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Com a Black Friday se aproximando, o que você precisa saber antes de comprar em lojas de redes sociais

Promoções online, lojas em redes sociais, produtos que não chegam…muitos consumidores passam por isso, e é mais normal do que pensamos, infelizmente. Com a Black Friday cada vez mais próxima, já viemos te alertar: fique sempre em alerta com as promoções e as lojas que você encontra por aí nas redes sociais.

Provavelmente você já encontrou uma loja online nas redes sociais com a divulgação de promoções extremamente vantajosas, aquele precinho “camarada”. E é justamente neste momento que o consumidor precisa tomar cuidado para evitar uma compra duvidosa e não confiável!

infográfico com dicas sobre como comprar em lojas de redes sociais
Com Black Friday se aproximando, é importante levar em conta algumas dicas antes de realizar uma compra através de lojas de redes sociais

Hoje em dia, é possível encontrar milhares de lojas nas redes sociais e muitas delas são seguras, oferecendo canais de atendimento e relacionamento com os clientes eficazes, proporcionando jornadas de compras confiáveis e positivas.

No entanto, muitos anúncios podem ser enganosos, levando o usuário a adquirir produtos, que na realidade, nem existem. E determinada loja online era somente mais um artifício de fraudadores para fazerem novas vítimas. Olha só algumas reclamações que encontramos no Reclame AQUI que indica a ação dessas lojas suspeitas:

“Fiz uma compra no valor de R$400,00, em julho, até o momento não recebi os produtos, mando mensagem no WhatsApp a empresa não responde, no Instagram não consta mais a loja. Propaganda enganosa perdi o meu dinheiro e não recebi a mercadoria. Vou lutar para ter o meu dinheiro de volta”, relata o consumidor de São Paulo (SP).

Este outro consumidor, do Rio de Janeiro (RJ) também não teve seus produtos entregues por essa loja que encontrou na rede social:

“Efetuei uma compra na loja via anúncio do Instagram no dia 20/08/22, foram 7 garrafas de vinhos e até hoje nada.. Ninguém responde WhatsApp e os e-mails voltam. Não comprem nada!”

A gente jura pra você: ficaríamos o dia todo aqui se fôssemos mostrar todas as reclamações que envolvem “loja falsa, anúncio em rede social, produtos que nunca chegaram” no Reclame AQUI

São muitos casos diários e as reclamações que vem de redes sociais aumentam cada vez mais. Ainda mais quando abordamos a facilidade de pagamentos instantâneos, onde a chance de reaver o dinheiro investido em produtos de lojas que não existem, se tornam cada vez menores. 

Por isso, inspire, expire e fique de olho nesses pontos ANTES de efetuar uma compra por anúncios ou lojas em redes sociais:

  • Essa empresa tem site ou está presente apenas pela rede social? Busque essas informações;
  • Pesquise também a loja no Reclame AQUI para saber mais outros dados importantes, como CNPJ e canais de atendimento ao consumidor, além das reclamações registradas por outros consumidores. Lojas ruins e não recomendadas? Dois olhos abertos;
  • Investigue no site da Receita Federal se o número do CNPJ pertence à mesma loja que está pesquisando. Caso não possua CNPJ cadastrado, desconfie;
  • Seguidor é importante? Sim, mas não é tudo. Às vezes, são usuários que gostam dos posts da loja mas não têm nenhuma relação com ela, não tendo o conhecimento se a loja é fake ou não. Não leve apenas seguidores e curtidas em consideração quando definir a sua compra;
  • Os comentários são importantes! Veja se a loja tem comentários ou se bloqueiam eles. O principal: fique ligado no teor desses comentários (se são positivos ou negativos, se são alertas de outros consumidores ou se até esses comentários são bloqueados e limitados);
  • Somente realize um pagamento instantâneo se conseguir garantir a existência da loja, pois geralmente pix são bem mais difíceis de serem devolvidos;
  • Falando em existência de loja, o Reclame AQUI possui o selo de RA Verificada, que comprova que uma loja realmente existe e que os seus canais de segurança são seguros. Por isso, caso a loja possua esse selo, fique tranquilo que a equipe do Reclame AQUI já analisou e certificou essa empresa.

O ditado “é melhor prevenir do que remediar” nunca foi tão bem usado como para essa situação. Por isso, fique sempre de olho e pratique todas as dicas acima para evitar cair em um golpe online. 

Mas, se você acabou comprando um produto de uma loja e ele nunca chegou, registre sua reclamação no nosso site para alertar outros consumidores e assim poder inibir a ação dessas lojas na internet.

Leia também: Black Friday 2022 pede passagem, mas será que vai dar para confiar?

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

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