Embora a lei certifique todos os direitos do consumidor, alguns deveres também precisam ser cumpridos por ele. Veja quais são
Todo mundo sabe que, ao fazer uma compra, um negócio, os consumidores têm direitos. No Brasil, esses direitos são resguardados por lei, como é o caso do Código de Defesa do Consumidor, que prevê e garante uma legislação avançada de direitos por parte do consumidor.
Mas se existem direitos, existem deveres. Por isso, atenção é necessária na hora da compra. Claro que um negócio deve envolver respeito, bom senso e boa-fé entre as partes, mas isso deve ser cumprido pelos dois lados, garantindo que o mercado funcione de forma justa e equilibrada.
Por isso, fique de olho nessas dicas pra fugir de problemas e acordos prejudiciais:

Condições da compra
Todo o consumidor tem o dever de se informar sobre quais as condições da compra, envolvendo os bens e serviços oferecidos.
Antes da compra, verifique tudo! Isso inclui saber validade, manutenção, taxas, custos adicionais entre outros.
Não basta só colocar gasolina em um carro pra andar, é necessário ter a revisão em dia pra não ter problemas, por isso: questione tudo antes de adquirir seu produto.
Termos de contrato
Ler as entrelinhas é muito importante, pois qualquer discordância pode evitar uma dor de cabeça na sua compra. Dito isto, consumidor, não esqueça: leia um contrato por inteiro antes de assinar.
Quando você assina um documento, você está atestando que concorda com ele e para você ter razão, dependendo do que se trata o assunto, pode se tornar muito difícil em um possível cancelamento.
Responsabilidade com as facilidades de crédito
Isso vale para empréstimos ou outros tipos de crédito: se você usufruir de um desses serviços, você deve se responsabilizar com o pagamento dos valores e parcelas, além de estar ciente dos custos das taxas envolvidas.
Lembre-se que se o seu nome é comprometido no atraso ou não pagamento de parcelas devidas, você pode ter problemas lá na frente.
Por isso, responsabilidade e planejamento sempre são importantes no seu dia-a-dia (e isso vale também para qualquer compra que você realizar).
Leia as instruções
Por mais que pareça óbvio, o consumidor deve usar os produtos e serviços de forma adequada e segura, seguindo as instruções do fabricante ou prestador de serviços.
Isso pode evitar que seus produtos danifique ou quebre antes do seu tempo útil, lembrando da primeira regrinha deste conteúdo que envolve manutenções e condições de uso.
Se tiver problemas, não ignore, reclame!
Caso você tenha problemas com o produto adquirido ou serviço contratado, entre imediatamente em contato com o vendedor ou prestador de serviços responsável e comunique sobre o problema.
Assim, eles terão a oportunidade de resolver a situação e evitar que outros consumidores passem pela mesma insatisfação. O Reclame AQUI também está disponível 24 horas por dia para qualquer problema que você tiver em uma relação de consumo.
Se tiver necessidade de registrar uma reclamação sobre um produto ou serviço, basta clicar aqui e contar a sua história.
Leia também: Semana do consumidor: Por que a reputação de uma loja é tão importante?