Alguma vez sua equipe, seu CEO ou seu grupo de trabalho já parou para pensar se vale a pena reclamar para a sua empresa? Se ela é do tipo que resolve bem os problemas do consumidor e se preocupa com isso? É uma autoanálise complicada, mas necessária de fazer.

Um bom atendimento exige treinamento e investimentos, porém, mostra resultados, fideliza e funciona como marketing, pode apostar. Para vender mais, para ter uma excelente reputação, é preciso um trabalho conjunto de todos os setores tendo o consumidor como centro de tudo.

Vale a pena reclamar par a sua empresa?

Se o atendimento superar as expectativas e fizer a empresa ser respeitada pelo seu consumidor, pode fortalecer sua marca bem mais do que uma propaganda pode fazer.

Não tenha uma postura onde a única alternativa do cliente seja desistir da sua marca porque isso vai repercutir de forma muito negativa. E é preciso ter consciência de que hoje as informações estão em todos os lugares com uma rapidez fora de controle.

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O ideal é pensar que, para cada 1 história de atendimento, quantas outras serão impactadas e influenciadoras na decisão de compra do seu consumidor no futuro.

Seja uma companhia que vale a pena se relacionar com o consumidor

A forma real como sua companhia atende ajuda a construir sua imagem. Não importa quantos canais de comunicação ela tenha, eles devem ser eficazes. Se é chatbot, por exemplo, precisa estar preparado para o máximo de problemas e possibilidades, e não irritar quem o procura por conta da ineficiência. Tirar o consumidor do sério não é uma boa saída. Além disso, com essa atitude voltamos ao início desse artigo, o consumidor vai dizer que reclamar para a sua marca não vale a pena porque ela não soluciona.

Se é um atendimento humano, requer treinamento e estrutura conforme a sua demanda para reduzir tempo de espera e aumentar a eficácia para solucionar as demandas. Seja uma marca pronta para receber o consumidor, seja uma marca que vale a pena e que, acima de tudo, desperte o interesse do público e conquiste a confiança dele para gerar fidelização, boas avaliações e recomendações. Erra quem pensa que a experiência de compra termina após o pagamento na loja física ou on-line.

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