Se você é daqueles que mantém na sua casa uma caixinha especial de primeiros socorros e medicamentos mais “comuns” do dia a dia, essa matéria é pra você.
Inclusive, você já deu uma olhada na sua caixinha de remédios neste ano para verificar se todos os fármacos ainda estão dentro do prazo de validade? Ainda não?! Então aproveite o fim da matéria pra dar uma olhada, afinal, a resposta é SIM, medicamentos vencidos podem perder sua eficácia ao longo do tempo.
A data de validade indica até quando o fabricante garante que o medicamento mantenha sua potência, segurança e qualidade, desde que armazenado corretamente.
Após a data de validade, os ingredientes ativos do medicamento podem se deteriorar ou perder sua força terapêutica. Com isso, a eficácia do remédio é afetada para tratar a doença ou aliviar os sintomas para os quais ele foi receitado.
Além disso, outros fatores, como exposição à luz, umidade ou temperatura inadequada também podem influenciar a eficácia do medicamento ao longo do tempo. Por isso, procure guardar o medicamento sempre longe do calor e de umidades altas para evitar qualquer problema.
Essa publi é real? Cuidado com os anúncios falsos promovidos por influenciadores nas redes sociais
Será que faz mal? Os especialistas alertam
Tomar medicamentos vencidos pode ser sim prejudicial à saúde. A data de validade indica até quando o fabricante garante que o medicamento mantenha sua potência, qualidade e, principalmente, segurança, lembrando que precisam ser armazenados corretamente.
Além disso, medicamentos vencidos podem sofrer alterações em sua composição química após o período de validade, levando o usuário a efeitos colaterais indesejados ou reações alérgicas.
Portanto, é importante nunca tomar medicamentos vencidos e descartá-los de maneira adequada. Se você tiver dúvidas sobre a eficácia de um medicamento ou precisar de uma nova receita, é fundamental consultar um profissional de saúde para te auxiliar no tratamento e posologia dos remédios.
Sites nacionais x sites estrangeiros: qual o mais seguro para comprar?

Descarte correto dos medicamentos
O descarte adequado de medicamentos vencidos é importante para garantir a proteção ao meio ambiente e evitar riscos à saúde pública. Isso porque os sistemas de tratamento de esgoto disponíveis não conseguem eliminar algumas substâncias dos fármacos, contaminando o meio ambiente e causando danos para todos.
Aqui estão algumas opções para descartar remédios vencidos:
Farmácias: Muitas farmácias têm programas de coleta de medicamentos vencidos, onde os pacientes podem levar seus medicamentos para serem descartados de forma segura.
Postos de coleta: Em algumas cidades do Brasil, o descarte de medicamentos pode ser realizado em farmácias e drogarias habilitadas espalhadas no local, além de poderem ser entregues também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As UBSs recebem o produto, realizam sua identificação na categoria química e o acondicionam devidamente embalado e lacrado. Logo após esse processo, os resíduos são coletados pelas concessionárias que prestam o serviço de coleta do município.
Distribuidores e fabricantes: Já os distribuidores, por sua vez, farão a coleta dos medicamentos nas farmácias e drogarias e realizarão a transferência dos produtos para os pontos de armazenamento secundário. A destinação final dos materiais descartados fica a cargo dos fabricantes e importadores de medicamentos.
Importante: Nunca jogue medicamentos no vaso sanitário ou jogue no lixo comum sem tomar precauções. Isso pode poluir o meio ambiente e representar um risco para a saúde pública.