Nos últimos dias, o Reclame AQUI se tornou um dos canais mais buscados por consumidores afetados pelo bloqueio das plataformas de streaming piratas no Brasil.
Isso porque serviços como eppi cinema, My Family Cinema, BTV Box e TV Express deixaram de funcionar após uma decisão judicial na Argentina, que determinou o desligamento dos servidores usados em vários países, entre eles, o Brasil.
Essas plataformas oferecem acesso a filmes, séries e canais de TV a preços bem abaixo dos serviços tradicionais, mas operam fora das normas de licenciamento e da regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com a interrupção repentina, os usuários que haviam pago por planos e recargas ficaram sem acesso aos serviços e agora cobram explicações no Reclame AQUI.
Vale a leitura: Como saber se um anúncio é seguro? Descubra como proteger suas compras na Black Friday 2025
Os serviços caíram e as reclamações dispararam
O bloqueio dessas plataformas piratas trouxe uma onda de reclamações no Reclame AQUI, com consumidores cobrando retorno das empresas envolvidas. Entre os dias 1° e 3 de novembro, as empresas EPPI Cinema, My Family Cinema, BTV Box e TV Express, juntas, somaram mais de 1,8 mil registros de reclamações.
– A eppi cinema foi a empresa com o maior pico de reclamações. Embora já acumulasse 2.178 reclamações entre janeiro e outubro, o problema explodiu nos últimos dias. Somente na segunda-feira (3), foram 698 novos relatos.
– eppi cinema – 2.178 reclamações de janeiro a outubro; 1.185 novas queixas entre os dias 1° e 3 de novembro;
– My Family Cinema – 484 registros de janeiro a outubro; 234 entre os dias 1° e 3 de novembro;
– BTV Box – 791 de janeiro a outubro; 96 recentes entre os dias 1° e 3 de novembro;
–TV Express – 793 reclamações de janeiro a outubro; 316 de 1° e 3 de novembro.
Consumidores reclamam do prejuízo e cobram reembolso após o serviços saírem do ar
Nos relatos, os consumidores afirmaram ter perdido o acesso de um dia para o outro, sem aviso prévio. Além disso, eles reclamam da ausência de suporte. Confira:
Então eu e minha família fizermos a contratação de 1 ano do plano família my family cinema que foi no mês de Julho de 2025, só que agora está fora do ar sem se que ter um aviso prévio, quero o meu reembolso do valor pago. Já que não estamos mais usufruindo do plano.
No mês de outubro/25 fiz a renovação do meu plano família anual. Agora o serviço é retirado sem qualquer explicação e não consigo acessar a página. Quero reembolso já que não poderá ser oferecido o serviço.
Posso o aparelho BTV 11 tem mais ou menos 5 anos e desde então faço a assinatura anual para ter acesso a filmes, séries
Tem mais ou menos uns 3 meses que estou tendo dificuldade para poder acessar, enquanto era Myfamily era muito bom depois dessa plataforma teve outras como EPPI CINEMA, um outro que não me lembro o nome, até chegar a essa plataforma chamada DUNA, que suspendeu totalmente a transmissão.
E o valor que já foi pago, será reembolsado? A Plataforma será atualizada e voltará a funcionar como antes?
Além dessa questão, tem também a questão da transmissão de tv que está péssimo também, além que não conseguir acessar o YouTube!
Aguardo um retorno
Renovei minha assinatura em 15 de outubro por um ano e ontem parou de funcionar. Gostaria de receber meu dinheiro de volta ou a reativação do serviço. Não consigo contato com a empresa.
👉 Consumidor, é importante saber que por operar fora das normas, esses serviços não garantem segurança, suporte técnico ou estabilidade.
Entenda por que os streamings piratas deixaram de funcionar
As plataformas pararam de funcionar após uma ordem da Justiça da Argentina, que determinou o desligamento dos servidores usados para hospedar serviços de streaming considerados ilegais. Esses servidores eram usados para distribuir conteúdo ilegal em vários lugares, incluindo o Brasil.
Além disso, a Anatel reforçou que continua intensificando o combate à pirataria, incluindo o enfrentamento ao mercado ilegal das TV Boxes, conhecidas popularmente como “gatonet”.
Como funcionam as plataformas
As plataformas, como EPPI Cinema, My Family Cinema, BTV Box e TV Express operam por meio de um modelo que burla as regulamentações e os direitos autorais de licenciamento. Na prática, eles redistribuem o conteúdo protegido, como filmes, séries e canais de TV pagos, sem a autorização dos detentores originais.
Dessa forma, vendem assinaturas a preços muito abaixo dos streamings oficiais, atraindo usuário com a promessa de acesso ilimitado a grandes catálogos de conteúdo. Os acessos são feitos via aplicativo próprios ou dispositivos não homologados pela Anatel, que funcionam conectados à internet.
Vale a leitura: Tudo que você precisa saber sobre consultar a reputação de uma empresa no Reclame AQUI antes de comprar
fontes: techtudo/tecnoblog/g1/uol
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
