Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Atendimento

Uber passa a mostrar destino final e valor de corrida a motoristas parceiros

Intenção da Uber é que com a medida reduzam os casos de cancelamentos de corridas por parte dos motoristas, reclamação recorrente de usuários

Desde a última semana (08/04) os motoristas do transporte por aplicativo Uber podem conferir o endereço de destino do consumidor antes de aceitar a corrida. De acordo com a Uber, a medida deve minimizar os casos excessivos de cancelamentos de corridas, que têm sido um dos problemas mais recorrentes entre os usuários nos últimos meses.

E a alta dos combustíveis tem tudo a ver com esse cenário. Nos primeiros anos de pandemia as ruas estavam mais vazias e a gasolina mais barata era possível pedir um carro por aplicativo tranquilamente. Mas com o retorno das atividades, o trânsito já bem movimentado em São Paulo, por exemplo, e a gasolina ao preço que está, fica mais difícil ter a corrida aceita. 

Além de ver na tela do app o destino que o passageiro solicita, o motorista sabe exatamente quanto vai receber pela corrida e avaliar se o destino final é seguro para ele.

Em entrevista ao SPTV1, o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (AMASP), Eduardo Lima, a tendência é que os cancelamentos diminuam. “Antes, o motorista tinha que aceitar a corrida pra poder levantar o detalhamento dessa corrida e aí sim verificar se é plausível ele fazer essa corrida ou não. Não sendo plausível, o motorista cancelava a corrida”, explica. Ele acrescenta que desde 2017 a associação reivindicava à Uber que essas informações ficassem disponíveis para os motoristas. 

Leu esta? Novas regras do SAC: o que pode mudar para o consumidor? Veja os principais pontos!

E o usuário da Uber, como fica?

Para o CMO do Reclame AQUI, Felipe Paniago, a medida é ao mesmo tempo boa e ruim. 

“A nosso ver, no Reclame AQUI, essa medida da Uber tem seu lado positivo em trazer mais informações e transparência aos motoristas. Porém, ainda é cedo de dizer que o objetivo pretendido pela Uber em diminuir o número de cancelamentos será alcançado apenas com essa decisão. Enquanto isso, as queixas relacionadas a cancelamentos de corridas continuam a ser registradas diariamente no site do Reclame AQUI”.

A plataforma Uber não responde os consumidores no Reclame AQUI e sua reputação é Não Recomendada. No entanto, os consumidores registram sempre suas reclamações na página da empresa dentro da nossa plataforma. Dessa forma, um consumidor informa o outro sobre as suas experiências com a empresa de transporte por app, o que serve de alerta e auxilia nas pesquisas na hora de tentar solucionar um problema e entender como a empresa se posiciona.

Veja também: RA Verificada: Mais confiança para o consumidor pesquisar empresas no Reclame AQUI

Cancelamento está no top 5 de reclamações dos apps de transporte

O Instituto Reclame AQUI apurou os principais motivos de reclamação para os dois principais aplicativos de transporte particular, Uber e 99 (App). O período considerado envolve os últimos 6 meses (01/10/2021 – 31/03/2022). E no caso da Uber, “cancelamento” de corridas está em terceiro lugar entre as principais reclamações.

Entre os top 5 principais motivos de reclamações recebidas no período pela Uber estão atendimento, pagamento, cancelamento, bloqueio e cadastro. 

Já na 99, entre os top 5 principais motivos de reclamações recebidas no período estão pagamento, atendimento, cadastro, bloqueio e cancelamento.

uber-arte
Confira alguns indicadores da Uber e da 99 (App) no Reclame AQUI

Fonte: G1 / TechTudo

Deixe uma resposta