Desde 2019, o Reclame AQUI acompanha problemas com ligações insistentes. Só em 2024, foram registradas mais de 17 mil reclamações sobre spams telefônicos na plataforma.
Seu telefone também tem tocado com ligações indesejadas? Calma, você não está sozinho! Dos contatos insistentes de telemarketing a golpes, muita gente tem deixado de atender números desconhecidos para evitar essas ligações.
No último mês, o assunto ganhou destaque nacional após uma reportagem exclusiva do Fantástico revelar que, por mês, os brasileiros recebem cerca de 10 bilhões de ligações feitas por robôs.
Pode acreditar, esse problema está longe de ser uma novidade! O Reclame AQUI acompanha o crescimento do volume de reclamações sobre ligações indesejadas desde 2019. Confira:
No último ano, mais de 17 mil reclamações foram registradas na plataforma
No Reclame AQUI, as reclamações sobre ligações indesejadas vem crescendo a cada ano. Em 2019, foram registradas cerca de 5 mil reclamações de consumidores incomodados com esse tipo de contato. Já em 2020 o aumento foi de 32%, indicando que a abordagem sobre os consumidores se intensificou durante a pandemia.
Entre 2019 e 2021, o cenário foi criando forças: o volume de queixas disparou, acumulando um crescimento ainda mais expressivo de 58%. Desde então, o número de reclamações se manteve alto, com picos de crescimento recorrentes.
O problema ganhou proporções ainda maiores em 2024, quando o volume no Reclame AQUI superou mais de 17 mil reclamações registradas. E tudo indica que em 2025, o volume tende a aumentar. Apenas nos três primeiros meses do ano, já foram registradas mais de 5 mil reclamações.

Confira alguns dos relatos dos consumidores no Reclame AQUI:
Gostaria de registrar minha indignação com as ligações insistentes provenientes dos números ***** e *****, ambos pertencentes a uma operadora com a qual não tenho qualquer vínculo ou contrato.
As chamadas ocorrem repetidamente pela manhã, à tarde e à noite, causando incômodo, prejudicando meu sossego e atrapalhando minha rotina diária. Trata-se de uma prática abusiva que invade a privacidade do consumidor.
Solicito a interrupção imediata dessas ligações e o bloqueio do meu número nos sistemas da empresa, uma vez que não autorizei nenhum tipo de contato comercial.
Espero uma resposta rápida e a resolução definitiva do problema. Caso contrário, tomarei as providências cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Tenho recebido em torno de 20 ligações diárias do número ***** que encontrei informações que se trata da Livelo. Não tenho interesse em Telemarketing, já falei em uma das ligações. Não tenho interesse em Clube Livelo. Quero que parem com essas ligações imediatamente ou procurarei meus direitos.
Prezados,
Venho, por meio desta, registrar uma reclamação formal contra a empresa SERVICES ASSESSORIA E COBRANÇAS LTDA, que tem realizado ligações excessivas e insistentes para o meu número de telefone.
Tenho recebido, diariamente, até sete ligações ou mais, o que vem causando grande incômodo e perturbação à minha rotina pessoal e profissional. Já atendi as chamadas, segui as orientações fornecidas e, mesmo assim, as ligações continuam ocorrendo sem qualquer justificativa plausível.
Essa conduta é abusiva e configura assédio telefônico, infringindo tanto o Código de Defesa do Consumidor, quanto a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante ao cidadão o direito de revogar o consentimento para o uso de seus dados pessoais e ser livre de abordagens não autorizadas.
Diante disso, exijo que meu número seja imediatamente removido da base de contatos da empresa e que cessadas todas as tentativas de ligação. […]
Mas, afinal, o que são os “robocalls”?
Enquanto as chamadas de spam se caracterizam por serem ligações indesejadas e repetitivas, os robocalls são a tecnologia por trás dessas ligações.
Os robocalls são chamadas telefônicas automáticas, disparadas por sistemas que ligam para várias pessoas ao mesmo tempo, o objetivo é identificar se o número está ativo. Se você atende, seu número de telefone entra em listas vendidas ilegalmente para empresas de telemarketing ou até mesmo para os golpistas. E claro, tudo isso, sem o seu consentimento.
De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o Fantástico, só em março deste ano, mais de 4 milhões de chamadas com menos de 3 segundos foram disparadas.
Além do incômodo, as ligações também trazem riscos de cair em golpes
As ligações insistentes não incomodam apenas pelo volume. Elas também abrem caminhos para práticas abusivas e golpes. Ao interagir nessas chamadas automáticas, o seu número entra em listas que são vendidas para os golpistas de forma ilegal, aumentando os riscos de abordagens futuras.
Com o seu telefone em mãos, os golpistas entram em ação. Eles se passam por empresas já conhecidas como bancos, operadoras ou instituições públicas através de mensagens automáticas. Após a mensagem, você é transferido para um suposto atendente que conduz a conversa e coleta dados e informações pessoais, como CPF, dados bancários, códigos de verificação e senhas.
Além disso, entre as práticas usadas para aplicar os golpes, é comum que durante a chamada, os robôs façam perguntas como “você pode me ouvir?” ou “está me escutando?”. Se a vítima responde sim, o áudio pode ser gravado e utilizado para autorizar serviços ou transações fraudulentas.
Os golpistas também usam ferramentas que disfarçam o número original por um número aleatório, dificultando as tentativas de bloqueio das chamadas. Assim, como podem fazer a troca do DDD, para dificultar o reconhecimento de origem da ligação.
O que está sendo feito para combater esses golpes?
- A Anatel segue implementando medidas para proibir o uso abusivo de chamadas automáticas, com destaque para a obrigatoriedade do prefixo 0303 em ligações de telemarketing. A proposta é trazer ao consumidor mais clareza sobre quem está ligando e facilitar o bloqueio. No entanto, o código 0303 não se aplica a chamadas feitas pelos golpistas.
- Uma outra medida, que ainda está em fase de implementação, é o “origem verificada” que tem como objetivo mostrar o nome da empresa e o motivo da ligação, autenticando a identidade de quem está ligando.
O que o consumidor pode fazer para se proteger?
Não atenda ligações de números desconhecidos
Se você não reconhece o número que está ligando, a melhor opção é não atender. Muitas robocalls são programadas para desligar automaticamente quando a pessoa atende, mas algumas podem ser usadas para confirmar que seu número está ativo, o que pode levar a um aumento das ligações.
Nunca diga “sim” se te pedirem para confirmar algo na ligação
Golpistas podem tentar induzir você a dizer “sim” durante a ligação, gravando sua resposta para utilizá-la em fraudes, como a aprovação de compras ou contratos não autorizados.
Se alguém te perguntar se você está ouvindo bem, se você é o titular da linha ou qualquer outra pergunta que possa ser respondida com “sim”, evite essa palavra.
Se desconfiar da ligação, desligue e procure o contato oficial da empresa ou instituição
Se você receber uma ligação em nome de uma empresa ou instituição (banco, operadora, loja, etc.) oferecendo algum produto, serviço ou solicitando informações, não forneça nenhum dado por telefone. Desligue a ligação e entre em contato diretamente com a empresa ou instituição por meio dos canais oficiais de atendimento (telefone, site, aplicativo).
Cadastre seu número no portal “Não Me Perturbe”
A plataforma permite que os consumidores cadastrem seus números de telefone para bloquear ligações de telemarketing de empresas como operadoras, bancos e seguradoras. O cadastro é gratuito e pode ser feito online, de forma rápida e fácil.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
