading