O Reclame AQUI é o maior site de resolução de conflitos da América Latina, mas além disso, é um grande espaço de pesquisa e histórias de consumo entre consumidores e empresas. Estes relatos estão disponíveis de forma pública para todos, e são muito importantes para a construção da reputação online das marcas.

Entretanto, é o consumidor que têm o poder de publicar ou desativar uma reclamação no site. E por inúmeros motivos, há reclamantes que desejam excluir uma ou mais reclamações, portanto, neste artigo você vai ficar sabendo como desativar uma reclamação, e porque é tão importante não desativá-la.

Mas antes disso, é importante lembrar que empresas não devem estimular seus consumidores a desativarem suas reclamações no site, e que este comportamento vai contra nossos termos de uso, sendo passível de análise junto ao time de auditoria do Reclame AQUI, e colocando em risco a reputação e os indicadores da marca.

Confira: Como funciona o Fluxo de reclamação do consumidor no Reclame AQUI?

Por que é importante manter sua reclamação ativa no Reclame AQUI?

Primeiramente, quando um consumidor registra sua reclamação no site e tenta solucionar seu problema junto a empresa, é necessário que ele avalie este atendimento no final da tratativa. E esta nota é o principal fator para o cálculo de reputação das empresas no Reclame AQUI, logo, quando há a desativação deste relato, a avaliação também é excluída, e deixa de fazer parte dos indicadores de reputação.

E não só isso, esta história de consumo deixará de ser lida por milhares de outros consumidores que acessam o Reclame AQUI todos os dias, em busca de mais informações sobre a credibilidade das marcas, e suas experiências de atendimento.

São mais de 30 milhões de usuários que utilizam o RA como uma ferramenta de pesquisa de reputação e decisão de compra, além disso, é no site que as empresas possuem a oportunidade se posicionar em relação aos seus conflitos e problemas, respondendo as reclamações de forma pública, e comprovando à outros clientes que vale a pena iniciar uma relação.

Portanto, se você é consumidor e deseja desativar sua reclamação no Reclame AQUI, não há problema, mas é importante entender que o seu relato é muito importante para outros consumidores que estão em suas jornadas de pesquisa ou solução, além de contribuir muito na composição da reputação online da empresa reclamada.

Veja mais: Prêmio Reclame AQUI 2021 muda formato e dois dias de premiação!

Como desativar uma reclamação no site?

O primeiro passo para desativar uma reclamação no Reclame AQUI, é ter a reclamação ativa no site, não é necessário avaliá-la ou respondê-la. Portanto assim que a opção de desativar estiver disponível, prossiga para os próximos passos:

1 – Após fazer Login, vá até o menu superior direito disponível na página, e selecione a opção “Área do consumidor”

2 – Na área do consumidor, você vai encontrar todas as reclamações já realizadas no seu perfil, e logo abaixo, identifique a opção “Desativar reclamação” e clique nela.

3 – Todas as reclamações passíveis de desativação ficarão disponíveis, escolha a que deseja excluir, e então, clique no botão vermelho “Desativar reclamação”

4 – Nesta página, você encontrará mais informações sobre a importância de manter uma reclamação ativa, se mesmo assim quiser desativá-la, role até o final da página, e responda a pergunta “Qual o motivo da desativação?”. Após preencher o campo, clique no botão vermelho escrito “Desativar reclamação”.

5 – Clique em “Desativar” quando a caixinha da imagem abaixo ficar disponível.

6 – Caso seja necessário, valide o número do seu telefone. Se o dado estiver incorreto, altere, e prossiga para receber um código SMS e concluir a validação

7 – Após validar o seu contato e receber o sms, inclua o código nos campos disponíveis e clique no botão azul “Confirmar código”

8 – Você será avisado quando a solicitação de desativação for concluída, conforme o aviso da imagem abaixo. Além disso, receberá um e-mail do time de suporte Reclame aqui com mais informações.

E não se esqueça, o prazo de desativação da reclamação é de 1 dia útil, e é possível reativá-la seguindo este mesmo passo a passo.

8º – Último

Leia também: Como O Boticário transformou um pedido das redes sociais em história especial!

2 comentários »

  1. Maynara, uma empresa a qual eu fiz reclamacao pelo ReclameAqui e não tive um resultado satisfatório me ligou pedindo para desativar a reclamação que fiz, pois se não ainda fica em “aberto no sistema”. Sei que o que eles querem é algo contra as normas do ReclameAqui, pois estão tentando deletar as avaliações ruins que usuários deixam devido ao mal atendimento. Como posso denuncia esta empresa para vcs?

    • Olá, Luis! É exatamente como disse, este não é um comportamento aceitável segundo nossos termos de uso. Você pode enviar um e-mail para auditoria@reclameaqui.com.br com as informações da empresa e comentar sobre o que houve, assim conseguimos verificar mais afundo. E ah, muito obrigada por nos avisar 🙂

Deixe uma resposta