Hoje, 08 de Março, celebra-se mundialmente o Dia Internacional das Mulheres. A data comemora as importantes conquistas sociais deste público, como, por exemplo, o direito de votar e o fortalecimento do empreendedorismo feminino.
Por isso, trouxemos informações sobre a data e alguns dados sobre o empreendedorismo feminino no Brasil para esta matéria. Afinal, o Reclame AQUI é uma plataforma que gera conteúdo para as empresárias e outras mulheres interessadas neste assunto.
Vale lembrar que este dia também deve servir para refletir sobre os desafios do atual cenário que o público feminino enfrenta quando decide empreender. Sendo assim, também abordaremos esse tópico no texto de hoje.
8 de Março: a história por trás da data
Primeiramente, vamos entender o porquê de existir um dia dedicado especialmente para as mulheres.
Em 8 de Março de 1917, cerca de 90 mil mulheres russas se reuniram para reivindicar melhores condições de trabalho e de vida, bem como o fim da fome e da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Este protesto ficou conhecido como “Pão e Paz”.
Outra história que merece destaque é a do histórico incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, que ocorreu em 1911 e tirou a vida de centenas de operárias. Elas haviam feito uma greve anos antes, pedindo por melhores condições de trabalho e pelo voto feminino.

E agora vamos analisar o empreendedorismo feminino no Brasil. 👇
Definição de empreendedorismo feminino
O empreendedorismo feminino acontece quando uma mulher é protagonista de um negócio ou projeto, podendo ser a idealizadora ou então estando em um cargo de destaque.
Panorama do empreendedorismo feminino no Brasil
- O Brasil é o sétimo país do mundo com o maior número de mulheres empreendedoras, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2020.
- Dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões são mulheres. Ou seja, as empreendedoras são a maioria no Brasil.
Desafios das mulheres empreendedoras no Brasil
Apesar dos avanços nas últimas décadas, as mulheres empreendedoras no Brasil enfrentam uma série de desafios para manter e expandir seus negócios. Abaixo, listamos algumas delas 👇
Dupla jornada de trabalho
Muitas vezes, as mulheres empreendedoras no Brasil também são responsáveis por cuidar da casa e da família. Sob o mesmo ponto de vista, essa realidade pode dificultar na hora de combinar a vida profissional e a pessoal.
Para se ter uma noção, 51% das empreendedoras são responsáveis pelo sustento da casa no Brasil, conforme aponta uma pesquisa do Sebrae com dados do PNAD/IBGE. Todavia, as mulheres dedicam 17% menos horas semanais aos negócios em comparação com os homens, visto que estão envolvidas com a “economia de cuidados”.
Nesse sentido, faz-se necessário políticas de apoio, tais quais creches e escolas em horários flexíveis. Uma das principais consequências em não conseguir conciliar essas responsabilidades é o abandono de seus negócios por parte das mulheres.
Preconceito e estereótipos de gênero
As mulheres empreendedoras também enfrentam preconceitos e estereótipos de gênero, podendo afetar negativamente a maneira como são vistas pelos clientes e fornecedores, bem como pelos investidores e parceiros de negócios.
Falta de representatividade feminina
A falta de representatividade feminina em posições de liderança e setores considerados tradicionalmente masculinizados podem desencorajar as mulheres a seguirem empreendendo, limitando seu potencial de crescimento e inovação.
De acordo com o Ministério da Economia publicados em 2020, as mulheres ocupavam 42,4% dos cargos de gerência, 13,9% de diretoria e 27,3% de superintendência.
Acesso ao financiamento para o empreendedorismo feminino
Apesar de ser maioria, as mulheres têm mais dificuldade para conseguir empréstimos e financiamentos em relação aos homens, mesmo quando apresentam as mesmas garantias. Isso pode limitar a capacidade das mulheres de investir em seus negócios e expandi-los.
E como reverter estes desafios?
Para superar essa realidade, é necessário um compromisso em conjunto da sociedade, empresas e governo para promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.
Ou seja, estamos falando sobre o fortalecimento de políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino, como programas de financiamento específicos, ações que promovam a igualdade salarial e outras medidas de conciliação entre a vida profissional e a pessoal.
Ainda neste texto, veja dicas de como cuidar da saúde financeira de uma empresa, caso você seja uma empreendedora mulher que ainda não organizou corretamente seu tesouro corporativo.
10 dicas para cuidar da saúde financeira da empresa
Cuidar da saúde financeira de uma empresa é fundamental para garantir a sua sobrevivência e sucesso a longo prazo. Sendo assim, abaixo estão algumas dicas para manter as finanças da sua empresa em ordem:
- Mantenha os registros financeiros atualizados, de preferência diariamente;
- Faça uma previsão de fluxo de caixa para planejar seus gastos e investimentos;
- Reduza custos desnecessários e corte despesas que não são necessárias no momento;
- Caso você comercialize produtos, faça um controle do estoque para garantir sua segurança, sem que falte ou sobre mercadoria;
- Negocie os prazos e condições de pagamento com fornecedores e clientes;
- Estabeleça metas e objetivos financeiros;
- Monitore de perto as contas a receber e pagar;
- Estabeleça um fundo de reserva para imprevistos;
- Analise regularmente os indicadores financeiros, para garantir que a saúde da sua marca vai bem;
- Se necessário, considere contratar um profissional de contabilidade ou finanças para ajudar na gestão financeira da empresa;
Essas são apenas algumas das medidas que podem ser adotadas para manter a saúde financeira de uma empresa. Por fim, é importante lembrar que a gestão financeira deve ser uma prioridade constante, e que as decisões financeiras devem ser tomadas com base em dados e informações acompanhadas e atualizadas.
Este conteúdo pode ajudar alguém que você conhece?
Então não deixe de compartilhá-lo! Também deixe o seu comentário para saber como podemos continuar trazendo informações relevantes para você. 💚