No mês de outubro, o mundo todo se volta para a conscientização e combate ao câncer de mama. E o Outubro Rosa é um convite ao autoconhecimento.
Já falamos por aqui em outra oportunidade o quanto é importante as empresas valorizarem e motivarem seus colaboradores. Por isso, tudo o que for diferente, pensado com foco no perfil do grupo e colocado em prática, é válido. Assim como é importante ter uma equipe produtiva e qualificada é também estar de olho na saúde dela.

Ações no dia a dia ajudam a cuidar da saúde dos colaboradores
Desta forma, o Outubro Rosa, movimento forte de prevenção ao câncer de mama, tem grande importância dentro do ambiente corporativo. Do ponto de vista mais prático, usar as redes sociais, organizar palestras, ter uma comunicação interna ativa e fazer bate-papos podem ajudar a despertar o interesse dos colaboradores sobre o assunto.
Não raro, as empresas têm em seu quadro colaboradores, sejam homens ou mulheres, atravessando a descoberta e o tratamento de um câncer de mama. Como nessas horas o apoio e o acolhimento são necessários, essas atitudes devem partir também das companhias, não apenas das famílias. Afinal, boa parte do dia passamos no trabalho.
Profissionalismo e empatia andam juntos e podem ajudar
Analise o que o colaborador precisa
Enxergue seu funcionário como uma pessoa
Acompanhe e se interesse pelo tratamento
Tenha em sua empresa uma cultura mais humana
Se puder, tenha plano de saúde. Se não tiver, busque como ajudar
Tenha um setor de RH disponível, atencioso e pró-ativo
Equipe de RH preparada para acolher, orientar e ajudar a conduzir o processo de tratamento
Fique por dentro: Colaboradores fazem parte dos resultados das empresas
Outubro Rosa chama para cuidados permanentes com a saúde

Frequentemente o Reclame AQUI aproveita datas especiais e outras oportunidades para manter seus colaboradores em alerta com a saúde. Dessa forma, recentemente, reuniu o grupo para um bate-papo sobre a prevenção ao suicídio.
E nesse sentido, nesta sexta-feira o tema foi inspirado no Outubro Rosa, e a conversa foi sobre os cuidados permanentes que homens e mulheres precisam ter para evitar o câncer de mama.
Conforme a enfermeira Silvia Oyama, que conversou com os colaboradores, “para ter uma equipe saudável e produtiva é necessário olhar também para a saúde. Nesse aspecto, as empresas precisam ter consciência de que ações como esta, estar a aberta para um bate-papo e levar informação para o ambiente de trabalho facilita o passo seguinte, que é despertar para o autocuidado. Despertar o interesse pela saúde nos colaboradores também é papel das companhias”.
Desperte o interesse da equipe para o cuidado físico e mental
Do mesmo modo, Aline Katyucha do Nascimento, uma das colaboradoras do Reclame AQUI, acredita que a iniciativa da empresa em despertar no colaborador o autocuidado é importante para inseri-los em uma realidade que muitas vezes não conhecem. “Às vezes negligenciamos nossa saúde, mas com esse tipo de ação somos convidados a prestar a atenção no óbvio, que é cuidar da saúde de forma preventiva, principalmente”.
Leia também: Como conscientizar seus colaboradores sobre o outubro rosa
Hábitos saudáveis ajudam na prevenção de doenças
Segundo Silvia, um alerta que fica aos gestores é o fato de as companhias estarem registrando um alto número de jovens adultos doentes. Em suma, o excesso de trabalho, alimentação incorreta, qualidade de vida ruim e do ambiente de trabalho não adequado podem ser sinais de que alguns processos dentro das empresas precisam ser ajustados para contribuir com uma mudança.
Uma vez que esses aspectos são ajustados, as companhias podem fazer mais. Assim sendo , incentivar os colaboradores a se cuidar, consultar um médico, fazer exames regulares e, acima de tudo, buscar os exames e levá-los ao especialista para o diagnóstico faz parte dos cuidados e interesse pelo grupo.
1 comentário »
Obrigada pelo artigo