O mercado passa por constantes mudanças, assim como o consumidor. Principalmente pela globalização e avanços da tecnologia, onde todo tipo de informação está na palma da mão de quem pesquisa.

Por isso, já passou o tempo onde o processo de compra era baseada em “procura e oferta”, em que os produtos eram adquiridos para suprir necessidades básica, e a concorrência era pequena.

Com a evolução destes processos, e com tantas ofertas disponíveis, os parâmetros para a escolha de uma marca mudaram. 

O consumidor, atualmente, pesquisa e escolhe um produto ou serviço de determinada empresa pela reputação, baseado, principalmente, na experiência de outros consumidores. 

E é aí que o Reclame AQUI se consolida como um dos fatores de decisão de compra do consumidor e fundamental para sua empresa, afinal 90% dos acessos ao site são de consumidores pesquisando por uma marca, e não realizando reclamações. 

Levando em consideração que, atualmente, o site do Reclame AQUI possui 21 milhões de acessos por mês, e em média 1 milhão de reclamações por mês, separamos 5 pontos que sua empresa pode explorar estando cadastrada no site. Acompanhe:

Leia também: Sua empresa recebe muito mais visitas do que reclamações

1- Comunicação

Para depositar um voto de confiança em uma marca, o consumidor precisa se sentir seguro, e saber que, se tiver algum problema a empresa irá resolver. 

Cadastrada no Reclame AQUI sua empresa pode se aproximar desse consumidor, e desenvolver um relacionamento com ele, afinal o Reclame AQUI ajudou a democratizar e levar milhões de histórias para as empresas.

Sendo assim, a plataforma se tornou um dos principais meios de comunicação entre empresas e consumidores. 

2- Experiência 

O processo de compra do consumidor vai desde a propaganda que despertou seu interesse, até a vivência com o produto. 

Sabendo que no caminho percorrido para esta decisão de compra, ele vai pesquisar sobre sua marca no Google e no Reclame AQUI, o melhor é entregar para o cliente os elementos de confiança que ele busca, facilitando o processo e proporcionando a melhor experiência. 

3- Atendimento

O pós-venda é um fator crucial para o sucesso do relacionamento com o consumidor, por isso muitas empresas já investem em atendimentos mais humanizados, voltados para o  Customer Success (Sucesso do Cliente).

Se a reputação de uma marca no mercado conta muito, ser bem atendido ou ter um diferencial no atendimento é ainda mais importante. 

Dentro do Reclame AQUI o atendimento prestado é avaliado pelo consumidor, e é público. 

Por isso, transformar um problema em um case de sucesso, é um ponto importante para reconquistar a confiança e fidelidade do consumidor. 

Veja: Tudo o que você precisa saber para atender Reclame AQUI em 2020 

4- Confiança

Com tantas ofertas disponíveis nos dias de hoje, os consumidores buscam por empresas que gerem confiança. 

Porém, para iniciar o processo de construção de momentos de confiança, a empresa precisa se dedicar aos pontos ditos anteriormente, como a comunicação, a experiência e o atendimento. 

Veja mais: Por que é tão importante cuidar de sua reputação no Reclame AQUI?

5- Reputação

É fato que a reputação de uma empresa é construída por seus consumidores.

Isso ficou cada vez mais claro depois do surgimento do Reclame AQUI, pois todos os pontos anteriormente levantados, se bem aproveitados dentro do site, podem ser definitivos para uma boa reputação.

Por isso, construir uma boa reputação significa olhar para seu consumidor, fortalecer o relacionamento de confiança com ele, resolver seus problemas e tornar o cliente um advogado da sua marca.

Fique por dentro: Entenda o que é o TBM do Reclame AQUI e a nova forma de consumo

Em suma, o Reclame AQUI está presente no processo de construção de confiança, no processo de compra e de relacionamento com o consumidor, por isso ter a sua empresa cadastrada no site, e resolver as questões do seu consumidor é essencial.

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