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Estratégia de marca: como potencializar os resultados da sua empresa

Primeiramente, você sabe qual é a importância de ter uma estratégia de marca forte? Pois bem, só para dar um gostinho, já vamos adiantar que os principais benefícios incluem reconhecimento de marca, boa reputação, confiança, diferencial competitivo, além da atração e fidelização de clientes.

E a melhor notícia de todas é que empresas de qualquer porte e nicho podem investir na estratégia para garantir vantagem perante a concorrência. Mas olha: os resultados não vão aparecer do dia para noite, viu? De toda forma, vale a pena potencializar a estratégia de marca para aumentar a relevância da sua empresa no mercado e vender mais.

Gostou da ideia e quer se aprofundar no assunto? Então, continue a leitura porque preparamos um artigo completo sobre como potencializar a sua estratégia de marca. Olha só!

Em primeiro lugar, o que é estratégia de marca?

Antes de partir para as dicas práticas, precisamos conceituar a estratégia. Veja bem: também conhecida como branding, a estratégia de marca nada mais é que um conjunto de ações de marketing focadas em gerar reconhecimento da empresa.

No entanto, muito mais que auxiliar o consumidor a lembrar do negócio, as táticas também têm como objetivos criar conexões genuínas e moldar a imagem da marca na mente do consumidor.

Aliás, quando usamos o termo “imagem”, não estamos falando apenas em atributos visuais como logomarca, cores e embalagens, viu? Na verdade, a estratégia de marca engloba um monte de atividades para dar sentido à empresa e mostrar ao público quem ela é, o que ela faz, como ela se comporta e qual a mensagem que ela quer passar para o mundo.

Vale a leitura: Atender bem também é fazer branding

Que tal ver um exemplo prático de branding bem-feito? Não vamos citar nomes, mas queremos fazer um convite para você pensar em um aplicativo de delivery qualquer. Nesse contexto, qual é o primeiro nome que veio à sua cabeça?

Pois bem, além do nome da empresa, é comum lembrar de um monte de coisas. Por exemplo: logomarca, cores predominantes, a mochila personalizada usada pelos motoboys para as entregas, propagandas marcantes e até histórias pessoais — positivas e negativas — que envolvem a marca.

Moral da história: todo esse reconhecimento é resultado de um trabalho de estratégia de marca. Dessa forma, os consumidores conseguem identificar rapidamente uma empresa. Além disso, as táticas são usadas para fazer o consumidor escolher determinada marca em detrimento de outra, sabe?

Quais são os principais elementos da estratégia de marca?

Em primeiro lugar, não podemos negar que fazer branding é uma tarefa bem complexa. Afinal de contas, são vários os atributos que precisam fazer parte da estratégia para garantir que os consumidores tenham boas lembranças da marca.

Sendo assim, resolvemos abrir um capítulo à parte para explicar melhor os princípios do branding. A seguir, vamos explicar melhor os principais elementos. Olha só!

Posicionamento

Antes de tudo, o posicionamento de marca é o lugar que a sua marca pretende ocupar na mente do consumidor. Na verdade, esse é o grande alicerce do seu negócio, pois mostra ao mercado o que a sua empresa faz, para quem faz, como faz, em que ela acredita, quais são os valores que ela defende e por aí vai.

Saiba mais: Posicionamento de marca — o que é e qual sua importância.

Propósito

Por que a sua empresa foi criada? Quais são as dores que ela planeja resolver? O que a torna relevante e útil para os consumidores? De modo geral, as respostas destes questionamentos nos levam ao propósito da empresa, em outras palavras, a razão de existir do negócio.

Diferencial

O que a sua marca faz que nenhuma outra faz? Por que o consumidor deve escolher a sua empresa em vez de um negócio concorrente? Sobretudo, os diferenciais competitivos são aqueles atributos que destacam a sua empresa no mercado.

Veja também: Reputação digital como diferencial competitivo — saiba como usar.

Personalidade

Acima de tudo, a personalidade é o que humaniza a marca. Afinal de contas, nesse momento, várias características sociais e psicológicas são atribuídas à empresa.

Por exemplo: alegre, amigável, confiável, sincera, pacífica, empática, sofisticada e assim por diante. Com isso, é possível gerar identificação com o cliente e criar conexões genuínas, sabe?

Aliás, assim como os demais elementos que já citamos por aqui, a personalidade também precisa refletir nas atitudes da empresa no dia a dia. Uma loja que se define como vibrante, por exemplo, precisa usar cores alegres e adotar uma postura mais jovial para manter a coerência no discurso.

Vale a leitura: A humanização do marketing — é hora de pensar na Experiência do Usuário.

História

Por último, a história da marca é uma espécie de compilação de todos os elementos anteriores: posicionamento, propósito, diferencial e personalidade.

Na prática, podemos enxergar a história como um case de sucesso porque mostra a essência da marca com o relato de como tudo começou. Se a empresa tem algum tempo de estrada, é legal incluir também os obstáculos e conquistas no decorrer dos anos.

De toda forma, essa história é legal porque pode servir de inspiração e identificação para colaboradores, fornecedores, consumidores e todos os stakeholders do negócio.

E por falar em contação de histórias, temos uma sugestão de leitura bem legal. Confira também: Storytelling no e-commerce — como contar histórias que vendem!

Qual é a importância de fazer branding?

A gente sabe que a estratégia de marca é cheia de nuances que podem parecer desnecessárias. No entanto, é bom que você saiba que cada um desses detalhes são fundamentais para criar conexões e gerar lembranças na mente do consumidor.

Daí, na hora de tomar uma decisão de compra, ele opta por empresas conhecidas e de boa reputação para garantir uma maior segurança na compra. Então, fazer branding não é nada supérfluo. Definitivamente, potencializar a estratégia de marca é essencial para atrair mais consumidores, fidelizar e garantir a sobrevivência da empresa no longo prazo.

Mas olha: não é só isso, viu? A seguir, vamos falar melhor sobre os benefícios do branding. Confira!

Orienta o processo de tomada de decisões

Primeiramente, uma boa estratégia de marca é bem útil para direcionar as ações da empresa. Pensa bem: um negócio jovem que pretende ser descolado, por exemplo, precisa investir em uma comunicação mais informal para se aproximar do consumidor, não é mesmo?

Além do tom de voz, a lógica também é aplicada ao desenvolvimento de produtos, escolha dos itens à venda, treinamento dos colaboradores, identidade visual e por aí vai.

De toda forma, vale lembrar que o branding não pode ser algo dito da boca para fora apenas para fazer bonito para o consumidor. A grande questão aqui é que todas as ações praticadas pela empresa precisam ser internalizadas e refletir nos comportamentos e estratégias da marca.

Destaca a empresa da concorrência e atrai mais clientes

Pensa bem: atualmente, é bem difícil encontrar empresas sem concorrentes, não é mesmo? Afinal de contas, os clientes têm diversas opções para consumir. Logo, as marcas disputam entre si para conquistar compradores.

Nesse contexto, o branding é legal porque trabalha com estratégias de diferenciação para garantir destaque perante a concorrência. Dessa forma, é possível atrair mais clientes e potencializar as vendas.

Gera reconhecimento de marca e aumenta a confiança na empresa

Dificilmente, os consumidores vão fazer negócios com empresas que não conhecem e não confiam. Então, é fundamental pensar em estratégias para ganhar visibilidade e gerar lembranças positivas na mente do consumidor.

Sem contar no fator confiança. Isto é, todo o trabalho de branding é interessante para dar um ar mais profissional ao negócio.

Por falar nisso, você sabe como avaliar a credibilidade do seu negócio? Pois saiba que o Reclame AQUI é o termômetro de confiança das empresas.

Agrega valor aos produtos

Acima de tudo, você sabia que valor e preço são coisas diferentes? A título de esclarecimento, o preço é a quantidade em dinheiro que o cliente paga para ter o item de desejo. Por outro lado, o valor tem natureza qualitativa, pois está ligado à percepção que os clientes têm da mercadoria.

Por exemplo: o preço de uma geladeira pode ser de R$ 3 mil. Em contrapartida, o valor agregado ao produto está mais relacionado à experiência, funcionalidades, qualidade, atendimento, entre outros.

Sendo assim, não é possível quantificar tudo isso em números, entende? No fim das contas, esses valores pesam bastante na decisão de compra. É por isso que vale a pena investir em branding.

Contribui para a fidelização

Como já mencionamos por aqui, o trabalho de estratégia de marca é legal para gerar conexões com o consumidor. Então, a tendência é que o cliente volte a fazer negócios com a empresa por causa desse relacionamento próximo e de confiança.

Saiba mais: Tudo sobre a arte da fidelização de clientes.

Atrai e retém colaboradores

Essa é uma vantagem bem interessante do ponto de vista operacional. Afinal de contas, da mesma forma que as estratégias contribuem para a reputação e reconhecimento de marca perante os consumidores, os talentos do mercado também criam conexões emocionais com a empresa — mesmo antes de começarem a trabalhar nela.

Mais: além de atrair e fidelizar clientes, o branding é interessante para a atração e retenção de talentos com valores e propósitos alinhados aos objetivos do negócio. Aliás, aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores são mais algumas vantagens. Todo esse engajamento é percebido pelos clientes, pois reflete na qualidade dos serviços prestados.

Afinal, como fazer branding e potencializar a estratégia de marca?

Conforme já alertamos lá no início, é necessário ter paciência para potencializar a estratégia de marcas. Afinal de contas, os resultados não são colhidos da noite para o dia.

Nesse contexto, para se estabelecer no mercado, a empresa precisa investir constantemente em ações com foco na experiência do cliente, reconhecimento de marca, gestão de reputação etc.

Sendo assim, não desanime se não o seu negócio não bombar de vendas logo na primeira semana. Na verdade, você colherá os frutos no longo prazo ao construir uma reputação sólida.

Agora, chega de papo e vamos ver algumas dicas práticas para potencializar a sua estratégia de marca? Olha só!

Comece pela análise de mercado

Analisar o mercado significa estudar todas as variáveis que podem interferir no seu negócio, como concorrentes, público-alvo, fornecedores, economia, entre outros. Aliás, para conseguir fazer uma estratégia de marca forte, é necessário ter todas essas informações, viu?

Nesse sentido, vale até contratar empresas especializadas para fazer esse levantamento. No entanto, para começar, você pode usar a metodologia SWOT. Veja só o significado de cada uma das letras:

  • S (strengths ou forças): vantagens internas que podem destacar a empresa da concorrência. Por exemplo: infraestrutura, colaboradores capacitados, tecnologias de ponta etc.;
  • W (weakness ou fraquezas): pontos negativos relativos ao ambiente interno que podem colocar a empresa em desvantagem. Por exemplo: problemas de logística, frete caro, dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, equipe reduzida, entre outros.
  • O (opportunities ou oportunidades): aqui já entram os fatores externos que podem trazer algo de bom para o negócio. Por exemplo: tendências de consumo, datas comemorativas, ampliação do poder de compra e assim por diante.
  • T (threats ou ameaças): fatores externos que criam um ambiente desfavorável para a empresa. Por exemplo: dificuldade de importação de matéria-prima, crises políticas e econômicas, saturação do mercado e mais.

Estude o comportamento do consumidor

Logo após fazer a pesquisa de mercado, é necessário entender melhor como o comportamento se comporta e do que ele gosta de consumir. Isso porque dados sobre o comportamento do consumidor também são essenciais para nortear a estratégia.

Pensa bem: se o seu público valoriza negócios sustentáveis, por exemplo, é importante que você inclua o valor no posicionamento da marca, entende? Vale lembrar ainda que esse conhecimento também é útil na hora de definir propósitos, diferenciais, personalidade, identidade visual e história da empresa.

Crie uma identidade visual

A identidade visual, como o próprio nome sugere, é um conjunto de elementos visuais que representam a identidade da marca. Entram nesse contexto o logo, tipografia, cores, símbolos, entre outros atributos.

Seja como for, criar uma imagem chamativa e coerente com todas as definições de estratégia de marca é fundamental para criar conexões com o consumidor e facilitar a identificação da empresa.

Se você pensa na cor roxa em um cartão de crédito, por exemplo, a imagem de um banco digital específico logo vem a sua cabeça. Não precisa nem ter a logomarca para identificar a empresa em questão, não é mesmo? Pois bem, é algo assim que você precisa fazer pela sua marca.

Mantenha a marca ativa nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas digitais bem legais para se comunicar com os consumidores e aumentar a relevância da marca. É por isso que é legal investir em ações nas principais plataformas, como Instagram, TikTok, YouTube, Pinterest, entre outros. Aliás, se você puder, é interessante investir em parcerias com influenciadores do seu nicho.

Mas olha: é legal usar aquele estudo de comportamento para entender quais são as redes que mais fazem sentido para o seu público, viu? Além do mais, na hora de fazer ações com personalidades da internet, é importante investigar a postura das celebridades para garantir que os valores da marca estejam alinhados aos princípios do influenciador.

Use o Reclame AQUI de forma estratégica

O Reclame AQUI, você já conhece, não é mesmo? Só para esclarecer, somos a maior plataforma de reputação, confiança e pesquisa de compras da América Latina. Pensa bem: antes de tomar qualquer decisão, os consumidores têm o hábito de dar uma passadinha por lá para investigar a reputação das marcas.

É por isso que cuidar da reputação no Reclame AQUI precisa fazer parte da estratégia de branding. Além de abrir espaço para você contar a história da marca, é possível usar a plataforma para fortalecer o relacionamento com o consumidor e gerar confiança.

Por fim: a estratégia de marca é composta por várias ações para dar sentido à empresa e fixar o nome da empresa na mente do consumidor. Além disso, com todo esse trabalho de reputação, reconhecimento e confiança, é possível tornar a marca mais relevante no mercado, aumentar as vendas e faturar mais. Nada mau, né?Pois bem, gostou do nosso artigo e quer mais dicas? Então, conheça todas as soluções do RA e saiba como usar o Reclame AQUI a favor da sua empresa.

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