Na data de ontem, 03/04, o Reclame AQUI anunciou uma grande novidade: publicar reclamações por Whatsapp.
Agora os consumidores poderão publicar suas reclamações direto pelo celular, via Whatsapp, facilitando e democratizando ainda mais a interação do consumidor com as empresas.
A integração com o Whatsapp é feita por meio das APIs oficiais do aplicativo, liberadas para o mercado no final de 2018.

Diante dessa inovação, uma dúvida surgiu: mas como vai funcionar para as empresas?
É com base nessa e em outras perguntas que iremos explicar tudo sobre o Whatsapp do Reclame AQUI para vocês, empresas! Acompanhe. 🙂
Como as reclamações são publicadas pelo Whatsapp?
Para o consumidor reclamar, é necessário que ele mande uma mensagem para o número de Whatsapp oficial do Reclame AQUI: (11) 9 7062-2753. Assim que ele encaminha a mensagem, um bot dá as boas-vindas e guia o consumidor até a publicação da reclamação.
O consumidor basicamente adiciona três informações:
- Nome da empresa
- Título da reclamação
- Conteúdo da reclamação
Ao finalizar todo o fluxo, é necessário que ele faça a autenticação de seu cadastro no Reclame AQUI. Assim que o consumidor loga no site, é publicada a reclamação.
Para as empresas, muda alguma coisa?
Não muda! As empresas recebem a reclamação conforme o fluxo atual do site. Desse modo, é encaminhado para as empresas um e-mail com a publicação da reclamação do consumidor. Além disso, claro, elas conseguem acompanhar a publicação também pela Área da Empresa ou pelo Hugme, para quem usa a plataforma. 🙂
Ou seja, o Whatsapp é uma outra maneira do cliente publicar a reclamação, sem que haja alteração no fluxo de recebimento e de respostas por parte das empresas.
Há algum custo para a empresa?
Não, não há. Vale ressaltar que o Whatsapp é uma nova maneira que o consumidor tem para publicar a reclamação, e isso não gera custo algum para a empresa, pois tudo permanece como está para elas. 😉
Ou seja, não terá custos.
É seguro? Como a empresa fica sabendo quem reclamou?
As reclamações feitas pelo Whatsapp oficial do Reclame AQUI são 100% seguras. Além da criptografia do Whatsapp, o consumidor precisa fazer uma autenticação no próprio site do Reclame AQUI antes de finalizar a publicação.
Com isso, somente depois dessa autenticação, a reclamação é publicada. É por conta da autenticação que a empresa recebe normalmente as informações do consumidor, assim como acontece quando ele publica no site. 🙂
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com nosso time de atendimento pelo sac@reclameaqui.com.br