Depois que a reclamação é postada, como os problemas são solucionados? Entenda como acontece a interação com as empresas no Reclame AQUI ✅
Se você já deu o primeiro passo, usou sua voz e registrou a reclamação no Reclame AQUI, saiba que a jornada não termina AQUI. Agora é o momento da empresa mostrar como ela consegue transformar sua experiência e achar uma solução.
O Reclame AQUI facilita o diálogo nas relações de consumo, e a resposta da empresa é apenas o começo do processo que pode levar à solução do problema e à melhoria das experiências como um todo.
Vale a leitura: Como o Reclame AQUI ajuda na solução de problemas? Um guia para quem vai reclamar
Descubra as diferentes formas de interagir na plataforma e como o Reclame AQUI valoriza sua voz para fazer valer seus direitos. Acompanhe:

Como manter a conversa?
O Reclame AQUI é um canal de diálogo, por isso, é importante que você também faça sua parte e interaja com a empresa, sendo colaborativo no atendimento, respondendo às mensagens e ligações. Dessa forma, a empresa pode entender melhor o problema, coletar informações adicionais e oferecer a solução mais adequada. Além, claro, de aprender mais sobre sua visão como consumidor para poder melhorar numa próxima ocasião.
Entenda como funciona a etapa de resposta da empresa
Depois de registrar sua reclamação, existem diferentes formas da empresa interagir no Reclame AQUI para solucionar o problema. Veja só:
- Contato direto: Antes da resposta pública, a empresa pode entrar em contato por telefone ou WhatsApp, para buscar mais informações sobre o produto ou serviço reclamado.
- Mensagem privada: É possível interagir por mensagem privada para trocar informações sigilosas e documentos. As mensagens privadas são enviadas por e-mail, por isso mantenha suas informações de contato atualizadas!
- Resposta pública: Essa é a resposta que fica visível na reclamação para todos os outros consumidores que passam pelo Reclame AQUI. Dessa forma, eles podem acompanhar o atendimento e a solução do problema.
Vale a leitura: O valor da experiência: de que forma o que você diz no Reclame AQUI impacta as empresas e consumidores?
E se a empresa não responder a reclamação?
O Reclame AQUI alerta às empresas sobre todas reclamações postadas, no entanto, a falta de resposta pode ser um sinal sobre a postura da empresa em relação ao atendimento à solução dos problemas.
Para as empresas com menos de 50% das reclamações respondidas, você pode avaliar o atendimento, após 3 dias corridos da publicação da reclamação, mesmo sem a resposta da empresa.
Vale a pena reclamar quando a empresa não responde no Reclame AQUI? Lembre-se, faça a sua voz ser ouvida e compartilhe sua experiência com outros consumidores, inclusive, avaliando o atendimento da reclamação. O que você diz na plataforma serve de alerta e orientação para outras milhares de pessoas.
Após a resposta da empresa, a conversa continua no Reclame AQUI
🗣️💬 Se você precisa fornecer informações adicionais, apresentar novas evidências ou propor soluções alternativas. Sendo assim, você pode avaliar a reclamação ou adicionar réplicas para responder à empresa e negociar a solução do problema. Essas réplicas são interações públicas na resposta da empresa.
Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados para não perder nenhuma oportunidade de contato com a empresa. Desse modo, você acompanha todas as atualizações que acontecem no status da reclamação, inclusive, novas interações.
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