Comprar pela internet é um comportamento cada vez mais comum, mas nem sempre pode ser seguro para o consumidor, pois nem tudo que está na internet é de confiança.
Sabendo disso, quais são as estratégias que podem ser feitas para garantir uma compra online segura e assertiva para o seu cliente?
O que pode ser pensado e estruturado para que o cliente se sinta seguro e se torne fiel à sua marca?
Neste conteúdo iremos te contar quais estratégias e benefícios um selo de confiança pode contribuir para uma marca online
Mas o que é um selo de confiança?
O selo de confiança é uma maneira prática de comunicar sobre a credibilidade ou influência que uma marca oferece.
Mas, antes de falar sobre credibilidade com o cliente, é necessário analisar qual o processo que ele passa antes de decidir uma compra.
Aprendizado e descoberta: O cliente ainda não sabe exatamente que tem um problema e que uma empresa pode resolver.
Reconhecimento do problema: aqui, ele já descobriu um problema e busca por soluções.
Consideração da solução: nessa fase de consideração, ele já reconheceu o serviço/produto como uma solução e busca entender mais sobre para tomar uma decisão de virar consumidor.
Decisão de compra: na etapa final ele já decidiu ser cliente e espera por um incentivo para realizar a compra.
É exatamente o incentivo da confiança, um atributo que poucas empresas podem ter e o selo de confiança entra em ação.
E por isso o selo de confiança também passa por uma etapa.
Quando uma empresa passa por um processo seja de inspeção, verificação ou até mesmo um critério de votação, ela passa a ter um aval seja positivo ou negativo.
O que torna uma empresa apta para o mercado, ou seja capaz para o papel que ela exerce, vai muito de como é o desempenho e boa reputação.
Sendo assim, exercendo um excelente atendimento aos clientes, tanto em cordialidade quanto em multicanais.
Colocando plataformas de atendimento como e-mail, telefone, redes sociais, WhatsApp e presencial.
O importante é não faltar suporte para o cliente ou para quem está ainda na fase de decisão de compra e não se tornou cliente.
Principalmente no meio online, em que o poder de influência é extremamente avassalador e criterioso.
A gama de sites e perfis comerciais no meio digital são oportunos.
Uma pesquisa recente da Statisa mostrou que o Brasil conta com aproximadamente de 99 milhões de usuários ativos.
Um número importante, segundo um outro estudo de estatísticas do Instagram, publicado pela Cuponation, o Brasil é o 3º país com o maior número de usuários ativos na plataforma.
Isso é, 47% da população brasileira possui um perfil no Instagram e acessa a rede todos os dias, o momento de investir forte em uma estratégia de marketing digital para a sua marca.
Seja lembrado!
E por isso é preciso ter um posicionamento forte e responsável para ser destaque no mercado.
Estar em diversos lugares não é o bastante. É preciso mostrar confiança e convencer o cliente, que por sinal, está cada dia mais exigente.
Sim, exigente! O cliente carece de transparência na venda, segurança que irá receber tal produto e ainda mais, qual a reputação da marca.
O poder de comprar online é de fato maior, pela influência de outras pessoas e também pela comodidade.
No meio online, essas informações até ficam mais fáceis de serem extraídas, mas é necessário transparência.
Uma pesquisa recente afirmou que em consequência da pandemia, o número de compras online motivou o Brasil a liderar o ranking de crescimento das vendas, cerca de 22,2% no ano de 2022.
Afirma a CupomValido e ainda prevê um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025.
A informação é importante, mas como contribuir para essa evolução e continuar na liderança?
Uma ideia é sempre investir na experiência do usuário, principalmente no diferencial que o site ou plataforma de venda oferece.
De que forma usar o selo?
Convencer o consumidor pode parecer fácil, criar uma campanha lúdica e até um precinho camarada faz parte da estratégia.
É necessário convencê-lo antes mesmo da decisão de compra, é o momento que o cliente se sente satisfeito com toda jornada que a marca transmite.
É no momento do carrinho de compras, prestes a clicar no botão “ Finalizar compra” que a mágica é feita.
O cliente entendeu o motivo pelo qual escolheu fechar negócio.

Selo de confiança no e-commerce
O selo de confiança no site tem um significado!
Após o cliente já ter passado por todo o processo de pesquisa para tomada de decisão, é hora da marca dizer e mostrar a credibilidade e maior vantagem competitiva.
Sendo assim, mostrar o poder da marca em oferecer produtos e serviços de qualidade em relação aos concorrentes.
Esse comportamento cria um número maior de vendas e leads atraídos de forma verdadeira.
Afinal, o cliente só será atraído pela marca que maior se destaca ou já está consolidada há um tempo, com posicionamento e confiança.
O que o Reclame AQUI tem a ajudar?
Conheça o Selo RA Verificada, uma funcionalidade exclusiva da RA Brand Page, cujo objetivo é transmitir confiança e assertividade. Como citado, o selo também passa por um crivo para atestar a seguridade da empresa.
E funciona da seguinte forma: após a contratação, a marca passará por uma verificação de suas informações todos os meses.
Mas não para por aqui. Nos casos em que a empresa for aprovada neste processo de verificação, o Selo RA Verificada é disponibilizado na página da empresa no Reclame AQUI e pode ser compartilhado externamente.

Página com o selo RA Verificada.

Passo a Passo para compartilhar o selo RA Verificada.
O selo de confiança é estratégia para o e-commerce alavancar em sucesso e posicionamento.
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