Outubro chegou, e com ele a campanha outubro rosa, que veste as marcas e empresas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama.

Como surgiu o outubro rosa?

Criado nos EUA por Nancy Brinker que prometeu para a irmã falecida devido ao câncer de mama que trabalharia a favor da cura dessa doença.

Em 1982, Nancy criou uma fundação chamada Komen e nessa fundação ela organizou uma corrida da cura com 800 participantes e em 1991, ela definiu que os laços rosas como marca da campanha e distribuiu para os participantes da corrida em Nova York.

Após colocar o laço rosa como marca, outras empresas e organizações fortaleceram a ação que popularizou e é chamada de outubro rosa.

Atualmente, a data tem recebido mais engajamento das empresas, marcas e também da população.

A importância do outubro rosa dentro das empresas

Todas as organizações são feitas de pessoas, que possuem responsabilidades dentro e fora das empresas.

É muito importante que as empresas tenham cuidado com os funcionários, incluindo saúde física e mental. Dessa forma, quem faz parte disso, sente-se acolhido e motivado a tratar de assuntos pessoais e profissionais, equilibrando interesses.

O outubro rosa possui grande importância dentro das empresas para que todos se conscientizem de que a saúde é muito importante e que um diagnóstico precoce é muito bom para a efetividade do tratamento do câncer.

Ao contrário do que muitos pensam, o câncer de mama atinge tanto mulheres quanto homens e deve receber a atenção desses dois públicos.

Leia também: 3 ensinamentos que o filme Divertida Mente dá sobre gestão de equipe

Como conscientizar os funcionários?

Durante o mês de conscientização do combate ao câncer de mama é muito importante que a empresa faça ações didáticas com seus funcionários.

Palestras

As palestras com profissionais da área são ótimas para falar de forma mais técnica sobre a doença, e também para tirar dúvidas sobre diagnóstico, tratamento e qualidade de vida com o câncer.

Veja também: Colaboradores fazem parte dos resultados da empresa

Vídeos ou comunicado explicativos

Caso a empresa não consiga fazer uma palestra, a conscientização pode ser feita de uma forma mais simples.

Fazer comunicados ou vídeos sobre o tema pode ser um caminho muito interessante para a empresa.

Aposte em vídeos didáticos, práticos e rápidos, além de comunicados com dicas e alertas importantes.

Fazer um cronograma para a ação durar durante o mês inteiro é ótimo para que a ação não seja esquecida durante o mês.

Saiba: Vídeo Marketing: O que é e como usar?

Identidade visual relacionada ao tema

Em outubro, conseguimos ver muitas empresas “vestindo-se” de rosa em suas comunicações. 

Esse tipo de ação é uma ótima estratégia para que o tema fique na memória de quem viu.

Atualmente, com a rotina agitada dentro das empresas, as pessoas se esquecem de como cuidar da saúde é importante, por esse motivo, esse tipo de ação é importante, fazendo com que o profissional lembre-se de marcar consultas no médico e até mesmo de fazer o auto exame.

O que é o auto exame?

O câncer de mama pode ser identificado quando a pessoa realiza o auto exame nas mamas, percebendo a textura, aspecto e alguma possível saliência nos seus seios.

Lembrando que o auto exame não pode ser substituído por um exame clínico feito por um médico.

Mostre sempre a importância do cuidado com a saúde dos profissionais que trabalham na empresa para humanizar a relação entre todos os colaboradores.

Deixe uma resposta