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123milhas: comprou a Linha Promo com a empresa? Entenda o que fazer agora

123milhas: comprou a Linha Promo com a empresa? Entenda o que fazer agora

Linha Promo 123milhas

Pacotes com embarque de setembro a dezembro de 2023 foram suspensos pela empresa. 123milhas já divulgou nota esclarecendo a situação que envolve passagens da Linha Promo

Os clientes com viagens marcadas entre setembro e dezembro de 2023 através da agência de turismo online 123milhas enfrentam um problema que não estava no roteiro. Isso porque na última sexta-feira (18) a empresa informou que não emitirá as passagens da Linha Promo com embarque no próximo mês (setembro) até dezembro.

Segundo a empresa, em nota em seu site oficial, “a linha precisou ser suspensa por motivos alheios e contrários à vontade da empresa”, e os valores pagos pelos viajantes serão devolvidos em vouchers, mais correção monetária.

A decisão inesperada pegou muita gente de surpresa, e gerou milhares de reclamações na internet. Entre os dias 18/08/2023 (sexta-feira quando a empresa anunciou os cancelamentos) e 20/08/2023 (último domingo)*, mais de 5.790 reclamações foram publicadas no Reclame AQUI pelos consumidores, sendo os principais motivos “estorno do valor pago” e “propaganda enganosa”.

Já o acesso à página da 123milhas no Reclame AQUI em busca de informações da empresa, ultrapassou 120 mil visualizações no sábado, dia 19 de agosto.

reclamações nos últimos meses para a 123milhas
Somente entre os dias 18 a 20 de agosto deste ano, mais de 5.790 reclamações foram registradas para a 123milhas no Reclame AQUI

Confira algumas das milhares de reclamações publicadas no Reclame AQUI sobre os cancelamentos:

Consumidor de Ribeirão Preto (SP):
Como é sabido e noticiado por todos, a 123 Milhas cancelou todas as passagens de setembro a dezembro do pacote promo. De forma bem objetiva e clara, não aceito o voucher e segundo a lei do consumidor, posso optar pela devolução do dinheiro integral. O mínimo seria a empresa devolver com correção monetária – visto que não conseguirei fazer a viagem (danos morais) e as passagens em cima da hora estão inviáveis. Deixo meus parabéns à empresa por este tratamento tenebroso.

Consumidor de Manaus (AM):
Efetuei a compra de duas passagens na seção Promo123 pelo qual foram canceladas faltando poucos dias para o embarque. Gostaria de solicitar o reembolso total e correção monetária do valor pago. NÃO TENHO INTERESSE DE MANTER QUALQUER VÍNCULO COM ESTA EMPRESA. Pois esse problema está me causando danos financeiros e emocionais. Deixando claro que não aceito o voucher e quero meu reembolso total e correção monetária o mais urgente possível. Evitando desgaste com processos por danos morais entre outros.

Consumidor de Brasília (DF):
Adquiri o pacote da 123 promo. E tinha um voo para o início de setembro. Tenho um casamento marcado e diversas reservas pagas. No sábado mesmo adquiri outra passagem aérea para Roma, tendo em vista a proximidade da data e os preços intermitentes. Gostaria do ressarcimento em dinheiro do valor do voucher e assim como da diferença de preço das passagens aéreas. Não possuo tempo hábil para aguardar voucher que será ressarcida em cerca de 10 dias corridos. Gostaria de resolver diretamente, administrativamente, sem que seja necessária judicialização. Inclusive adquiri uma das passagens com o preço mais acessível, tendo em vista que para as mesmas datas a passagem chegaria a 12000. Tenho uma série de danos morais com relação ao evento. O fato aconteceu em vésperas de prova de concurso, possuo reservas pagas no exterior, a marcação das minhas férias em setembro é excepcional no meu trabalho e a passagem precisou ser marcada para dias antes, tendo em vista o valor mais acessível. Enviei uma série de mensagens para 123 milhas com tentativas de conciliação e ressarcimento imediato que foram completamente ignoradas pela empresa.

Mas as reclamações não pararam somente na indignação do cancelamento das passagens.

Alguns dos clientes que já receberam os vouchers de reembolso também estão sendo surpreendidos, segundo eles, negativamente com a forma de uso desses vouchers.

De acordo com os clientes, os vouchers estão sendo divididos e não podem ser usados em conjunto para uma nova compra, limitando 1 voucher por compra.

Consumidor de Londrina (PR):
Fiz a compra de uma promo 123 que foi cancelada. O correto seria reembolsar o valor, já que a culpa foi da empresa. Aceitei receber o reembolso por voucher. Ainda assim, me sacaneiam de novo, dividindo o reembolso em 5 vouchers, que não podem ser usados mais de um por compra. O resultado é que me obrigam a fazer 5 compras para restituir o meu dinheiro, sempre tendo que gastar a mais, já que o valor do voucher sempre fica a mais ou a menos dos itens que gostaria de comprar. Ao reclamar, dizem que eu aceitei o voucher. Mas aceitei sem ter sido informado dessas condições, ilegais segundo o código do consumidor. Exijo meu reembolso em dinheiro ou pelo menos um sistema onde possa utilizar meu crédito de forma livre.

Consumidor de Rio Claro (SP):
Comprei um pacote de viagens para Natal pela promo 123 a quase um ano, na última sexta-feira (18/08/2023) recebi a triste notícia de que os pacotes promo foram suspensos e que teríamos que aceitar o estorno do pagamento por meio de vouchers. No dia de hoje solicitei o meu voucher para tentar outra viagem, porém a empresa quer me devolver o valor em três vouchers, eu preciso apenas de dois para fechar voo e hotel, por gentileza, verifiquem a minha solicitação, não me importo de receber os vouchers, mais quero poder escolher pelo menos a quantidade.

Consumidor de Florianópolis (SC)
Ao cancelarem meu pacote promo me deram 5 vouchers, o que é um absurdo pois agora tenho que fazer 5 viagens com eles para eu reaver meu dinheiro. Gostaria simplesmente do meu dinheiro de volta […].

O que diz a 123milhas

De acordo com comunicado divulgado pela empresa em seu site oficial, “a decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia.

Os valores pagos pelos clientes que adquiriram produtos da linha PROMO com embarque previsto para setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 serão integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI – acima da inflação e dos juros de mercado. Os vouchers podem ser usados por qualquer pessoa para compra de outros produtos da 123milhas.”

nota da 123milhas
Confira a nota divulgada pela empresa

Na página da empresa no Reclame AQUI, a 123milhas também incluiu um esclarecimento explicando o cancelamento da Linha Promo:

esclarecimento no Reclame AQUI
Esclarecimento também foi destacado na página da 123milhas no Reclame AQUI

Além da nota oficial no site e do canal de WhatsApp disponibilizado – (31)  993970210 -, a empresa dispõe de um espaço exclusivo para solicitação do voucher. Para acessar, clique AQUI.

 Como resolver o problema?

Se você é um dos clientes que compraram passagens através da Linha Promo com a 123milhas e precisa o quanto antes resolver o seu problema, a primeira orientação do Reclame AQUI é procurar os canais oficiais de atendimento da empresa pelo link https://123milhas.com/promo123/.

No próprio Reclame AQUI, a 123milhas possui em sua página conteúdo sobre reembolso em voucher, que pode auxiliar também neste momento. Para acessar as regras e orientações da empresa, clique neste link

Agora, se você já fez tudo isso e não obteve solução, registre a sua reclamação para a empresa no Reclame AQUI (em nossa plataforma, a 123milhas é uma empresa RA1000 e tem respondido às reclamações recebidas).

Se necessário, você também poderá procurar seus direitos através de outros canais de proteção ao consumidor. 

De acordo com reportagem do G1, a CPI das Pirâmides Financeiras da Câmara dos Deputados deve investigar a empresa 123milhas e avaliar os “prejuízos causados aos brasileiros” por causa dos cancelamentos, bem como o Ministério do Turismo e o Ministério da Justiça, que acompanham o caso.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

No caso da 123milhas, os clientes estão protegidos pelos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em análise feita pelo G1, o artigo 35 determina que, caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode:

  • Aceitar outro produto que seja equivalente ao que você comprou: o que é proposto pela 123milhas, fazer o ressarcimento através de voucher;
  • Exigir o cumprimento forçado: o consumidor pode exigir que a empresa emita a sua passagem e o pacote da forma como ela realizou a venda;
  • Rescindir o contrato e ter o valor do produto comprado de volta, restituído e com correção atualizada, além de perdas e danos.

O Reclame AQUI acompanha o caso e está atento para trazer todas as informações e evoluções sobre este assunto para você.

Em maio deste ano, os consumidores enfrentaram uma situação complicada com o Hurb, por conta de cancelamentos e remarcações de viagens envolvendo a agência online.

Leia mais em https://blog.reclameaqui.com.br/problemas-com-o-hurb-saiba-como-resolver/

Fontes: G1/ CNN/ IstoÉ 

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