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O que é T-commerce? Entenda como aplicá-lo em seu marketing

Não podemos negar que o comércio eletrônico mudou drasticamente a nossa forma de consumir. Afinal de contas, com o e-commerce, agora, podemos fazer compras sem nem sequer se levantar do sofá, não é mesmo? Mas você sabia que também dá para adquirir itens de forma prática e segura pela smart TV? Pois bem, é aí que entra o t-commerce.

Neste conteúdo, vamos explicar os principais aspectos do t-commerce e como essa modalidade de vendas está mudando o jogo para empresas e consumidores. Vem ler!

O que é t-commerce?

Em tradução literal para o português, television commerce — ou t-commerce — significa comércio de televisão. Na prática, é uma modalidade de comércio que permite que os consumidores façam compras diretamente no aparelho de TV. Nesse contexto, dá para integrar a TV ao celular por meio de QR Code ou fechar a compra pelo controle remoto mesmo. Legal, né?

Como a estratégia funciona, na prática?

Reflita: basta ver uma atriz de novela usando determinada roupa, por exemplo, que a mulherada corre para internet para descobrir marca, valores e lojas virtuais com o item disponível para venda, não é mesmo? Pois bem, além de itens de moda, a lógica também vale para eletrônicos, móveis, artigos de decoração e por aí vai.

O t-commerce entra nesse contexto para facilitar a vida dos telespectadores e aumentar as chances de vendas. Em outras palavras, em vez de pagar pelos espaços publicitários na TV, você pode incluir uma vitrine de produtos na tela para o consumidor fechar compras por ali mesmo. Não entendeu? Então, calma que já vamos explicar.

Funciona mais ou menos assim: ao assistir uma novela, por exemplo, o consumidor visualiza no canto da tela um ícone de carrinho. Daí, basta usar o botão de interatividade do controle remoto para ter acesso ao catálogo de produtos.

Se você gostou do sofá que aparece na cena, por exemplo, é possível usar o controle remoto para encontrar móveis semelhantes, visualizar preços e fechar a compra. Para o consumidor, o recurso é interessante porque facilita a jornada de compra. Para as empresas, a ferramenta deixa as propagandas na TV bem mais dinâmicas para potencializar as vendas.

Veja também: Saiba mais sobre a tendência de live commerce.

Imagem do texto sobre t-commerce

Por que o t-commerce ganhou relevância nos últimos anos?

Em primeiro lugar, vale lembrar que o comércio pela televisão não é nenhuma novidade. Afinal de contas, desde a década de 90 já existem programas e até canais totalmente voltados para as vendas. Polishop TV e Canal Shoptime são alguns exemplos.

Aliás, tem até um filme indicado ao Oscar de 2015 — “Joy: o nome do sucesso” — que retratou uma questão parecida. A história mostra uma empreendedora que inventou um esfregão de limpeza que podia ser torcido sem as mãos. Mas o grande diferencial mesmo foi o produto revolucionário aliado a um bom infomercial que fez as vendas do item bombarem.

De toda forma, lá atrás, o principal canal de vendas era o telefone. Isto é, o produto era exibido na TV, e o consumidor precisava ligar para o número indicado na tela para finalizar a compra. Hoje, com a popularização da internet e dos dispositivos móveis, a possibilidade foi estendida para outros canais, como aplicativos e e-commerce.

Agora, pensa bem: se já temos televisões que se conectam com a internet, faz mais sentido vender diretamente pelo canal, não é mesmo? Pois bem, com a chegada da TV digital e, mais tarde, das smart TVs, surgiu um novo universo de compras on-line: as feitas pelo controle remoto.

Vale a leitura: 14 tendências do e-commerce para 2023.

A seguir, vamos elencar alguns pontos que reforçam o poder do t-commerce. Olha só!

Mais de 95% dos brasileiros têm televisão em casa

Apesar de a televisão ter perdido a preferência do consumidor nos últimos anos, o meio de comunicação ainda dita tendências e incentiva o consumo. Afinal de contas, cerca de 95,5% das casas brasileiras têm, pelo menos, um aparelho de televisão.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram que a TV só perde para o telefone móvel, que, por sua vez, está presente em 96,3% dos domicílios.

E quando o assunto é conectividade, o aparelho de TV também tem um lugar de destaque. Ainda de acordo com o IBGE, o principal equipamento utilizado para acessar a internet é o celular (98,8%), seguido pela televisão (45,1%), microcomputador (41,9%) e tablet (9,3%).

Ou seja, os brasileiros usam mais o aparelho de TV para navegar pela rede que o próprio computador. Interessante, né?

Os telespectadores passam cerca de 5h37m minutos na frente da TV

De acordo com uma pesquisa feita pela Kantar Ibope Média, o brasileiro passa cerca de 5 horas e 37 minutos na frente da TV linear — que engloba os canais abertos e fechados com programação predefinida.

É por isso que a TV ainda é um canal de comunicação importante para o mercado de publicidade e propaganda. Como t-commerce, o potencial de vendas é ainda maior.

Os anúncios são conectados com os conteúdos

O t-commerce pode transformar a forma que você se relaciona com o público. Veja bem: como as compras podem ser feitas diretamente da tela da TV, os anunciantes têm a oportunidade de oferecer aos espectadores a chance de comprar produtos no momento em que são apresentados.

Se o consumidor gostar de uma roupa, por exemplo, ele pode comprá-la em tempo real. Essa sinergia entre conteúdo e anúncio é interessante porque impacta os consumidores no timing certo.

Qual é a diferença para e-commerce, m-commerce, c-commerce e s-commerce?

A gente sabe: esse monte de termos até parece uma sopa de letrinhas. Mas a grande questão aqui é que todas as estratégias estão ligadas ao comércio on-line. E olha: apesar das semelhanças no nome e até nos conceitos, o foco do t-commerce é outro. Entenda!

E-commerce

Basicamente, o e-commerce — também conhecido como comércio eletrônico — é uma plataforma de vendas on-line. Nesse contexto, o consumidor precisa de um dispositivo eletrônico conectado à internet para realizar compras. Já o t-commerce é bem mais específico, por representar apenas o comércio realizado pela televisão, entende?

Saiba mais: Guia do e-commerce — tudo sobre o comércio eletrônico e dicas.

M-commerce

Podemos olhar para o e-commerce como uma espécie de termo guarda-chuva que abriga todas as formas de vendas pela internet. Já o m-commerce é específico para as vendas por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Esse assunto tem tudo a ver com o artigo a seguir. Confira: A relevância do mobile marketing para as empresas.

C-commerce

Enquanto isso, o c-commerce vem do conversational commerce — ou comércio conversacional. Na prática, essa modalidade é voltada para as vendas por meio de interfaces conversacionais, como WhatsApp, chat on-line, Facebook Messenger, Telegram e por aí vai.

Por falar em interface conversacional, veja também: ChatGPT — o que é e como usar no e-commerce.

S-commerce

Em contrapartida, o social commerce (s-commerce) significa comércio social. Em outras palavras, é uma estratégia que se baseia no uso das redes sociais para dar visibilidade para uma marca e realizar vendas.

Vale a leitura: Community commerce — transforme seus clientes em promotores.

Imagem do texto t-commerce

Como usar o t-commerce em seu marketing?

Se você chegou até aqui, já percebeu que o t-commerce é um grande aliado do marketing, não é mesmo? Mas olha: apesar de eficaz, vale lembrar que a estratégia não é para todo mundo, viu?

Afinal de contas, para conseguir vender produtos pela televisão, é necessário um investimento bem expressivo em tecnologia e parcerias. A seguir, vamos dar algumas dicas de como aplicar o t-commerce no marketing. Olha só!

Estude o comportamento do seu consumidor

Antes de tudo, você precisa avaliar se a estratégia é adequada ao seu negócio. Se o seu público não tem o hábito de assistir TV, por exemplo, não faz sentido investir no t-commerce, entende?

Aliás, você se lembra daquela pesquisa da Kantar que já mencionamos neste conteúdo? Pois bem, ela revela que cerca de 75% dos telespectadores têm mais de 25 anos. Mais especificamente: 33% têm idade igual ou superior a 60 anos; 18% estão na faixa de 35 a 49 anos; e 24% têm entre 25 e 34 anos.

Como você pôde notar, pessoas mais velhas curtem mais o conteúdo da TV. De toda forma, é fundamental começar a estratégia com um estudo de comportamento do seu público. O resultado da análise de dados vai mostrar se o seu perfil do seu consumidor tem potencial para aderir ao t-commerce.

Ofereça produtos relevantes

Você chegou à conclusão de que o t-commerce é ideal para o seu público? Se a resposta for sim, agora, você precisa fazer uma seleção de produtos mais relevantes para a sua audiência e alinhados ao conteúdo transmitido.

Por exemplo: durante um programa de culinária, o ideal é inserir produtos que fazem parte do universo para a propaganda ficar mais natural. Entram nesse pacote: panelas, fogões, utensílios de cozinha, ingredientes e por aí vai.

Veja também: Saiba como destacar um produto ou serviço no Google.

Faça parcerias estratégicas

Para conseguir exibir seus programas de forma natural durante as programações, você precisa fazer parcerias com as emissoras. Ou seja, não dá para fazer inserções no BBB, por exemplo, por conta própria, sabe?

Nesse contexto, é importante usar aquele estudo de comportamento do consumidor para identificar as emissoras, programas e espaços comerciais mais adequados ao seu perfil de público.

Afinal de contas, nem sempre o programa de maior audiência dará um retorno interessante para sua empresa. Então, faça parcerias estratégicas para aumentar as chances de sucesso.

Pense nos aspectos técnicos

Para abrir um e-commerce, por exemplo, você não precisa investir rios de dinheiro. Isso porque existem no mercado diversas soluções prontas para os empreendedores customizarem suas lojas virtuais de forma prática e segura.

Por outro lado, as plataformas de t-commerce exigem um aporte financeiro bem mais robusto em tecnologia. Aliás, as parcerias também podem ter custos altos. Logo, é importante fazer as contas direitinho para ver se a estratégia é economicamente viável.

Vale a leitura: Conheça os investimentos iniciais para quem pretende abrir uma empresa.

Diversifique as opções de pagamento

PIX, cartão de crédito, boleto bancário, voucher, carteiras digitais e por aí vai. Oferecer uma variedade de formas de pagamento é essencial para facilitar a vida do consumidor e aumentar a taxa de conversões.

E olha: mais uma vez, vale usar as informações de comportamento do consumidor para identificar as soluções ideais para o seu perfil de público, combinado?

Crie uma estratégia de marketing 360º

Conforme já falamos por aqui, no t-commerce, é possível fechar uma compra pelo controle remoto, sem precisar de um dispositivo adicional. Por outro lado, existem ações integradas que permitem que o consumidor finalize a compra pelo celular por meio do QR Code — e não há nada de errado nisso.

Na verdade, o ideal é integrar a estratégia com diversos outros canais para aumentar as chances de sucesso. Além dessa sincronia entre TV e celular, vale investir em ações de marketing via e-mail, redes sociais, entre outras.

Assim, você pode comunicar a novidade ao público e até mostrar um passo a passo para usar o recurso na TV, sabe? Ao esclarecer seus clientes e diversificar as mídias para atrair mais gente, é possível potencializar a estratégia.

Lembre-se do atendimento ao cliente

Não importa se o seu negócio atua em formato de e-commerce, m-commerce, c-commerce, s-commerce ou t-commerce. Vira e mexe o consumidor tem dúvidas durante a jornada e a sua empresa precisa estar à disposição para atender as demandas do cliente. Sendo assim, nada de negligenciar o atendimento ao cliente, combinado?

Nossa recomendação é deixar visível na tela da TV os canais de atendimento para o consumidor conseguir fazer contato direto com a empresa. Por exemplo: e-mail, WhatsApp, redes sociais, telefone, entre outros.

Mais: é fundamental preparar a equipe de atendimento para receber os consumidores de braços abertos. Nesse contexto, vale investir em treinamentos técnicos e comportamentais para garantir boas experiências aos clientes.

Aliás, o mesmo vale para o pós-venda, viu? Oferecer atendimento no Reclame AQUI é fundamental para auxiliar os consumidores durante a jornada de compra e solução, além de aumentar a confiabilidade na nova ferramenta.

Recapitulando: o t-commerce é o comércio realizado por meio da televisão. Apesar de a modalidade já existir bem antes da chegada da TV digital e das smart TVs, o avanço tecnológico simplificou a jornada do cliente, permitindo fazer compras diretamente do controle remoto. Aliás, a sua empresa pode aproveitar a oportunidade de marketing para atrair consumidores e realizar vendas. Que tal?

Gostou do nosso artigo e quer mais algumas dicas para alavancar as vendas? Então, veja também o que é cashback e como a estratégia pode ser usada no e-commerce.

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