Como o TEMPO pode deixar seu cliente mais feliz
Gisele Paula, Diretora de Relacionamento B2B do HugMe e Reclame AQUI, conta como o tempo é um fator importante na hora de atender seus clientes.
Gisele Paula, Diretora de Relacionamento B2B do HugMe e Reclame AQUI, conta como o tempo é um fator importante na hora de atender seus clientes.
Por: Gisele Paula, Diretora de Relacionamento B2B do HugMe e Reclame AQUI
Desde sempre o tempo foi o recurso mais valioso do ser humano. Valioso e fora do seu domínio. Não está ao nosso alcance o tempo que temos, mas a natureza nos permite decidir como usá-lo.
A forma como o ser humano gasta seu tempo tem evoluído e mudado de gerações em gerações. Diferente de nossos antepassados, atualmente fazemos tantas atividades no dia, são tantas distrações e eventos, que temos a sensação de sempre faltar tempo! E não é por menos que temos sido mais seletivos na escolha do que fazer com o tempo escasso que temos.
Se você notar, como no filme O Preço do Amanhã, todas nossas ações e decisões são tomadas considerando se realmente valerá a pena gastarmos nosso tempo com aquilo. Se realmente vai valer a pena o tempo que você viverá aquilo. Se realmente vai valer a pena o tempo que ficará trabalhando na empresa que está. Se realmente valerá a pena o tempo que gastará fazendo exercícios na academia. Se realmente valerá a pena fazer a viagem que sonha <sempre!>.
E não poderia ser diferente com o consumidor, pois afinal, somos todos consumidores. Ele sempre vai refletir: vale a pena o tempo que estou gastando com essa empresa? Vale a pena aguardar pra ser atendido? <não> é bom para mim gastar meu tempo tentando falar com uma empresa? <não> eu quero gastar meu tempo me estressando com um atendente chato e mau humorado, que não entende o meu problema <não>?
Então, se você leu esse texto até aqui, a única e singela mensagem que quero passar para você é: economize o tempo do seu cliente.
Se em tudo que você for implantar na sua empresa, você considerar como premissa básica, gastar o menor tempo possível do seu cliente, você estará permitindo que ele gaste o tempo dele com o que ele gosta, reduzindo o seu esforço, gerando bem estar e consequentemente a fidelização e se de quebra, você puder proporcionar boas experiências para ele, aproveitando de forma “legal” o tempo dele. Não tenha dúvida que esse consumidor vai adorar sua empresa!
Todas elas estão vinculadas a tempo gasto do cliente, gerando maior esforço da parte dele. Quanto maior o esforço do cliente, menor a chance dele voltar a comprar da sua empresa. Porém, quanto menor o esforço e quanto menor o tempo que ele gastar para falar com sua empresa quando precisar, maior será a chance dele voltar a comprar.
E a melhor forma de observar como podemos reduzir o tempo do cliente é percorrendo o mesmo caminho que ele percorre para falar com a empresa. Um cliente oculto é o mais recomendado para analisar os gaps e apontar oportunidades de melhoria em todo o fluxo de atendimento.
Muitas vezes para deixar o seu cliente mais feliz não é dando presentes ou abrindo exceções. É simplesmente economizando o tempo dele. Reduza o tempo do seu cliente e ele ficará mais feliz com a sua empresa. Acredite 🙂