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Marketing

6 tendências de Marketing Digital para priorizar em 2022

Sem dúvidas você já conhece algumas tendências de Marketing Digital para priorizar em 2022, mas aposto que ainda não viu essas AQUI. 👀

Selecionamos 6 tendências de Marketing Digital para 2022 que merecem atenção especial da sua marca.

Se tem uma área que está em constante transformação, essa é a área de Marketing Digital

Isso porque, com o avanço dos recursos digitais no mercado, a maneira de se fazer marketing muda com grande frequência.

No entanto, tem coisas que não mudam tanto assim. Na verdade, o que dita as “regras do jogo” mesmo é o comportamento do consumidor, por isso,  é basicamente o ponto de partida principal na hora de desenvolver estratégia ou colocar em prática qualquer ação.

E é justamente baseado no comportamento do consumidor, e entendendo o que vem dando certo ou não, que as tendências para 2022 foram escolhidas.

Então, se você ainda não tinha pensado em algum desses pontos, é hora de dar uma atenção especial. Acompanhe:

1- Produção e seleção de conteúdo

Beleza, isso aqui não é novidade para ninguém! O marketing de conteúdo é uma estratégia usada dentro do Marketing Digital há muito tempo, e provavelmente você já usa também na sua marca.

Porém, uma tendência para 2022 é o aumento da seleção de conteúdos específicos, além da sua produção. Podemos notar uma crescente onda de newsletters personalizadas, com temas especiais, de uma única marca ou não.

A estratégia merece atenção especial, pois além de ser uma boa maneira de divulgar materiais, serviços e produtos é uma boa fonte de engajamento da sua base de clientes, além de aproximar a marca do público.

Fique por dentro: 3 livros sobre Marketing de Conteúdo para ler e vender mais!

2- Dados e estratégia

Como já falamos no início do post, não tem nada mais importante na hora de desenvolver uma estratégia da sua marca do que analisar o comportamento do consumidor.

No Reclame AQUI, por exemplo, analisando os dados de acesso dos consumidores, pudemos identificar que a maior parte acessa o site para pesquisar antes de comprar, buscando informações de uma marca e para saber se ela é mesmo de confiança.

Números de acessos na plataforma Reclame AQUI.
Números de acessos na plataforma Reclame AQUI.

Uma informação relevante como essa não poderia passar despercebida, né? Por isso, uma tendência que não vai sair de moda tão cedo é a análise de dados na hora de montar sua estratégia de marketing.

Para saber o que tantos consumidores fazem na sua página de reclamação, você pode ler esse post e entender o comportamento do seu público com o RA Analytics.

3- Conteúdos personalizados e interativos

Não tenho dúvidas que você pegou o celular hoje e já assistiu um vídeo de 15 segundos, 30 ou mais. De uma marca, de um influencer, curiosidades, dicas entre outros.

Os conteúdos audiovisuais ganharam espaço e continuam em alta, principalmente com a popularização dos aplicativos de vídeo.

Por serem de fácil consumo e interativos, os conteúdos em vídeos viralizam com maior frequência e já podem ser considerados essenciais dentro da estratégia de marketing das marcas.

Veja mais: Vídeo Marketing: O que é e como usar?

E por falar nisso, os podcasts não ficam para trás! Seja um episódio apenas em áudio ou até mesmo com transmissão ao vivo, para o público assistir em tempo real, ou gravado, o novo modelo de comunicação está cada vez mais em alta. E, por isso, merece atenção especial da sua marca.

4- Eventos híbridos (presencial e online)

Com o avanço da vacinação no Brasil, os eventos presenciais realizados pelas empresas estão dando passos à retomada. Claro, nesse ponto é preciso atenção aos números de casos diários de covid-19 e seguir todos os protocolos de cuidados estabelecidos por cada cidade.

No entanto, mesmo um evento online como lives, webinars e mais, podem ser importantes para entregar os conteúdos relevantes ao seu público.

Sendo assim, vale apostar no formato hibrido, ou seja, um público reduzido presencial e transmissão online. Aqui é preciso pensar na necessidade do telespectador e garantir que a experiência seja aproveitadora para ambos.

5- Experiência do consumidor

Por falar em pensar na experiência, aqui vai uma tendência consolidada e que sempre merece atenção: a experiência que seu consumidor tem com a marca!

Todos os momentos da jornada do seu cliente contam muito. Seja ela negativa ou positiva, mensurar isso é fundamental para sua estratégia de Marketing Digital.

Neste sentido, a dica é apostar em pesquisas de satisfação, analisar todas as avaliações recebidas, dar uma atenção especial aos temas abordados nas reclamações e mapear as informações da jornada do seu cliente.

6- Pontos de comunicação

Por último e não menos importante, uma tendência que merece toda sua atenção em 2022 é aproveitar cada ponto de comunicação com seu consumidor.

Para isso, é importante saber por onde ele procura por você. Já parou para pensar nisso?

Seja nas redes sociais ou no próprio site da marca, aproveitar esse momento para trabalhar suas estratégias de Marketing Digital pode fazer toda a diferença.

Dentro do Reclame AQUI mesmo, muitas marcas já usam suas páginas para trabalhar a comunicação com o público que passa por elas e fortalecer o relacionamento com o consumidor.

Brand Page - Reclame AQUI
Exemplo de pontos de comunicação para aproveitar na página do Reclame AQUI.

💡 Dica: Destaque sua página e aproveite cada ponto de comunicação com seu consumidor com a Brand Page, solução do Reclame AQU para sua empresa ampliar as estratégias de Marketing e comunicação. Saiba mais.

Quais dessas tendencias você ainda não incluiu no seu planejamento de Marketing Digital 2022? Vale a pena dar uma atenção especial, hein! 😄

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