blog reclame aqui

Tem conta em banco? Cuidado com o golpe do falso funcionário

Prática de criminosos tem feito vítimas que atendem as ligações de falso funcionário e transferem valores. Saiba como não cair neste novo golpe financeiro 

Nos últimos dias, algumas notícias envolvendo correntistas em um novo golpe bancário têm circulado pela internet. E os consumidores que passaram pela fraude detalham pelas redes sociais como aconteceu o golpe. 

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta e explica que os criminosos se passam por supostos funcionários de instituições bancárias e entram em contato com os clientes do mesmo, informando que a conta da vítima havia sido invadida, clonada ou bloqueada.

Logo após, o próprio fraudador confirma as últimas transações e operações da conta, justamente para enganar o consumidor, na tentativa de afirmar que a ligação é para a segurança dele.

Após esse primeiro contato, o falso funcionário solicita que a vítima entre na área de transferência e realize algumas transações modo Pix nas contas solicitadas pelo próprio fraudador (e que faz o papel de funcionário) para que o banco detecte a duplicidade e cancele a operação.

Acontece que tudo isso é um golpe e o dinheiro transferido para as contas informadas pelo fraudador só traz prejuízos financeiros para a vítima. 

Nenhuma das instituições bancárias, nem Banco Central e Febraban esclareceram sobre como os criminosos tiveram acesso aos dados dos clientes e às últimas transações realizadas por eles.

Itaú divulga comunicado que traz orientações aos clientes

O Itaú, um dos bancos mencionados no golpe, divulgou um comunicado através do Portal R7, orientando que seus correntistas não realizem, em hipótese alguma, transferências solicitadas por telefone, independentemente de quem esteja do outro lado da linha:

“O Itaú Unibanco tem a segurança e a proteção de dados como prioridades e investe continuamente em tecnologias para o fortalecimento de sistemas, aplicativos e sigilo de informações, além de seguir com rigor todas as diretrizes dos órgãos reguladores.

O banco reforça as orientações para que os clientes se atentem a possíveis tentativas de golpes envolvendo abordagens de falsas centrais de segurança ou falsos funcionários da instituição. 

Neste sentido, esclarece que ligações recebidas pelos clientes solicitando qualquer documento, senhas, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências não são práticas da instituição, portanto, os clientes não devem, em hipótese alguma, digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma ativa e espontânea. Seguindo rigorosamente essas práticas, os golpistas não terão qualquer forma de acessar ou movimentar indevidamente a conta-corrente do cliente.

Conforme o banco comunica de forma recorrente e por diferentes canais, caso receba ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, o cliente deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário. Estas e outras orientações de segurança também estão disponíveis no site itau.com.br/seguranca”.

O que fazer se for vítima do golpe?

De acordo com o Banco Central, é possível reaver o dinheiro transferido em possíveis golpes. 

Através do Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pela própria instituição em novembro de 2021, a vítima tem disponível um conjunto de procedimentos que podem auxiliá-la a cancelar os golpes financeiros com o Pix.

O Banco Central orienta que a vítima abra uma notificação em até 80 dias a partir da data do golpe. Após isso, é necessário comunicar ao banco da irregularidade e também registrar um boletim de ocorrência para que todas as averiguações e análises sejam feitas pelos órgãos responsáveis.

Golpes bancários: Itaú divulga passo a passo para evitar fraudes aos seus clientes

Para ajudar o consumidor a escapar de fraudes que envolvem operações bancárias, o Itaú, um dos bancos que têm sido mencionado por vítimas de golpe, criou um site com orientações e um passo a passo para as fraudes mais comuns envolvendo o consumidor – e as operações bancárias – e o que fazer em cada um dos casos.

Para acessar o site contra os golpes e ficar por dentro de todas as dicas de como proceder caso seja vítima de uma fraude, basta clicar aqui.

Fontes: Portal R7/ Uol

Leia também: Como saber se um link é malicioso na internet? Veja dicas!

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

Deixe uma resposta

%d