Originalmente criada para acontecer apenas na última sexta-feira de novembro, a Black Friday tem evoluído ao longo dos anos e se transformado em uma temporada de compras que pode se estender por vários dias.
Mas não pense que a ideia parou aí. Muito pelo contrário! Muitos lojistas encontram na antecipação da Black Friday uma forma de alavancar as compras no mês inteiro de novembro.
E essa transição já pode ser notada no Brasil, onde muitas lojas e sites oferecem descontos especiais durante toda a semana que segue a Black Friday, como é o exemplo da “Cyber Week”, que inclui também a Cyber Monday, um dia dedicado a promoções online.
Ou seja, SIM, já é possível encontrar no e-commerce descontos e promoções a partir da primeira semana do mês, não se limitando a um dia específico de Black Friday.
Em pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI no mês de agosto e que contou com a participação de cerca de 500 empresas, esta foi uma das questões abordadas no estudo.
E as empresas mostraram que esta antecipação da Black Friday é uma boa estratégia para aumentar as vendas no penúltimo mês do ano. Quando perguntado como seria feita a divulgação da Black Friday nas empresas, mais da metade indicou que usaria todo o mês de novembro para atuar na temporada de ofertas.
A Black Friday já começou em algumas lojas
Pelo menos 23,8% das empresas respondentes na pesquisa do Reclame AQUI afirmaram que uma das principais estratégias de promoção para a data será começar a Black Friday antes da sexta-feira de ofertas.
Já 60,1% acreditam que os consumidores irão comprar em todo o mês de novembro, e por isso, é uma boa tática antecipar os descontos em produtos e serviços.
Essa é uma boa alternativa para aquelas pessoas que já se programaram financeiramente para a época, e com recursos em mãos, poderão adiantar as compras de produtos desejados.
Se você está pensando em comprar na Black Friday, o Reclame AQUI separou 4 dicas especiais para você aproveitar a data com muito mais segurança e confiança!
Dá o play e boas compras!
Anota aí pra não esquecer:
- Faça uma lista de desejos para te ajudar a manter o foco e evitar compras impulsivas
- Acompanhe seu orçamento, evite gastar mais do que pode pagar
- Pesquise os preços dos produtos antes da Black Friday para saber o valor real
- Compare preços e não se limite a uma única loja ou site. Aproveite para comparar as reputações das empresas através do Compare
Leia também: Meios de pagamento na Black Friday: confira como estão os preparativos das empresas para a data!
Durante todo o mês de novembro, o Blog Reclame AQUI vai acompanhar de perto a maior data do varejo do mundo, trazendo todas as novidades da Black Friday 2023 para os consumidores e empresas. Fique de olho no Blog!