A expansão do mundo digital está cada vez mais forte, desse modo, estratégias como a criação de Persona, ocuparam importante lugar na análise e planejamento das estratégias de Marketing da sua empresa.
O conceito de Persona foi uma evolução de público-alvo e está sendo cada vez mais aplicado, por proporcionar a você desenvolvimento de conteúdos mais assertivos, comunicação personalizada e reflexo positivo nas vendas.
O que é uma persona?
O conceito de persona em si, parece ser bem recente, mas não é tanto, Alan Cooper o criou em 1995, para uma estratégia na área de Tecnologia.
Uma persona ou avatar é a representação do comprador ideal do seu produto ou serviço, construída através do estudo do comportamento do cliente.
Nesse estudo, a empresa deve obter informações mais detalhadas da sua audiência, como: onde o cliente quer chegar, quais são seus desejos, sonhos (anseios e aspirações), objetivos, frustrações, momento de vida, etc.
Parece muita coisa? Sim, geralmente é muita coisa, entretanto fundamental
Mas, a boa notícia é que o Marketing Digital detém de muitos caminhos para te ajudar a colher as informações e entender quem é o seu público, até chegar na Persona.
A diferença entre Público-Alvo e Persona:
Público-Alvo trabalha com informações sociais, demográficas e comportamentais, ou seja, algo mais genérico.
Já a Persona foi criada à partir do conceito de público-alvo para ter uma riqueza muito maior em detalhes sobre o cliente, permitindo assim conversar com ele para que as vendas sejam mais efetivas.
A Persona faz com que uma empresa ofereça um tratamento mais humanizado e acolhedor ao cliente, pois ela gera um entendimento sobre o problema específico e só assim, dar a solução.
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Como obter as informações detalhadas dos clientes?
Os caminhos do digital permitem um acesso mais simples às informações. Por exemplo, as redes sociais são verdadeiros canhões de informações pessoais, opiniões e preferências de cada indivíduo que ali interage.
É por isso que o Facebook e as outras mídias sociais oferecem tantas possibilidades de segmentação. Mas existem outros caminhos mais utilizados pelas empresas, para conseguir o que você precisa:
1 – Pesquisa direta: feita com clientes ou leads, online ou até mesmo pesquisa de mercado. As perguntas devem ser bem elaboradas pelo feeling que você tem sobre o seu cliente.
Seguem algumas sugestões, ao questionar sobre trabalho de um cliente (cargo, função, rotina):
- Empresa (segmento, tamanho, etc.)
- Objetivos (o que pretende alcançar)
- Desafios (problemas enfrentados)
- Informação e conteúdo (como busca informações)
2 – Pesquisa indireta: você faz a pesquisa indireta ao observar o comportamento do cliente, usando por exemplo, as redes sociais e ferramentas como Google Analytics para coletar os dados.
Portanto, o primeiro passo será colher as informações, depois mapeá-las e assim partir para a construção.
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A construção
Construir uma persona parte do princípio de que não se pode generalizar nunca. Ao generalizar o perfil do comprador, você estará dando tiros no escuro, como um jogo de loteria.
Após obter as informações é muito importante entender a dor do seu cliente para saber o que ele quer, em que momento precisa ou deseja e assim por diante.
Use a pergunta chave: O que dói? Qual é o problema do cliente?
E assim começar a construir sua Persona, vamos ver um exemplo prático:
João tem 35 anos, trabalha numa empresa de desenvolvimento de Software como programador, adora bandas de rock, especialmente a banda Iron Maiden, adora jogos de futebol e costuma jogar as quintas-feiras com os amigos.
Gosta muito de viajar para fora do Brasil e tem medo de não conseguir viajar para todos os lugares que deseja. Pretende ser especialista na área que atua, mas a empresa que trabalha ainda está em crescimento.
Como você pôde ver, a construção de uma Persona é um trabalho bem detalhista, por isso, sua empresa deve procurar fazer boas pesquisas, com perguntas específicas para obter as informações realmente interessantes para o produto ou serviço que você vende.
Aproveite os recursos dos ambientes digitais e construa personas que sejam realmente úteis e que gerem maior lucro em vendas ou leads para seu negócio.
Trabalhar as estratégias digitais a partir das personas representará muito para sua empresa, não perca a oportunidade de multiplicar suas ações!