Detector de Site Confiável do Reclame AQUI criado em parceria com a AXUR identifica sites fraudulentos e pode ser acessado gratuitamente
Presente para o amigo-oculto da empresa, a surpresa do Papai-Noel para as crianças, as lembrancinhas de Natal para amigos e familiares, roupas novas para as festividades e alimentos típicos de fim de ano. Haja dinheiro para isso tudo, não é mesmo? Para otimizar o orçamento familiar, portanto, é fundamental saber como fazer uma compra segura.
É aí que entra o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI. A ferramenta criada em parceria com a Axur analisa dados dos sites para identificar indícios de fraudes e alertar o usuário. Com isso, você não cai em golpes e mantém a saúde financeira em dia. Que tal?
Continue a leitura para saber mais!
Como o Detector de Site Confiável funciona?
O Detector de Site Confiável analisa algumas informações do endereço para avaliar se a loja é segura. A seguir, vamos explicar melhor quais são esses dados.
Reputação no Reclame AQUI
A partir da URL indicada, a ferramenta faz uma varredura no Reclame AQUI para identificar se existe alguma empresa cadastrada no site com o mesmo sítio eletrônico. Se o cadastro existir, será exibida na tela do Detector de Site confiável o nome da empresa, logomarca e reputação na plataforma.
Registro do site
O registro do site nada mais é que o domínio. Na prática, é a criação de um endereço único que permite que as pessoas entrem no site pela internet, sabe?
O Detector de Site Confiável analisa essa informação para identificar o tempo de registro. Se o site indicado tiver sido criado há menos de um ano, a ferramenta emite um alerta porque pode se tratar de uma loja fraudulenta.
Origem do site
Já a origem do site está relacionada ao local onde o domínio foi registrado. De modo geral, essa localização é usada para questões jurídicas e administrativas.
O que é interessante ressaltar aqui é que, para dificultar ações legais para derrubada do site, criminosos costumam registrar sites em países estrangeiros. É por isso que a origem do site é analisada pelo Detector de Site Confiável.
Sites similares
Você já se deparou com um anúncio nas redes sociais com uma oferta incrível de uma loja conhecida? Pois bem, os fraudadores costumam imitar sites legítimos para aplicar golpes. Aliás, eles tentam copiar tudo para passar enganar o consumidor: cores, layout, logomarca e por aí vai.
Mesmo assim, é possível identificar diversos indícios de fraude. Por exemplo: eles tentam copiar a logo, mas nem sempre ela fica idêntica à original. Nesse contexto, pode haver alterações nas nuances das cores e até mesmo aparecer uma imagem distorcida e pixelada.
Outro fator importante é o endereço. Como o domínio original está sob o controle da loja legítima, os fraudadores procuram registrar o site com um nome parecido.
Por exemplo: imagine a Loja Tal — um e-commerce fictício, com a URL.” lojatal.com.br”. Nesse caso, os golpistas podem tentar registrar domínios semelhantes, como “lojaatal.com”, “alojatal.com”, “talloja.com” etc. Apesar da semelhança, o Detector de Site Confiável vai identificar indícios de fraude por causa dos elementos que citamos anteriormente.
Ou seja: vai aparecer que a empresa ainda não é cadastrada no Reclame AQUI porque o endereço não bate com o registrado na plataforma. O tempo de domínio será de poucos meses — algo que merece desconfiança, uma vez que a marca já está consolidada no mercado, entende?
Afinal, como identificar lojas confiáveis e fazer uma compra segura?
Como o consumidor está disposto a abrir a carteira durante o Natal, os criminosos aproveitam a oportunidade para faturar indevidamente. Então, é importante tomar uma série de cuidados para fazer uma compra segura e não cair em ciladas. Veja só algumas dicas nesse sentido!

Use o Detector de Site Confiável
Imagine uma cena: você navega pelas redes sociais e dá de cara com uma oferta incrível. A princípio, a nossa recomendação é nunca clicar em links suspeitos, viu?
Mas, se mesmo assim você decidir arriscar, é importante não fornecer dados sensíveis — como dados bancários e pessoais — nesse primeiro momento. O ideal é usar o Detector de Site Confiável para garantir que a loja é segura.
O passo a passo é bem simples:
- acesse https://www.reclameaqui.com.br/detector-site/;
- cole no campo de pesquisa o site que pretende analisar;
- clique na lupa ou no botão “analisar site”;
- Prontinho! Agora, é só ler as informações apresentadas pela ferramenta para saber se dá para confiar na página.
Desconfie de ofertas boas demais para serem verdade
Pode tirar o cavalinho da chuva: um smartphone que custa R$ 5 mil não será vendido por R$ 2 mil. Então, fique com o pé atrás quando visualizar ofertas boas demais para serem verdade, combinado? Geralmente, os criminosos usam o preço baixo como principal atrativo para aplicar golpes.
Aliás, essas iscas fraudulentas são lançadas em diversos canais: anúncios falsos nas redes sociais, SMS, e-mail marketing, mensagem pelo WhatsApp e por aí vai.
Busque informações sobre a empresa no rodapé do site
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o e-commerce precisa fornecer informações completas sobre os produtos à venda e a própria empresa.
Então, procure no rodapé os dados do negócio, como CNPJ, endereço físico, telefone, canais de atendimento etc. Se não tiver essas informações, pode fechar a página que existe uma grande possibilidade de ser golpe.
Dê preferência para marcas com boa reputação no Reclame AQUI
Mesmo que você faça negócios com uma loja real, sempre existe risco de enfrentar problemas. Por exemplo: dificuldade de exercer o direito do arrependimento, atraso na entrega, cobrança indevida, recebimento de itens errados ou com defeito e por aí vai.
Sendo assim, nossa dica é priorizar as marcas com boa reputação no Reclame AQUI. Isso porque os sites com melhores notas na plataforma costumam ser focados na experiência do cliente e oferecem um melhor atendimento.
Afinal de contas, a gente sabe que problemas acontecem com qualquer um. No entanto, empresas boas são aquelas que resolvem, não é mesmo?
Conclusão
O Detector de Site Confiável é uma excelente ferramenta para fazer compras seguras. Afinal de contas, a plataforma facilita a sua vida com análises automáticas sobre a credibilidade dos sites. Com isso, você não cai em golpes e aproveita melhor as compras de Natal.
E aí, gostou do nosso artigo? Então, que tal dividir esse conhecimento com os seus contatos? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a fazerem compras seguras.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
