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10 Tendências para a Black Friday 2022

Nunca é cedo demais para falar sobre as tendências para a Black Friday 2022, não é mesmo? Afinal de contas, assim que as campanhas do ano se encerram, já é necessário pensar em estratégias para o próximo período.

Dessa forma, você tem tempo para analisar as lições de 2021 e pensar em melhorias para aprimorar a experiência do cliente e vender ainda mais. Ficar de olho no que está em alta no mercado faz parte dessa estratégia.

Aliás, foi pensando em ajudar você a preparar o seu e-commerce que preparamos este artigo. A seguir, vamos falar sobre alguns destaques de 2021, estimativas de vendas para 2022 e algumas tendências para a Black Friday. Confira!

Oportunidades para o seu negócio na Black Friday 2022
Oportunidades para o seu negócio na Black Friday 2022

Quando acontece a Black Friday 2022?

A Black Friday sempre acontece na última sexta-feira de novembro. Portanto, em 2022, a data cai no dia 25 de novembro. A tradição começou nos Estados Unidos e se tornou um fenômeno de vendas em 2001. Aliás, a data virou uma espécie de start nas vendas para o Natal, sabe?

Veja também: Consumidores antecipam presentes de Natal na Black Friday

Mas a característica que enche os olhos do consumidor mesmo são os descontos. Lá na terra do Tio Sam, os preços dos produtos chegam a cair 90%. É uma promoção real, e não aquela história de tudo pela metade do dobro como acontece por aqui.

Em 2012, o Brasil resolveu surfar a mesma onda e implementar a Black Friday para aumentar o faturamento. A tradição pegou e, hoje, muita gente se planeja para aproveitar as ofertas da data.

Como foi a Black Friday de 2021?

Antes de tudo, o evento do ano passado foi marcado pela reabertura das lojas físicas. Com isso, o ritmo de crescimento do e-commerce desacelerou um pouco. De toda forma, os resultados foram animadores. Veja só alguns números:

  • faturamento: R$ 7,5 bilhões — crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano anterior;
  • volume de pedidos: 11,5 milhões — queda de 0,2%;
  • produtos mais procurados: o Reclame AQUI registrou um aumento na venda de “miudezas” como shampoo, livros e guloseimas. Esse pode ser um reflexo da falta de descontos de verdade;
  • ticket médio: R$ 654,06 — aumento de 7,2%;
  • formas de pagamento: o cartão de crédito foi usado em 63,2% das compras no período. O boleto bancário aparece em segundo lugar e a participação do PIX foi bem aquém do esperado;
  • perfil do consumidor: o pessoal mais maduro está se rendendo às compras pela internet. A prova disso é que a quantidade de consumidores com mais de 51 anos está crescendo;
  • número de reclamações: cinco horas antes de acabar o evento, o Reclame AQUI já havia registrado 19% mais reclamações que o total de queixas de 2020. Entres os principais problemas estavam atraso na entrega, propaganda enganosa, estorno do valor pago, finalização da compra e produto errado;
  • canais de atendimento: o meio de comunicação preferencial do consumidor foi o WhatsApp, seguido pelo e-mail e chat online. O dado mostra que o cliente prefere os canais de atendimento digitais.

Vale a leitura: 4 dicas para atender bem o consumidor na Black Friday

Qual é a previsão de vendas para 2022?

Em 2021, o Reclame AQUI fez uma pesquisa de intenção de compra para a sexta-feira de ofertas. Na ocasião, 53% dos consumidores afirmaram que não pretendiam comprar nada. Isto é, apenas 47% estavam dispostos a gastar.

Por outro lado, a pesquisa feita pela Globo “Black Friday 2022: termômetro de consumo” revelou que, neste ano, os brasileiros estão mais propensos a sair às compras. Conforme o levantamento, 50% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algo na data. Entre os consumidores da classe A, o percentual é ainda maior: 65% deles demonstraram intenção de compra.

Aliás, vale lembrar que também teremos a Copa do Mundo. Excepcionalmente, em 2022, o evento esportivo acontecerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. A Black Friday está aí no meio para movimentar ainda mais o comércio.

De acordo com os dados daquela pesquisa Globo, 72% dos consumidores têm a intenção de comprar algum item relacionado ao evento na Black Friday. Por exemplo: roupas, TVs, calçados, bebidas alcoólicas, artigos esportivos e artigos de decoração.

Leia também: O que rolou no comércio eletrônico no primeiro semestre de 2022

Fique de olho nas estratégias para a Black Friday 2022
Fique de olho nas estratégias para a Black Friday 2022

Tendências Black Friday 2022: 10 estratégias para ficar de olho

Não importa se a sua empresa obteve sucesso de vendas na Black Friday de 2021, ou não. Independentemente dos resultados, é legal ter em mente que o comportamento do cliente sempre muda.

Sendo assim, é importante fazer estudos de mercado para identificar tendências e implementar melhorias no seu negócio. Aliás, esse é um dos segredos para vender mais nas campanhas de fim de ano e em qualquer época, viu?

Então, que tal conhecer as principais estratégias para Black Friday 2022? Veja!

1. Experiência phygital e omnichannel

As compras online foram a saída para o consumo durante a pandemia. Aliás, não é exagero dizer que as experiências presenciais nunca mais serão as mesmas. Isso porque o consumidor se acostumou com a praticidade do virtual, sabe?

Nesse contexto, a estratégia phygital ganha destaque. O conceito não é novo, mas ganhou força com a reabertura das lojas físicas. Na prática, a tática consiste em integrar os mundos físico e virtual para proporcionar ao consumidor experiências híbridas. Por exemplo: comprar no site e retirar na loja.

Ainda tem a estratégia omnichannel que torna essa integração possível. Diferentemente do phygital que prevê a união de canais online e offline, a unificação dos canais com o omnichannel visa alinhar a comunicação da marca.

Dessa forma, o consumidor escolhe o ponto de contato preferencial e percebe o mesmo padrão de qualidade no telefone, chat, e-mail, redes sociais e por aí vai.

Saiba mais: 6 dicas para uma boa estratégia omnichannel

2. Crescimento do PIX

O PIX já marcou presença na Black Friday de 2021. No entanto, a participação do meio de pagamento não foi tão expressiva. De acordo com uma pesquisa feita pela All iN, as transações representaram menos de 0,5% nas vendas. E olha que nesse pacote ainda entra o cartão de débito e as carteiras digitais.

De toda forma, a tendência é que a adesão ao meio de pagamento cresça em 2022. Afinal de contas, a agilidade de aprovação do pagamento é legal tanto para o cliente quanto para o e-commerce.

Pensa bem: o dinheiro entra no caixa da empresa na hora e as taxas pagas aos intermediários são menores. É por isso que muitas lojas oferecem descontos para quem escolhe pagar com PIX.

Portanto, vale a pena fazer um planejamento de vendas e incluir o meio de pagamento na estratégia. Nesse caso, é interessante reduzir as margens de lucro para faturar com o volume e melhorar a liquidez nas vendas.

Aliás, atenção com os golpes do PIX: não caia nas fraudes do momento.

3. Prazos de entrega realistas e frete mais caro

Já falamos por aqui que o atraso na entrega foi o principal motivo de reclamações entre os consumidores, lembra? Pois bem, na tentativa de agradar os consumidores com entregas mais rápidas, os lojistas decidiram implementar a entrega express.

A ideia seria ótima se fosse cumprida. No entanto, não foi isso que aconteceu. O fato é que com o aumento da demanda no período, é natural que o tempo de transporte seja até mais longo.

E vamos combinar que é melhor surpreender o consumidor positivamente com uma entrega antes do esperado, do que frustrar com atrasos, não é mesmo? Portanto, a expectativa agora é que os lojistas sejam mais realistas para não criar expectativas ao consumidor.

E outro ponto de atenção é o valor do frete. Um levantamento feito pelo Instituto Reclame AQUI já identificou um aumento no volume de reclamações — de janeiro a junho de 2022 — por causa das taxas de entrega mais altas. Esse é um reflexo do aumento do diesel e deve impactar as vendas da sexta-feira de ofertas.

Aliás, os clientes já estão monitorando preços para fazer um bom negócio na data, viu? Então, nada de dar um mega desconto e aumentar o valor do frete para compensar, ou vice-versa. Os clientes estão de olho nessa artimanha.

Aproveite para conferir as dicas: 5 erros para não cometer na Black Friday.

4. Produtos e serviços com valor agregado

Nem todas as empresas conseguem fazer aquela mega promoção. Nesses casos, é necessário criar diferenciais para agregar valor ao produto ou serviço.

Se o seu e-commerce tem uma pegada sustentável, por exemplo, é natural que os itens à venda sejam um pouco mais caros. Sendo assim, é importante comunicar os valores da marca e incentivar o consumo consciente.

5. Vendas em marketplaces

Você sabia que cerca de 78% do faturamento do e-commerce vem de marketplaces? Pois bem, as plataformas continuam em alta nas vendas da Black Friday 2022.

E existem diversos motivos para tanta aceitação. Baixo custo, alta visibilidade e credibilidade são alguns deles. Então, é uma boa alternativa para sellers de todos os portes, inclusive para quem está começando nas vendas online.

6. Consolidação do live commerce

O live commerce nada mais é que um show de vendas. Nesse contexto, nossa dica é apostar em parcerias com influenciadores digitais e oferecer benefícios exclusivos para quem acompanha o evento em tempo real. Dessa forma, é possível aumentar o engajamento e, por consequência, vender mais.

7. Oportunidades com o TikTok Marketing

O app de vídeos curtos caiu nas graças do povo. E a gente até entende o porquê: os conteúdos postados por lá são divertidos e viciantes, não é mesmo? Além do mais, com as famosas dancinhas e desafios, o potencial de engajamento é enorme. É por isso que o marketing no TikTok está entre as principais tendências da Black Friday 2022.

8. Técnicas de SEO

De antemão, a concorrência durante a Black Friday faz com que o custo com as campanhas patrocinadas aumente. Esse é um movimento natural, sabe? Então, para garantir competitividade para o seu e-commerce, a alternativa é investir em SEO para conquistar tráfego orgânico.

Saiba mais: Entenda tudo sobre a otimização nos motores de busca

9. Reviews verdadeiros

Em primeiro lugar, os reviews são opiniões de consumidores a respeito de um produto ou serviço adquirido. Aliás, o recurso é importante para melhorar o SEO do e-commerce.

O fato é que, recentemente, o Google anunciou uma atualização para valorizar avaliações de qualidade e feitas do ponto de vista do usuário. É por isso que a autenticidade dos reviews é fator primordial para as vendas na Black Friday.

Além dessa questão de ranqueamento, as avaliações geram prova social, melhoram a experiência do cliente, favorecem o marketing boca a boca e geram insumos para aperfeiçoar a descrição dos produtos. Tudo isso impacta positivamente na taxa de conversão do e-commerce.

Olha só que legal: RA Trustvox — a solução brasileira de reviews parceria oficial do Google.

10. Atendimento ao cliente

A demanda por atendimento ao cliente cresce em período de altas vendas. E como o consumidor precisa fechar a compra rápido para aproveitar as oportunidades, as empresas que oferecem uma assistência ágil e eficiente saem em vantagem.

É por isso que o atendimento ao cliente de qualidade é — e sempre será — uma importante tendência de vendas. Sendo assim, é fundamental estruturar o setor e preparar o atendimento para a Black Friday.

Nesse contexto, vale reforçar a equipe com novos colaboradores, oferecer treinamentos e alinhar os processos. Lembre-se ainda de disponibilizar suporte no Reclame AQUI e mapear os motivos de contatos.

Aliás, essas informações serão úteis para identificar falhas e melhorar a qualidade do serviço para os próximos anos. O resultado desse cuidado pode ser visto na reputação da marca e, por consequência, no faturamento do negócio.

Resumindo: ficar de olho nas tendências Black Friday 2022 é fundamental para preparar o seu e-commerce. Dessa forma, é possível pensar em estratégias para atrair clientes e vender mais. Lembre-se ainda que o atendimento é a alma do negócio, viu? Portanto, oferecer um bom suporte ao consumidor — inclusive no Reclame AQUI — é importante para garantir uma boa taxa de conversão em datas sazonais.

Gostou da ideia e quer mais uma dica de vendas? Então, conheça a RA Brand Page e saiba como destacar a sua página no Reclame AQUI para a Black Friday.

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