logo-blog-ra

O que você precisa saber para não realizar compras em sites falsos?

O que você precisa saber para não realizar compras em sites falsos?

imagem com elementos de site falso

Nesta sexta-feira, publicamos uma matéria sobre sites fakes que estão se passando por grandes lojas para enganar o consumidor. Diariamente, nos deparamos com novos artifícios de fraudadores na intenção de cometer seus crimes na internet, prejudicando os consumidores. Por isso, dicas de como não cair em armadilhas em sites falsos são extremamente relevantes para continuar impedindo esses infratores de fazerem novas vítimas.

A equipe do Reclame AQUI separou alguns cuidados que você deve ter antes de efetuar alguma compra ou pagamento online. Dessa forma, você estará protegido e evitará aquisições por meio de sites não confiáveis e fraudulentos:

Parece, mas não é! Fraudadores usam sites fakes de grandes lojas para enganar consumidores

Dicas de como evitar compras em sites duvidosos
Orientações podem auxiliar na busca de sites mais confiáveis e seguros

180 empresas de telemarketing são suspensas por publicidade abusiva

Como evitar sites falsos?

Site com ícone de cadeado: embora não possa ser considerado o único fator decisivo para uma compra segura, sites que possuem o cadeado podem ser associados como uma conexão segura, evitando acessos a sites em servidores e hospedagens suspeitosos

CNPJ à vista no site: geralmente, no rodapé dos sites confiáveis, o CNPJ da empresa é divulgado. Veja se essa informação está visível quando entrar no site e pesquise sempre na Receita Federal o número do CNPJ para saber se ele é vinculado e pertencente a loja que você deseja comprar.

Para fazer a busca na Receita Federal é bem simples: basta copiar o CNPJ da empresa e colar no campo de busca, localizado na página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”; após isso, clique em consultar para gerar o documento com todas as informações referentes ao CNPJ pesquisado.

Uma nova consulta sempre é válida: além do site da Receita, que é gratuito e aberto para consulta de um CNPJ do país, o site Registro.br também permite a pesquisa da URL do site e todo o seu histórico, como por exemplo quando ele foi criado e o proprietário do site.

Confira mais informações no Reclame AQUI: antes da compra, pesquise sobre o site ou loja no Reclame AQUI para saber o status reputacional da empresa perante os consumidores. Lembre-se que a nota é calculada de acordo com a avaliação dos próprios consumidores que tiveram uma experiência de compra com a loja pesquisada. Além disso, você pode encontrar em nosso site, na página da empresa, os seus canais de atendimento, site oficial, FAQ e conteúdos úteis para o consumidor.

URL do site: muitos fraudadores utilizam de sites falsos de lojas já conhecidas para enganar consumidores. Não esqueça de verificar se a URL – ou o link – do site possui o mesmo nome da loja e se é o site oficial, evitando acesso a sites suspeitos.

Redes sociais podem fazer a diferença: lojas que possuem uma rede social com boas interações com o público, informações relevantes e divulgação dos canais oficiais e autênticos da empresa auxiliam na decisão de compra. Mas é necessário ressaltar que todos esses aspectos precisam ser considerados em conjunto com os outros itens para trazer mais confiabilidade e segurança à loja.

Selo RA Verificada: mensalmente, a equipe do Reclame AQUI monitora indícios de confiabilidade das empresas que possuem qualquer plano da RA Brand Page. Se a análise for bem sucedida e o índice reputacional da empresa estiver dentro do esperado (RA1000, Ótimo, Bom, Regular ou Sem Reputação Definida), a empresa estará apta a receber o Selo RA Verificada. A verificação garante credibilidade e confiança para a marca, possibilitando uma compra segura ao consumidor.

Tenha em mãos todo o passo-a-passo a fim de se livrar de apuros na internet e caso tenha sofrido alguma tentativa de fraude online ou foi vítima de um golpe através de sites fraudulentos, registre sua reclamação no Reclame AQUI. Assim, poderá impedir outros consumidores a cair em armadilhas, garantindo também que estes sites não perpetuem a prática desses delitos. 

banner com o link para o site do Reclame Aqui para registrar reclamação

1 comentário »

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading