Sem grandes descontos em produtos mais caros, consumidores focaram na busca da renovação do guarda-roupa
Black Friday 2022 e Copa do Mundo ao mesmo tempo. Tinha tudo pra dar certo, mas também o contrário. No fim das contas, o evento esportivo desacelerou a maior promoção do varejo brasileiro provocando o desinteresse do consumidor. E o resultado foi uma Black Friday morna, cheia das mesmas promoções que ele já conhece. Sem grandes descontos em produtos que o público já sinalizava interesse desde o mês de agosto – eletrodomésticos, linha branca, eletroeletrônicos e eletroportáteis -, os brasileiros que resolveram quebrar o porquinho para comprar tiveram que ir adquiriram itens como calças, blusas, calçados, camisetas e até perfumaria. Assim, a Black, que era pra ser a da Copa, se tornou a Black Friday do Lookinho.
“O jogo do Brasil atrapalhou a estratégia das empresas na Black Friday, afetou o interesse dos consumidores na data, fez o acesso ao site do Reclame AQUI oscilar, que, no fim, se estabilizou na sexta-feira. Ao longo do dia oficial, os níveis de acessos e reclamações se aproximaram daqueles registrados na promoção de 2021. E, a partir das 10h de sexta-feira até superaram as queixas do ano anterior, mas em um máximo de 7,3% à noite. Enquanto que a queda no dia anterior, durante o jogo do Brasil foi grande, chegando a 80%. E isso não deu para recuperar hoje”, analisa o Cofundador e CEO do Reclame AQUI, Edu Neves.

Mesmo com retração de compras, consumidores reclamaram
De 2020 para cá, os brasileiros viveram várias Black Fridays que acompanharam sua mudança de comportamento. A de 2020 foi a da pandemia, com foco em itens como móveis, eletrodomésticos e artigos de cozinha. A de 2021 ficou conhecida como a da “mercearia”, quando os brasileiros basicamente compraram itens de supermercado. Nesses dois anos, eram produtos para “dentro de casa”. E, agora em 2022, as compras foram concentradas em produtos de vestuário para sair de casa, literalmente. E com tickets médios mais baixos.
A preparação da casa este ano, especialmente visando à Copa, aconteceu antes da Black Friday. Os próprios varejistas se movimentaram de forma a oferecer, ao longo de todo o ano, promoções de itens para o momento do evento esportivo.
E, apesar da retração, isso não quer dizer que o consumidor não reclamou! Ele reclamou dos meios de pagamento, de sites falsos, das empresas tradicionais da data, como grandes e-commerces, delivery… enfim, foi atrás de resolver os seus problemas, como sempre. Mas ainda vale notar que a maioria das empresas no ranking das 10 mais reclamadas têm boas reputações e atendem ao Reclame AQUI.

Produtos de valores mais baixos conquistaram a preferência do consumidor na Black Friday 2022
Desde o início do monitoramento do Reclame AQUI das reclamações relacionadas a compras na Black Friday, a partir do meio-dia da quarta-feira (23/11/2022) até as 21h desta sexta-feira (25/11/2022), foi possível perceber evolução no valor do ticket médio. Apesar de os tickets mais altos de compras terem se elevado durante a sexta-feira oficial de Black Friday, eles não conseguiram acompanhar a demanda por artigos mais baratos, como calças, blusas, tênis e perfumes.

É notável ainda que uma das estrelas desta Black Friday foi o PIX. O método de pagamento que estreou no Brasil há pouco mais de um ano já representa 24,6% das compras feitas pelos consumidores, ficando atrás apenas do pagamento com cartão de crédito (58,6%), conforme pesquisa feita pelo Instituto Reclame AQUI no início da noite desta sexta-feira, com 1.001 usuários da plataforma.
De acordo com Neves, a adoção do PIX como forma de pagamento aumenta a necessidade de o consumidor pesquisar a reputação e a confiabilidade das lojas.
“O PIX não dá marcha ré. Se o consumidor pagou, não vai recuperar o dinheiro. Já com pagamentos no cartão, existe a possibilidade da recuperação do valor pago. O PIX atendeu aqueles consumidores que compraram ofertas com valores mais baixos, pagamento à vista/desconto. Já o cartão de crédito supriu a necessidade de quem comprou mercadorias de valor elevado, com necessidade de parcelamentos mais longos”, explica o CEO.
Pra completar, nesta Black Friday, Propaganda Enganosa foi o principal motivo de reclamações e denúncias dos consumidores no Reclame AQUI, seguido de Atraso na Entrega. Comportamento que ano a ano o Reclame AQUI percebe se alternar e que, naturalmente, acompanha o impacto das promoções oferecidas pelas lojas.

O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022! E durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.
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Quem diria! Na Black Friday, brasileiro se planeja mais nas compras e gasta menos
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