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A importância do serviço de delivery para empresas

Praticidade, comodidade e economia. Essas são algumas vantagens de fazer compras pela internet. Aliás, todos esses benefícios também são aplicados ao delivery. Afinal de contas, as compras pela ferramenta são ainda mais práticas devido à rapidez da entrega.

Mas olha: não são apenas os restaurantes que faturam as vendas em apps do tipo, viu? Na verdade, empresas locais de vários setores podem apostar na estratégia para vender seus produtos na internet e elevar o faturamento.

Gostou da ideia e quer entender melhor como funciona o delivery? Vem com a gente que falamos tudo sobre o assunto neste artigo. Olha só!

Qual é a importância dos aplicativos de delivery para as empresas?

De maneira resumida, os aplicativos de delivery são canais de vendas. E como essa forma de fazer pedidos on-line caiu no gosto dos consumidores, investir na ferramenta é importante para dar maior visibilidade aos seus produtos, atrair mais clientes e converter vendas.

O fato é que os apps de entrega foram a salvação de consumidores e empresas em meio às medidas de distanciamento social. Aliás, o delivery de comida que já era sucesso bombou ainda mais no período. E quem ainda não tinha o hábito de usar a ferramenta para comprar outros itens resolveu experimentar e não largou mais.

A prova disso é que 81% das empresas que implementaram o sistema de delivery durante a pandemia mantiveram a modalidade mesmo após a reabertura das lojas físicas. O dado é de uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva a pedido da VR Benefícios, em 2021.

Em 2022, um novo levantamento foi feito para entender melhor o comportamento do consumidor no período pós-quarentena. O resultado mostra que, de fato, vários hábitos adquiridos em meio a pandemia foram mantidos. Olha só alguns números interessantes da pesquisa:

  • 70% das empresas usam sistemas de delivery;
  • 70% desses negócios também têm loja virtual própria;
  • o delivery representa mais da metade do faturamento para 37% das empresas que trabalham nessa modalidade;
  • 58% dos negócios afirmam que o uso de ferramentas digitais — como apps de delivery, WhatsApp e redes sociais — contribuem para o aumento nas vendas;
  • 80% dos empresários concordam que os meios de pagamento digitais também são importantes para as vendas.

Moral da história: ao ignorar os apps de delivery, você pode perder oportunidades de negócios e de consolidação de marca.

Leia também: Conheça as principais mudanças no comportamento do consumidor.

Como funcionam os aplicativos de delivery?

Para começar, vamos fazer uma analogia com os tele pizzas de antigamente. Acompanhe nosso raciocínio: há pouco tempo atrás, para pedir uma pizza em casa, você precisava pegar o telefone e ligar para um restaurante específico, não é mesmo?

Nesse contexto, o atendente anotava o seu endereço e apresentava as opções de forma verbal. Daí, você fazia a escolha do sabor com base na descrição do atendente — sem ver uma foto ou ler a lista de ingredientes de maneira mais detalhada.

Em seguida, era só escolher e aguardar a entrega em casa. Tem mais um detalhe: de modo geral, o pagamento era feito ao motoboy no ato da entrega.

Não faz muito tempo que isso mudou. Aliás, muitas empresas locais ainda funcionam nesse sistema. A grande questão aqui é que, com os apps de delivery, tudo ficou ainda mais prático. Entenda!

Aplicativo

Em primeiro lugar, as vendas via delivery são feitas por meio de aplicativos. Nesse contexto, entram os apps de mensagem instantânea — como o WhatsApp — redes sociais e ferramentas especializadas em entrega.

Mais: entre os aplicativos de delivery, existem duas opções: marketplace ou app próprio da marca. Não entendeu? Então, calma que vamos explicar.

Os marketplaces são espécies de shoppings virtuais que reúnem diversos lojistas em apenas uma plataforma. Para entender melhor como funciona, basta se imaginar passeando na praça de alimentação de um shopping. Nesse momento, você observa todos os restaurantes, os cardápios, os preços e até as fotos dos alimentos para escolher a melhor opção, não é mesmo?

Pois bem, os apps de entrega no formato de marketplace funcionam de forma semelhante: são várias empresas atuando na mesma plataforma. Rappi, iFood e aiqfome são alguns exemplos.

Nesse contexto, usar a ferramenta é interessante porque aumenta a visibilidade da marca. Além do mais, essa é uma forma de garantir praticidade ao cliente, já que ele pode comparar as opções de forma simplificada.

Em contrapartida, os apps próprios da marca exibem apenas os produtos vendidos por ela mesma. Ainda existem aplicativos focados em delivery — isto é, buscar e entregar pacotes, como o Lalamove, Loggi e Rappi.

Sendo assim, para fazer vendas por delivery, é necessário cadastrar a sua empresa em algum aplicativo. O cliente também precisa instalar a ferramenta no celular para fazer pedidos on-line.

Vale a leitura: Compras em atacado por aplicativo nem sempre são vantajosas! Fique de olho!

Pedido

Ao entrar no app, o consumidor terá acesso às opções disponibilizadas pela loja. É como se fosse um e-commerce na palma da mão, sabe? Dá para ver o nome da empresa, endereço, descrição do produto, foto, preço, prazo de entrega etc.

E olha: não estamos falando apenas de comida não, viu? Na verdade, é possível pedir quase tudo pelos apps. Por exemplo: medicamentos, itens de supermercado, produtos de beleza, decoração, eletrônicos, consoles, flores, roupas, calçados, artigos de sex shop, ração para pet, brinquedos para as crianças, bebidas e comidas para assistir aos jogos da Copa e mais uma infinidade de opções.

De toda forma, para fazer o pedido, o consumidor precisa acessar o catálogo virtual. Daí, é só adicionar o item de desejo no carrinho, preencher os dados de entrega e partir para o próximo passo.

Pagamento

De modo geral, os apps de entrega exigem pagamento antecipado para fechar o pedido — assim como acontece no e-commerce. Assim que aprovado, o item segue para a preparação.

No entanto, essa não é uma regra. Alguns estabelecimentos também aceitam pagamento no ato da entrega. Então, como as políticas de pagamento variam conforme o app utilizado, vale ficar de olho nesse aspecto durante o processo de cadastro.

Veja também: O quanto as formas de pagamento impactam as vendas?

Entrega

Ao fechar o pedido, o consumidor receberá uma estimativa de entrega. O prazo pode variar de acordo com a demanda da empresa, do produto, do trânsito, entre outros. Aliás, existem diversos veículos de entrega: bicicleta, moto, carro, veículos utilitários e por aí vai. Tudo depende do app de delivery escolhido.

Avaliação

Na maior parte dos casos, após receber o produto em casa, o consumidor pode avaliar a qualidade dos serviços. Nesse contexto, dá para falar da velocidade da entrega, informar se a comida chegou quentinha, se algum item veio quebrado etc.

Aliás, outros consumidores vão ler esses relatos para decidir se vale a pena ou não comprar daquela empresa, viu? E por falar em avaliações, sugerimos a leitura a seguir: Como incentivar seus consumidores a fazer reviews.

Viu só como os aplicativos de delivery são práticos? Pois bem, a ferramenta apresenta vantagens tanto para os consumidores, quanto para as empresas. É por isso que vale a pena investir. 

Mas a pergunta que não quer calar é: como usar as ferramentas digitais para vender mais? Vamos dar algumas dicas nesse sentido a seguir. Veja só!

Avaliação no delivery
Avaliação no delivery

Afinal, como destacar a sua empresa nos aplicativos de entrega?

Antes de tudo, você precisa fazer uma pesquisa de mercado para entender se faz sentido abrir um delivery no seu nicho. Se você trabalha com bolos personalizados, por exemplo, fica complicado fazer entregas para cidades a 500 km de distância, entende?

Sendo assim, o primeiro passo é colocar os prós e contras na balança para avaliar se a alternativa é viável e se, de fato, você terá retornos positivos com o delivery. Feito isso, aí, sim, você pode seguir para o próximo passo!

Estude o comportamento do seu consumidor

Além de estudar o mercado, é interessante entender bem o comportamento do consumidor. Afinal de contas, os desejos e necessidades do cliente vão nortear as estratégias da empresa.

Todo esse conhecimento ajuda a identificar os produtos ideais para incluir no delivery, os métodos de pagamento preferenciais, os melhores horários de atendimento e por aí vai.

Por falar em estudos de mercado, veja também: Descubra como extrair mais dados do seu e-commerce.

Estude o comportamento do consumidor - delivery
Estude o comportamento do consumidor – delivery

Escolha a plataforma de delivery de forma estratégica

Lembra que já citamos por aqui sobre os tipos de aplicativos de delivery? Pois bem, na etapa de planejamento, você precisa usar os dados obtidos nos estudos de mercado e de comportamento do consumidor para escolher a ferramenta de forma estratégica.

Pensa bem: se o app escolhido não faz entregas na região que os seus clientes estão, por exemplo, não faz sentido cadastrar a sua empresa por lá, entende?

Além do mais, dependendo do seu nicho, é interessante avaliar se não é melhor criar um app próprio. Dessa forma, você pode personalizar o seu esquema de entrega para atender melhor os consumidores.

Estabeleça regras para o delivery

Vamos supor que a sua loja vende roupas. Nos dias dos jogos do Brasil na Copa, por exemplo, você pode ter um aumento na demanda de roupas nas cores da bandeira, camisas oficiais, acessórios, entre outros.

Se você não estabelecer regras e deixá-las claras na página, o consumidor pode se frustrar com os serviços. Logo, a tendência é inundar a página da empresa no Reclame AQUI com queixas sobre atraso na entrega, cancelamento de pedidos, dificuldade de trocas etc.

Para solucionar essa questão, você deve criar uma espécie de manual com as seguintes informações:

  • horário de funcionamento;
  • raio de entrega;
  • prazo de entrega;
  • taxas;
  • política de trocas e devoluções;
  • entre outros.

Voltando ao exemplo das roupas da Copa, imagine uma empresa local que entregará roupas no dia do jogo. É legal estabelecer um horário limite para os pedidos para garantir que o produto chegue a tempo de torcer, entende? O mesmo vale para delivery de petiscos, bebidas, entre outros.

Saiba mais: A Copa do Mundo começou! Vem ver os produtos mais procurados para a época.

Estruture o processo de entrega

Ter processos bem definidos é fundamental para o cliente receber o produto certo e no prazo combinado. Então, mapeie todas as etapas — do pedido à entrega — para facilitar o trabalho dos colaboradores.

Por exemplo: o que fazer quando o pedido recebido? Como separar o produto no estoque? Qual embalagem usar? Qual é o momento certo para emitir a nota fiscal? Aliás, nesse contexto, vale estabelecer prazos para o cumprimento de cada fase, viu?

De toda forma, nossa dica é investir em softwares para facilitar a gestão do delivery. Dessa forma, boa parte dos processos pode ser automatizada, como cadastro de clientes, emissão de notas fiscais, otimização de rotas, fluxo de caixa etc.

Conte a novidade aos consumidores

Talvez, aquele cliente que faz compras frequentes na sua loja — seja de forma presencial ou on-line — ainda não saiba que você oferece o serviço de delivery. Mais: pode ser que um comprador em potencial não fez negócios com sua empresa porque desconhece a facilidade.

Sendo assim, é legal fazer um bom trabalho de divulgação. Vale fazer e-mail marketing para sua base de contatos, criar posts para as redes sociais, enviar mensagens via WhatsApp, incluir botões para o app de delivery no e-commerce e por aí vai.

Você pode até incentivar os consumidores a fazerem postagens nas suas redes sociais para aumentar o alcance da mensagem. Aliás, quando o assunto é rede social e engajamento, não podemos deixar de falar do TikTok: Entenda o sucesso da rede social do momento.

Cuide da imagem da empresa

A reputação da marca nada mais é que a forma que ela é vista pelos consumidores. Da mesma forma que os clientes têm o hábito de investigar a reputação de e-commerce e lojas físicas, eles também pesquisam sobre os serviços de delivery.

Afinal de contas, esse cuidado é importante para aumentar a segurança da compra. Se uma empresa tem fama de atrasar as entregas, de tratar mal os clientes e de fazer cobranças indevidas, por exemplo, compradores em potencial não farão negócios com ela.

Então, cuide da reputação da sua empresa. Nesse sentido, veja algumas ações importantes para criar e manter uma boa imagem:

  • garantir boas experiências aos consumidores;
  • demonstrar empatia;
  • oferecer um atendimento impecável, inclusive no Reclame AQUI
  • cumprir as promessas de vendas;
  • resolver problemas no pós-vendas.
Evolução de reputação no Reclame AQUI
Evolução de reputação no Reclame AQUI

Em resumo: os apps de delivery caíram no gosto dos consumidores. Então, para aumentar o faturamento da sua empresa, vale a pena investir nas ferramentas digitais. No entanto, lembre-se de fazer estudos de mercado e conhecer os gostos dos seus clientes para avaliar se os sistemas de entrega fazem sentido para o seu negócio.

Gostou do assunto e quer ver mais novidades para o setor de logística? Então, saiba mais sobre os Drones: o futuro das entregas no e-commerce.

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