Março é um mês muito importante para o Reclame AQUI, visto que comemora-se o Dia do Consumidor logo na primeira quinzena. E, de acordo com nosso padrão de estudos sociocomportamentais, o nosso instituto lançou uma pesquisa exclusiva para saber quais são as expectativas dos clientes para esta data comemorativa em 2023.
Mas o que é o Dia do Consumidor?
Primeiramente, no Brasil, o Dia do Consumidor é uma data comemorativa que ocorre anualmente em 15 de março. Esta homenagem foi criada com o objetivo de conscientizar e proteger os direitos dos consumidores, bem como promover a reflexão sobre a importância do consumo consciente.
Conheça a história por trás da data
A criação do Dia do Consumidor no Brasil foi inspirada no Dia Mundial do Consumidor, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 15 de março de 1962. Desde então, o Brasil passou a adotar a data para promover ações de defesa do consumidor e conscientização sobre seus direitos.
Neste dia, diversas empresas e lojas oferecem promoções e descontos especiais para seus clientes. Por isso, é uma oportunidade para que os consumidores possam aproveitar a data para adquirir produtos ou serviços com preços mais acessíveis.
Expectativa do cliente para o Dia do Consumidor 2023
Os consumidores conhecem o Dia do Consumidor?
- 63,5% dos respondentes afirmam não conhecer o Dia do Consumidor, enquanto 36,4% dizem reconhecer a data;
Objetivo da data para os consumidores
Para quem não conhece
- 57,3% dos respondentes acreditam que a data é sobre a conscientização dos direitos dos consumidores;
- 26,3% acham que se trata sobre mais uma data comercial do varejo;
- 14,1% responderam que o Dia do Consumidor é mais uma oportunidade de estimular o consumo no primeiro semestre do ano;
- Outro – não especificado (2.2%).
Já para os consumidores que afirmam reconhecer
- 45% dos respondentes acreditam que a data é sobre a conscientização dos direitos dos consumidores;
- 35% acham que se trata sobre mais uma data comercial do varejo;
- 18% responderam que o Dia do Consumidor é mais uma oportunidade de estimular o consumo no primeiro semestre do ano;
- Outro – não especificado (1.6%).
Os clientes pretendem fazer compras no Dia do Consumidor 2023?
- 60,3% dos participantes afirmam que não possuem interesse em fazer compras nesta data, enquanto 39,7% pretendem aproveitar a oportunidade para adquirir produtos e serviços.
Motivos para não ir às compras este ano
- 35% dos participantes afirmam estar sem dinheiro;
- 33% não se sentem atraídos pelas promoções lançadas durante a data comemorativa;
- 25,6% afirmam ter outras prioridades para o momento, por exemplo pagamento de impostos, materiais escolares e etc;
- 5.8% estão aguardando outras campanhas como Dia das Mães e Black Friday.
Comportamento dos clientes no Dia do Consumidor dos últimos anos
- 57,7% de quem respondeu a pesquisa afirmam que já aproveitaram a data comemorativa em anos anteriores;
- 42,3% afirmam que vão adquirir, pela primeira vez, produtos ou serviços no Dia do Consumidor.
O que os clientes esperam para o Dia do Consumidor 2023?
Respostas mais escolhidas 👇
- Descontos nas compras (30.9%);
- Frete grátis (28.5%);
- Condições especiais de pagamento, como parcelamento sem juros (15.5%);
- Cashback (9.1%);
- Seguro gratuito ou garantia estendida gratuita (9.1%);
- Pontos extras em programas de fidelidade (6.1%);
- Outra forma (0.8%);
Categorias que os clientes mais pretendem comprar
Respostas mais escolhidas 👇
- Bens de consumo duráveis, como TV, geladeira, fogão (32%);
- Moda e acessórios (17.2%);
- Cosméticos e perfumaria (15.8%);
- Alimentos e Bebidas (14.5%);
- Itens de decoração para a casa (11.6%);
- Viagem e turismo (8.9%);
Conclusão sobre o que é o Dia do Consumidor
Embora muitas empresas aproveitem a data comercial como mais uma oportunidade de venda, é importante lembrar que a data também é de conscientização sobre o consumo responsável.
Sendo assim, os consumidores devem estar atentos aos seus direitos, como o direito à informação clara e precisa sobre os produtos e serviços, o direito de arrependimento e o direito à garantia.
Além disso, a responsabilidade deve ser compartilhada entre os consumidores e as empresas. Ou seja, as empresas devem oferecer produtos e serviços de qualidade e respeitar os direitos dos consumidores, enquanto os consumidores devem fazer escolhas conscientes e exigir seus direitos sempre que necessário.
Veja um resumo de tudo o que foi apresentado
Gostou do conteúdo sobre o Dia do Consumidor 2023?
Comente se tiver ficado com alguma dúvida e, por fim, não deixe de compartilhar com outros consumidores e empresas.
O direito à informação passa por divulgar conteúdo de qualidade e exclusivo, então contamos com você nessa missão. 💚