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Marketing de influência: Como potencializar seu e-commerce com influenciadores

Sabe aquele produto que você comprou, porque uma amiga ou pessoa que você conhece ou acompanha te recomendou? Pois bem, isso é o marketing de influência.

A cada dia com mais força, os influenciadores digitais vem ganhando e cativando não só a atenção do público como também das marcas e empresas.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 67% das pessoas seguem influenciadores no Instagram e, além disso, 55% já compraram algo que foi indicado nas redes sociais.

Continue essa leitura e descubra como ter resultados incríveis para sua marca usando a estratégia de marketing de influência.

Marketing de influência ? O que é?

O marketing de influência, nada mais é do que a promoção de produtos e serviços feitos através de pessoas populares nas mídias sociais, os famosos influenciadores digitais estes por sua vez tem grande poder de influência e engajamento com seus seguidores.

Logo, o marketing de influência é uma forma da marca se comunicar com o seu público de forma orgânica e tal relação se baseia em confiança e engajamento.

Como o engajamento do público é muito alto com o influenciador, e essa costuma ser uma relação de confiança, o público literalmente “compra” a ideia daquele produto ou serviço que lhe está sendo oferecido.

Segundo pesquisa do The Influencer Marketing Hub (em parceria com Viral Nation e NeoReach), em 2020 , 40% dos usuários do Twitter afirmam que realizaram compras por causa de um tweet de um influenciador.

Já outro estudo realizado pela QualiBest, apontou que influenciadores são a segunda maior influência na tomada de decisão de compra, perdendo somente para indicação de amigos. 

Agora ficou mais claro a importância e peso que essa ação pode trazer para sua estratégia de marketing digital?

Mas afinal, como funciona o marketing de influência?

Basicamente, o marketing de influência trabalha através de ações e campanhas de marketing feitas por figuras famosas da internet e redes sociais. Tais ações ou campanhas tem um propósito bem definido e claro, humanizar a marca e criar aproximação e conexão entre público x empresa, e assim:

  • gerar valor e confiança para o negócio
  • alcançar novos clientes
  • reter clientes já existentes
  • influenciar na decisão de compra

A descontração e convívio diário, mesmo que somente pelas redes sociais dos influenciadores digitais com o público, traz a sensação de proximidade e confiança, assim fazendo com que a audiência queira usar marcas e produtos indicados e aprovados por essas pessoas.

Por que contratar um influenciador digital?

Pense onde as pessoas hoje em dia passam a maior parte do seu tempo, exatamente na internet. Segundo pesquisas, os brasileiros gastam mais de 10 horas diárias navegando na internet, sendo que 3 horas e 42 minutos desse tempo é para acessar as redes sociais. De acordo com pesquisa, o Brasil ocupa o segundo lugar da lista como um dos países que passam o maior tempo nas mídias digitais do mundo, ficando atrás somente das Filipinas (4h15) e Colômbia (3h45).

Sendo assim, independente da persona ou público alvo do seu negócio, a probabilidade dessas pessoas estarem em alguma rede social é altíssima.

O grande desafio da internet é se conectar com o seu público alvo, e é exatamente aí que entra o trabalho do influenciador digital. Ele trabalha como uma ponte, colocando a marca em contato com a sua audiência,  assim demonstrando o produto ou serviço ao potencial cliente e despertando o interesse e desejo de compra dele.

Principais vantagens do marketing de influência para minha marca

Pelos influenciadores serem pessoas comuns, isso não só gera credibilidade como também identificação com o público alvo.

Outro ponto positivo do marketing de influência, é que ele é muito mais suave e sutil, não interrompendo ou sendo invasivo ao usuário. Veja mais vantagens abaixo:

1. Segmentação de audiência

2. Identificação com o público 

3. Possibilidade de avaliar resultados 

Os influenciadores têm uma relação de muita proximidade com seus seguidores em seus conteúdos, não só pela frequência de postagens como também pela autenticidade de conteúdo, e isso gera ainda mais conexão com toda essa audiência.

Se o seu negócio é do ramo da beleza, por exemplo, vale procurar influenciadores digitais de moda e beleza pois estes conversam diretamente com seu público de interesse.

Já outra coisa muito bacana, é que todas as ações realizadas com influenciadores digitais podem ser analisadas em tempo real, acompanhando resultados como aumento de seguidores, vendas e engajamento. Essa exatidão de eficácia ou não, é fundamental para garantir ainda mais assertividade, clareza e confiança nas suas ações.

Obtendo o melhor das suas campanhas de marketing de influência

Para garantir o maior êxito possível em suas estratégias de marketing de influência, confira algumas dicas que separamos para você:

Localização da sua audiência

Se o seu e-commerce é pequeno, talvez a melhor ideia nesse caso é contratar um influenciador local ou micro influenciador, pois ele fala diretamente com o público que está na sua região de interesse. Leve em consideração se você tem estrutura e suporte para atender o Brasil todo, por exemplo. Caso você não consiga atender uma alta demanda, promover o seu produto para outras regiões e estados pode ser um tiro no pé e manchar a imagem e reputação de sua empresa.

Mesma linguagem de discurso nas campanhas

Alinhe para que a mesma estratégia de comunicação que está sendo falada pelo influenciador em sua campanha, esteja alinhada em todas as outras plataformas e canais de comunicação da empresa. Assim passando segurança e seriedade para o público

Seja transparente

Confiança é a base das relações. Sendo assim, suas parcerias devem sempre deixar claro que o conteúdo produzido com sua marca é uma publicidade paga. Uma forma já bem conhecida pelo público é a hashtag #publi. De encontro a isso, a transparência também é lei: o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor determina que as publicidades devem ser facilmente identificadas pelos consumidores.

Gostou das vantagens de usar o marketing de influência no e-commerce? 

Agora que você conhece todas as vantagens, é só montar um bom planejamento, escolher os influenciadores que fazem sentido para sua marca e nicho de mercado e usar as estratégias de marketing digital para atrair ainda mais clientes e bombar em suas vendas.

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