Com aumento de compras durante Black Friday e datas comemorativas no final do ano, saiba o que fazer se precisar devolver seu produto
Leitor, não sei se você acompanhou por AQUI a nossa cobertura da Black Friday de 2023, mas pode-se dizer que esta foi uma foi uma edição bem agitada!
O número de reclamações bateu recorde na sexta-feira (24/11) de promoções, atingindo mais de 12,1 mil queixas (leia mais AQUI). Você teve algum problema com sua compra durante a temporada de promoções?
Seja na Black Friday ou nas compras de final de ano, problemas com os produtos podem acontecer, principalmente em compras online, já que nem sempre sabemos de fato como será a qualidade, formato ou tamanho enviado.
Por isso, se a sua compra não deu certo, veja a seguir o que você deverá fazer para devolver o seu produto e evitar dor de cabeça com políticas de devolução. Bora lá!
Mesmo que possam haver condições de devolução diferentes – a considerar tamanho e peso do pacote do produto, método de devolução e prazo de envio – é importante saber que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) possui regras bem estabelecidas para proteger o consumidor de problemas com a sua compra.
Sendo assim, mantenha a calma e veja se o seu caso se encaixa nesses critérios:

Direito de Arrependimento
Se você recebeu um produto e não gostou da compra (quem nunca?), você tem o direito de se arrepender no prazo de 7 dias a contar do recebimento do produto, conforme estabelece o artigo 49 do CDC.
É importante lembrar que este caso é válido para compras realizadas fora do estabelecimento comercial, ou seja, compras online.
O que fazer?
Entre em contato com a empresa que você realizou a compra e solicite o cancelamento dentro do prazo máximo.
Veja também as condições para devolver o produto (se eles irão retirar ou você precisará postar nos Correios ou em outra empresa de logísitica). Não esqueça de guardar o comprovante de devolução assim que enviar o seu objeto e acompanhe o prazo de estorno do valor devido.
Se for uma compra parcelada, a empresa precisará cancelar também as parcelas do seu cartão para que não seja debitado valores indevidos na sua conta.
Você vai curtir a leitura: Problemas com compras online? Saiba sobre o direito de arrependimento
Devolução por Defeito ou Não Conformidade
Outro caso que pode rolar é receber um produto com defeito. Se o produto recebido apresentar falhas ou não estiver de acordo com as características anunciadas, o consumidor tem o direito de solicitar a troca ou devolução do mesmo.
O que fazer?
Para essa situação, o prazo pode até ser maior – chegando a 30 dias – a partir do recebimento do produto, e vale para compras feitas em lojas físicas também.
A loja tem o dever de substituir o produto com defeito por um novo ou devolver o dinheiro da compra.
Importante: Sempre que comprar um produto em loja física – principalmente eletrodomésticos e eletrônicos -, o conselho é fazer o teste por lá mesmo. Assim você evita levar um produto com defeito.
Informações claras
As empresas são obrigadas a fornecer informações claras sobre a política de devolução, incluindo procedimentos, prazos e condições.
Essas informações também devem estar disponíveis no site da loja e podem ser encontradas nos Termos de Serviço ou até em uma seção específica de “Política de Devolução”.
O ideal é procurar por essas informações antes de realizar a sua compra, assim você garante uma compra mais segura e responsável com o consumidor.
Custos de Devolução
Em caso de arrependimento de uma compra online, o consumidor tem o direito de receber o valor pago pelo produto, e isso inclui o custo do frete original pago pela empresa pela entrega do produto.
No entanto, o custo de devolução do produto, pode ficar a cargo do consumidor, salvo em condições que o produto apresentou defeitos.
Devolução do Valor Pago
O reembolso do valor deve ser feito da mesma forma de pagamento utilizada na compra. Se a compra foi feita com cartão de crédito, por exemplo, o valor será estornado no cartão.
Caso tenha sido por boleto ou à vista, a empresa deverá estornar o valor na sua conta bancária, com prazo a combinar diretamente com o vendedor.
Condição do Produto
O consumidor deve devolver o produto nas mesmas condições em que o recebeu, com etiquetas, embalagens originais e sem sinais de uso. Esses pontos são muito importantes na hora da devolução.
Trocas
Sabia que as trocas por conveniência não são obrigatórias? Pois é, as empresas oferecem o serviço de troca como um “benefício” ao consumidor, e elas são somente obrigatórias em caso de defeito.
Por esse motivo, a troca vai depender da política específica de cada empresa.
É fundamental verificar a política de devolução da empresa antes de efetuar a compra e, se houver dúvidas, entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente para esclarecimentos adicionais.
Agora é só seguir o passo a passo do tipo de devolução para a sua compra. E não se esqueça: se o problema na sua jornada de compra persistir, Reclame AQUI!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
