blog reclame aqui

Tipos de pagamento pela internet: como escolher a melhor opção?

Com mais de 60% dos brasileiros preferindo comprar pela internet do que em loja física, veja como escolher o pagamento ideal para sua compra 

A internet nunca mais foi a mesma depois das lojas virtuais. É compra que vai, compra que vem, e os consumidores entram em um ciclo vicioso difícil de ser contido.

Com tantas vantagens que as comprinhas online oferecem, é claro que o lado mais difícil – pelo menos para alguns – é quando chega a parte de pagamento.

O que saber na hora de pagar pelo produto ou serviço adquirido online?

O mais importante é sempre pesquisar a loja antes de comprar. Se é a sua primeira aquisição em determinado site, não deixe de pesquisar a reputação da empresa no Reclame AQUI

Além de conhecer a imagem da empresa na praça, você pode ler os registros de reclamações de outros consumidores para saber quais os problemas mais comuns que os clientes enfrentam, e principalmente, como a marca se posiciona perante esses consumidores.

E claro, use e abuse do Detector de Site Confiável do Reclame AQUI. Copiando e colando o link do site no campo de busca e clicando em pesquisar, a nossa ferramenta descobre se o site tem indícios de fraude ou é um site confiável.

Se esse dever de casa já foi feito e chegou a hora de acertar as compras no carrinho, eis a pergunta que não quer calar neste conteúdo: será que tem algum modo de pagamento mais seguro e confiável do que o outro?

A resposta é: depende.

Depende do seu bolso no momento, da sua urgência com o recebimento do produto e da programação financeira para as contas já previstas.

Vamos para a explicação de cada método de pagamento, lembrando sempre que o fundamental é sempre se informar se a loja online é confiável ou não antes da compra.

Cartão de crédito

Claro que o queridinho do consumidor não poderia faltar. Além de possibilitar um poder de compra maior porque a compra é parcelada, você pode comprometer menos a sua renda mensal, já que a aquisição foi feita para pagamento em vários meses. Fique de olho se a compra pode ser realizada em parcelas sem juros, o que não deixa de ser uma boa vantagem ao consumidor. 

Para manter seus dados mais seguros, o cartão virtual é uma boa alternativa, já que você usa um código diferente a cada compra.

É muito válido também o consumidor ter anotado em uma planilha os seus gastos parcelados no cartão para que a fatura não vire uma bola de neve (cautela nunca é demais).

Boleto bancário

Por possuir um custo de operação menor do que o cartão de crédito, algumas empresas até oferecem alguns descontinhos nas compras realizadas para pagamento através do boleto bancário.

Mas, ele demora um pouco mais pra compensar e isso pode atrasar a entrega do produto. 

Se a sua aquisição não for tão urgente e a loja for confiável (já que é um pagamento praticamente à vista) e com uma boa reputação, o boleto não deixa de ser vantajoso para o consumidor.

PIX

Ele chegou pra ficar e se mantém com muita força entre os consumidores. Para pagamento por PIX, o consumidor deve ter o valor total da sua compra, já que é uma aquisição à vista. 

O pagamento cai em poucos segundos, o que facilita também o envio da sua compra. Assim como o boleto, algumas lojas também oferecem descontos para pagamentos.

Mas a atenção deve ser redobrada durante a decisão de compra, principalmente verificando os dados do recebedor e que se trata de uma compra segura e confiável. 

Débito em conta

Seguindo a mesma linha do PIX, o débito em conta também é uma transação à vista, no entanto, para que ela seja liberada, precisa ser autorizada pelos bancos em alguns casos. 

Por isso, verifique antes através do seu aplicativo se a autorização já foi efetuada.

Carteira digital

Nesta modalidade, você pode efetuar o pagamento através de valores já creditados em uma espécie de carteira digital. 

Para o cadastro, muitas empresas oferecem a carteira de forma gratuita, mas é necessário ficar de olho em algumas transações que podem ter taxas e tarifas.

Se você tiver interesse nesta categoria, basta pesquisar no Reclame AQUI a reputação das empresas de pagamento eletrônico. Clique aqui e confira.

E aí consumidor, na hora de pagar, qual a sua opção preferida?

Fontes: G1/ Hostgator

Leia também: Fotos na reclamação: como esse recurso pode ajudar você na hora de resolver o seu problema

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

Deixe uma resposta

%d