Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Divulgue sua marca

6 dicas para uma boa estratégia Omnichannel

Conheça a estratégia omnichannel e quais são as principais táticas que você pode implementar dentro do seu e-commerce.

Mas, afinal o que é uma estratégia omnichannel, de uma maneira simples, é a estratégia de unificar canais de vendas e comunicação para oferecer a mesma experiência de compra independente do meio utilizado, seja ele online ou offline.

Segundo a pesquisa Jornada omnichannel e o futuro do varejo, realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, revelou que em 2021, 49% dos consumidores tinham como pretensão mesclar suas compras entre ambientes online e lojas físicas. Em 2019, esse número era de 29%. Ou seja, os consumidores buscam uma jornada de compra omnichannel, que se conecte com convergência entre o varejo online e físico.

Mas, porque implementar uma Estratégia Omnichannel?

Em resumo, para se adaptar ao consumidor, pois as pesquisas multicanais que antecedem uma decisão de compra já tornam o seu cliente um consumidor omnichannel. E mais, você sabia que 56% de todas as vendas do varejo passam por alguma influência de canais digitais, segundo um estudo realizado pela Deloitte. 

Uma estratégia omnichannel, não só integra canais (lojas físicas, e-commerces e consumidores) como também compartilha informações por meio de banco de dados. Essa integração permite que um atendimento iniciado via rede social, por exemplo, possa prosseguir por telefone ou chat, sem que o cliente precise enviar novos dados e repetir informações, assim oferecendo o maior nível de personalização possível, quebrando a barreira entre o online e o offline.

Entretanto, quando o assunto é a compra de smartphones, por exemplo, a Millward Brown afirma que 79% dos consumidores que fizeram a compra em lojas físicas, tiveram também em sua jornada de compra alguma etapa online.

Agora ficou um pouco mais claro a importância do omnichannel para sua empresa?

Conforme a Salesforce também revelou em uma pesquisa que geralmente existem de 6 a 8 pontos de contato do consumidor com uma marca antes dele se tornar cliente. Consegue imaginar quantas pesquisas na internet isso pode envolver?

Ao adotar estratégias omnichannel, seu negócio passa a desfrutar de muitas vantagens, como:

  • aprimora a experiência de atendimento;
  • aumenta a satisfação e retenção de clientes;
  • facilita a coleta e análise de dados;
  • possibilita um atendimento personalizado;
  • reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);

Quer entender mais sobre omnichannel? Clica aqui e vem assistir esse vídeo que separamos para você”

Conheça as principais táticas de omnichannel para seu e-commerce!

Essa é a hora de descobrir na prática quais são as principais estratégias mais adotadas mundialmente. Confira!

Selecione os canais que mais combinam com sua estratégia de negócio;

  • integre os canais;
  • monitore os canais individualmente;
  • mantenha as informações alinhadas;
  • compra online e retirada na loja;
  • valorize o pós-vendas;
  • centralize e acompanhe os dados.

Integre os canais

A integração de canais diferentes é indispensável para que as estratégias de omnichannel sejam eficientes. Elas possibilitam que os consumidores naveguem pelos meios de comunicação de maneira fluida e natural.

Monitore os canais individualmente

Fazer com que os canais de atendimento se conectem de forma integrada  e em sinergia é a base de uma estratégia omnichannel. Contudo, é indispensável também acompanhar individualmente o desempenho de cada canal.

Mantenha as informações alinhadas

Os canais online e offline devem estar com o discurso perfeitamente alinhados para que o usuário não se depare com lacunas e tenha dúvidas durante o atendimento.

Além disso, esse alinhamento também deve ser observado entre os setores da empresa que lidam direta ou indiretamente com os clientes, como marketing, vendas, suporte técnico e o time de CS

Compra online e retirada na loja

Oferecer a possibilidade de compra online e retirada na loja física também é considerada uma tática omnichannel, pois o consumidor tem contato com dois canais distintos: o site ou app e a loja física.

Essa estratégia é simples, mas exemplifica muito bem como a diversificação de canais pode proporcionar uma melhor experiência aos consumidores.

Valorize o pós-vendas

Manter a boa experiência no pós-vendas é vital para que a boa experiência se mantenha mesmo após o cliente ter efetuado a compra. O que também pode melhorar sua taxa de retenção, e ainda utilizar o marketing boca a boca como estratégia para atrair novos clientes.

Centralize e acompanhe os dados

Ao centralizar os dados em uma ferramenta, você não apenas facilita a análise e consulta dos mesmos, como também torna as estratégias muito mais assertivas e eficientes, uma vez que elas serão desenvolvidas e implementadas com base em informações sobre os seus consumidores.

São muitas as vantagens do Omnichanel, não é mesmo?! Agora que você já percebeu o quanto essa estratégia pode te ajudar, separamos aqui uma ferramenta que vai ser o seu principal aliado nessa estratégia, a RA Trustvox, essa ferramenta te ajuda a aumentar sua taxa de conversão, impulsionar os resultados de venda, recompra e aumento do seu ticket médio, além de transmitir maior confiança e reputação ao negócio.

Ele torna a experiência de seus clientes ainda mais satisfatória, os transformando na voz de sua marca. Que tal experimentá-lo? Comece uma avaliação gratuita ou veja demonstrações de uso!

Deixe uma resposta