Não tem como não remeter o Dia das Crianças com a “velha” infância e lembrar o que nos fazia tão felizes nessa época: os brinquedos!
Mesmo que a invasão de jogos online e games seja muito presente na vida das crianças nos dias de hoje, os brinquedos mais tradicionais nunca perderam o seu espaço.
Por isso, se você está na busca do brinquedo perfeito para seus filhos, sobrinhos, netos, afilhados entre outros, fique de olho no selo Inmetro.
Saiba que ele é o único que assegura o nível de segurança do produto, atestando a sua adequação e possibilitando que ele seja manuseado por uma criança. Continue por aqui e veja como funciona a certificação do instituto.

Leia também: Problemas com compras online? Saiba sobre o direito de arrependimento
Como garantir que um brinquedo é seguro e não colocará a criança em apuros?
Basicamente, o selo Inmetro existe justamente para responder esse item de segurança e qualidade. Essa certificação – que já atua há 30 anos – é obrigatória no Brasil e os requisitos técnicos devem ser aplicados em produtos fabricados no país ou importados, inclusive é claro, em brinquedos.
O selo de conformidade tem como objetivo evitar possíveis riscos que possam surgir no uso do produto, até mesmo se esse for utilizado indevidamente.
Como acontece a certificação?
O Inmetro é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia responsável pela regulamentação e fiscalização dos produtos.
Para que um produto seja aprovado e certificado pelo selo, são realizados testes e ensaios de segurança em laboratórios especializados competentes e que seguem as normas complementares do instituto.
É importante lembrar que os testes são realizados de forma segura e por profissionais capacitados e habilitados para as avaliações.
Impacto/Queda – analisa o provável surgimento de partes pequenas, sejam elas cortantes ou agudas, além de algum outros mecanismos internos pequenos que seja acessível e prejudicial à criança, caso o produto sofra uma possível queda e tenha esses pedaços expostos.
Mordida – verifica se a mordida da criança também pode gerar partes pequenas, cortantes ou até mesmo pontas perigosas caso arrancadas pela boca.
Tração – avalia o surgimento de ponta perigosa funcional além do risco da criança cair ou se chocar com a ponta gerada, quando tracionada.
Químico – o teste também analisa a presença de metais pesados nos brinquedos e que sejam nocivos à saúde.
Inflamabilidade – se a criança passar perto do fogo com o brinquedo, esse item avalia se o produto pode entrar em combustão de forma rápida e se o fogo pode se espalhar pelo corpo da criança.
Ruído – se o brinquedo produzir algum tipo de ruído, o teste avalia se o nível está em conformidade com os limites estabelecidos pela norma e legislação.
Muito importante né?!
Agora já sabe: esteja atento no selo Inmetro quando realizar a compra de um brinquedo, afinal de contas, a criançada merece gastar toda a sua energia de forma segura e protegida!
E não se esqueça: aproveite também e confira a reputação da fabricante desejada no Reclame AQUI. Saiba como a empresa irá te atender caso você tenha algum tipo de problema.
Fontes: Inmetro/ Gov/ Licempre
Leia mais: Rótulos de embalagens vão mudar em outubro! Saiba como isso beneficia você