Não importa se a vida imita a arte ou é a arte que imita a vida. O fato é que muitas produções cinematográficas — sejam elas fictícias ou baseadas em fatos reais — podem nos ensinar lições valiosas. Aliás, entre os indicados ao Oscar, sempre tem filmes legais para empreendedores.
Veja bem: o Oscar é a maior premiação do cinema mundial. Em 2023, a cerimônia acontece no dia 12 de março e, na ocasião, são nomeados os vencedores de diversos setores, como: melhor filme; melhor atriz; melhor ator; melhor trilha sonora original; melhor direção e por aí vai. Ao todo, são 23 categorias.
Mas como o assunto aqui é filmes para empreendedores, vamos trazer alguns exemplos de títulos indicados ao Oscar de para se inspirar. Confira!
Oscar 2023: os melhores filmes para empreendedores
Antes de tudo, vale lembrar que cada negócio tem suas especificidades e, nem sempre — ou quase nunca — as coisas vão acontecer como nos filmes. Então, é legal ter em mente que os títulos devem servir apenas de inspiração.
Além disso, nenhum desses conhecimentos dispensa as pesquisas de mercado, análise de dados, planejamento do negócio, entre outros, combinado?
Dito isto, a seguir, vamos listar alguns filmes indicados ao Oscar 2023 e mostrar as principais lições sobre empreendedorismo que você pode aprender com eles. Olha só!
Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo
Com um mix de ação, ficção científica e comédia, esse filme gira em torno de uma imigrante chinesa que é dona de uma lavanderia nos Estados Unidos: Evelyn Wang. Ela tem uma rotina muito corrida e se desdobra para conseguir cuidar do negócio e da família ao mesmo tempo.
Até que um belo dia a empresária é transportada para um multiverso e conhece diversas versões de si mesma. Além da missão de salvar o mundo, Evelyn também experimenta diversas situações que a fazem pensar no rumo que a sua vida poderia ter tomado.
É uma loucura bem legal de assistir, viu? Não é à toa que o título concorre ao Oscar em 11 categorias:
- melhor filme;
- melhor direção;
- melhor atriz (Michelle Yeoh);
- melhor ator coadjuvante (Ke Huy Quan);
- melhor atriz coadjuvante (Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu);
- melhor roteiro original;
- melhor edição;
- melhor figurino;
- melhor música original;
- melhor trilha sonora original.
Por falar em multiverso, temos um artigo que tem tudo a ver com o assunto. Então, leia também: Metaverso e e-commerce — descubra tudo o que você precisa saber.
Moral da história
Conforme já falamos por aqui, a protagonista do filme vivia exausta para conciliar a vida profissional e a pessoal. Afinal de contas, ela fazia “tudo em todo o lugar ao mesmo tempo”.
E qualquer semelhança com a realidade dos empreendedores não é mera coincidência, viu? Pensa bem: muita gente mergulha a fundo no trabalho para fazer o negócio decolar e acaba por descuidar da saúde. Além disso, não sobra tempo para as pessoas que ama.
O filme fala muito sobre esse descontrole e deixa o alerta sobre a importância de viver o momento e valorizar as pessoas ao redor. Então, a lição que esse filme nos ensina é que devemos sempre buscar um equilíbrio.

Elvis
Em primeiro lugar, o filme que conta a história de Elvis Presley conquistou oito indicações ao Oscar:
- melhor filme;
- melhor ator (Austin Butler);
- melhor fotografia;
- melhor figurino;
- melhor edição;
- melhor maquiagem e cabelo;
- melhor direção de arte;
- melhor som.
A cinebiografia retrata a vida do rei do Rock — desde a infância, passando pela ascensão à fama até a trágica morte, em 1977. Mas a trama central gira em torno da conturbada relação com o empresário do astro, Colonel Tom Parker — interpretado por Tom Hanks.
A história é repleta de situações que envolvem muita lábia, ganância e abuso de poder. Foram mais de 20 anos de uma relação tóxica, pois o empresário fazia com que o cantor trabalhasse até a exaustão. Além disso, Parker abocanhava metade dos cachês de Elvis — enquanto a maioria dos agentes fatura entre 10% e 15%.
Moral da história
Em vez de lições sobre o que fazer, o filme mostra um lado mais sombrio de uma relação comercial. Isto é, o empresário manipulava o astro e o fazia acreditar que a carreira de sucesso dependia das estratégias do agente.
É claro que o empresário tinha lá seus méritos. No entanto, uma relação comercial não pode ser benéfica apenas para uma das partes. Aliás, isso vale para conexões com fornecedores, colaboradores, consumidores e por aí vai. Logo, o filme nos ensina muito sobre respeito e honestidade no mundo dos negócios.
Vale a leitura: Propaganda enganosa x atraso na entrega — a batalha de milhões (de problemas).

Os Fabelmans
A história contada aqui é sobre a vida do diretor de cinema Steven Spielberg — responsável por títulos famosos, como Jurassic Park, E.T. e Indiana Jones. Aliás, o filme foi escrito e dirigido pelo próprio Steven Spielberg, sendo indicado ao Oscar em sete categorias:
- melhor filme;
- melhor atriz (Michelle Williams);
- melhor ator coadjuvante (Judd Hirsch);
- melhor direção de arte;
- melhor roteiro original;
- melhor trilha sonora;
- melhor design de produção.
No longa-metragem, Steven Spielberg é o pequeno Sammy Fabelman. O cineasta mistura ficção (ou versões idealizadas) com fatos reais ao retratar a sua família, infância e juventude. Daí o nome do filme: Os Fabelmans.
É bem legal ver como começou a paixão de Sammy pelas artes audiovisuais. Após assistir o seu primeiro filme no cinema — O maior espetáculo da terra (1952) — o jovem tentou recriar a cena em casa com seus brinquedos. Mais tarde o hobby se tornou uma profissão — mesmo com a desaprovação do pai.
Moral da história
O filme mostra como um garoto descobre uma vocação na juventude e explora todo seu talento para obter sucesso na vida profissional. É um bom exemplo de que, muitas vezes, temos que confiar mais na nossa intuição e na nossa capacidade de empreender.
É claro que as decisões de uma empresa não podem ser baseadas apenas no “feeling”. No entanto, ter uma boa visão de futuro e assumir riscos é fundamental para o sucesso no mundo dos negócios.
Saiba mais: Risco de negócio — o que é, os 10 principais e como reconhecê-los.

Top Gun: Maverick
Depois de 36 anos do filme original — Top Gun: Asas Indomáveis (1986) — Tom Cruise volta a telona como protagonista do novo longa-metragem: Top Gun: Maverick. A título de curiosidade, a obra luta para ganhar estatuetas em cinco categorias:
- melhor filme;
- melhor roteiro adaptado;
- melhores efeitos visuais;
- melhor montagem;
- melhor som;
- melhor canção original.
No filme, o piloto da Marinha Pete Maverick Mitchell fica responsável por treinar pilotos de caça para uma missão importante: destruir uma base nuclear russa protegida por armas de disparo automático.
O problema é que Maverick era rebelde e não gostava muito de cumprir ordens do comandante. Enquanto seus superiores defendiam o uso de aeronaves não tripuladas, o instrutor tentava provar que o ser humano nunca seria substituído por máquinas.
Moral da história
Não podemos negar que a tecnologia facilita — e muito! — o dia a dia de um negócio. No entanto, “Top Gun: Maverick” nos traz uma lição importante sobre o peso do fator humano nas estratégias de negócio.
Pensa bem: uma empresa é feita por pessoas e para pessoas, não é mesmo? Além disso, o filme ainda fala muito sobre trabalho em equipe e sobre a importância de ter ousadia em enfrentar os desafios.

Glass Onion: um mistério Knives Out
Sabe aqueles enredos com o famoso mistério “quem matou?” Pois bem, é essa a história de Glass Onion: um mistério de Knives Out — que concorre ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado.
Só para contextualizar, o filme mostra a rotina de Benoit Blanc, um detetive muito famoso, que viaja para Grécia para descobrir quem assassinou um bilionário durante uma reunião entre amigos em uma ilha paradisíaca.
E como o magnata em questão não era uma “flor que se cheira”, todos os presentes tinham motivos para cometer o crime. A trama se desenrola com muitos segredos, mentiras, traições e por aí vai.
Veja também: 3 ações que quebram a confiança do seu consumidor.
Moral da história
Esse é mais um filme cheio de situações negativas que devem ser evitadas por empreendedores. Afinal de contas, você não precisa prejudicar ninguém para vencer na vida.
Acredite se quiser: essa honestidade vai refletir na reputação da empresa e gerar boas oportunidades de negócios lá na frente. Sem contar que a transparência é fundamental para gerenciar e até evitar uma chuva de queixas no Reclame AQUI.
Prontinho! Essas foram algumas lições sobre empreendedorismo que você pode aprender com os indicados ao Oscar 2023. Mas olha: apesar desses filmes estarem em alta agora por causa da premiação, existem outros títulos legais para se inspirar, viu? E é sobre isso que vamos falar a seguir.

Edições anteriores: mais alguns filmes para se inspirar
Entra ano, sai ano e sempre surge alguma produção cinematográfica que ensina lições para os empreendedores. Sendo assim, vamos listar mais alguns filmes indicados ao Oscar em edições anteriores e que também podem servir de inspiração. Olha só!
A procura da felicidade (2006)
Veja bem: o filme conta a história de Chris Gardner, um pai de família “quebrado” e sem condições de sustentar a sua família. E apesar de precisar muito de dinheiro, vê em um trabalho não remunerado uma oportunidade para prosperar lá na frente.
Mas até que a promoção acontecesse, Chris e seu filho de cinco anos enfrentaram muitas dificuldades. Eles são despejados de casa, precisam dormir em abrigos, ficam sem grana para se alimentar e por aí vai.
Esse é um excelente exemplo de resiliência. Mesmo com todos os perrengues, Gardner consegue o trabalho e faz sucesso na carreira no ramo de corretor de ações. Aliás, Will Smith até ganhou a estatueta dourada pela atuação no filme.
A rede social (2010)
A história contada aqui é sobre como começou a rede social mais famosa de todos os tempos: Facebook. Aliás, tudo começou com uma ideia de Mark Zuckerberg enquanto ainda era estudante de Harvard.
Para conseguir chegar ao patamar de hoje, o fundador identificou uma oportunidade de negócios e trabalhou duro para transformá-la em realidade. O problema é que ele fez alguns inimigos no meio do caminho.
O longa-metragem também nos ensina lições importantes sobre persistência e visão de negócios. Por outro lado, o filme também mostra o lado obscuro do empreendedorismo com a destruição de relacionamentos pessoais em prol do sucesso.
O homem que mudou o jogo (2011)
Esse filme é baseado na história real de Billy Beane, um gerente geral de um time de beisebol dos Estados Unidos. O protagonista é responsável por contratar jogadores para cada temporada, mas tem um orçamento bem limitado.
Daí, o gerente teve a ideia de usar análise de dados para montar uma equipe campeã. Ele usa um sistema estatístico — criado por ele próprio — para escalar o time. Nesse contexto, ele demite atletas consagrados e faz contratações, à primeira vista, duvidosas. E apesar da desaprovação de muitos e da falta de resultados imediatos, Billy persiste até conquistar seu objetivo.
Aqui também temos muitas lições sobre resiliência. Além disso, a produção mostra a necessidade de sair da zona de conforto e inovar para obter resultados mais expressivos.
Vale a leitura: Descubra como extrair mais dados do seu e-commerce.
Joy: o nome do sucesso (2015)
Baseado na história real de Joy Mangano, o filme mostra a trajetória de sucesso de uma empreendedora. Só para você ter uma ideia, quando tinha 30 anos, Joy inventou um esfregão de limpeza revolucionário — o Miracle Mop, um esfregão que podia ser torcido sem as mãos — e virou um fenômeno de vendas. A partir daí, a empreendedora construiu um império de produtos para o lar com mais de 100 patentes em seu nome.
Mas não pense que foi fácil, viu? Apesar de ser criativa e inventar coisas desde pequena, Joy enfrentou muitas dificuldades para chegar aonde chegou. De toda forma, o longa-metragem mostra a importância de inovar e criar soluções diferenciadas para o público. Além disso, a história da empresária é um exemplo de persistência e de luta pelos sonhos — mesmo quando outras pessoas desacreditam de seu potencial.
Por falar nisso, veja mais um artigo sobre: Empreendedorismo feminino — o que você precisa saber no Dia da Mulher.
Viu só quantos filmes para empreendedores foram indicados ao Oscar 2023 e concorreram a premiação em anos anteriores? Pois bem, mesmo quando o enredo não está diretamente ligado ao empreendedorismo, é possível usar a moral da história para repensar suas atitudes, sabe? Sendo assim, pega a pipoca aí e faça uma maratona com os longas-metragens para se inspirar!
E aí, gostou do nosso artigo? Então, que tal contribuir com mais algumas indicações? Deixe um comentário aqui embaixo e dê a sua sugestão de filme para empreendedores.