Não é só de bons lookinhos que vive o mundo da Moda. Em uma reportagem exclusiva do Fantástico, da TV Globo, o brechó de luxo Desapego Legal está envolvido em acusações de um calote milionário.
Mais de 200 consumidores, do Brasil e até do exterior, alegam ser vítimas de um golpe envolvendo a venda de peças de luxo que somam mais de R$5 milhões em peças de grifes.
O brechó, que já teve sede física e conta com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, é acusado de não repassar o pagamento das vendas dos produtos. No entanto, roupas, bolsas, sapatos e acessórios continuam sendo anunciados no Instagram oficial da loja.
Em um grupo de aplicativo de mensagens, 220 pessoas se uniram para discutir o problema e traçar estratégias para anunciar a falta de pagamento e não devolução das mercadorias. Além disso, a loja tem cerca de 100 processos na justiça, com boletins de ocorrência em vários estados. E claro, no Reclame AQUI, não é diferente, os consumidores já relatam prejuízos com a loja. Acompanhe:
Confira algumas das reclamações:
Consumidora de Pato Branco – PR
Desapego Legal ‘e uma loja de second hand, enviei uma mochila da Gucci para eles venderem e ate hoje nao me pagaram . Falam que a mochila foi vendida e mesmo assim nao me pagam e tambem nao mostram interesse em fazer troca por outro produto.
Estipulam data para pagamento e quando eu pergunto se vai ser feito o meu pagamento eles vem com desculpa e prorrogam o pagamento.
Eu conheci o desapego legal a uns 5 6 anos atrás;
Trata-se de um second hand, onde eles captam peças de luxo usadas por pessoas comuns e as chama de fornecedor, eles pegam seu produto por x vendem por dois x e te pagam, deveria ser assim mas os mesmo começaram a aplicar [Editado pelo Reclame Aqui] pegando produtos de cliente e não pagando, desse 2023 eu enfrento diariamente uma luta com os donos Felipe e Francine Prado tentando receber os meus produtos de volta ou o dinheiro, ambos usam de manobras emocionais para continuar tirando produtos das pessoas fazendo acordos e não cumprido, o reclame aqui é prova de tudo que falo, pois eu sou apenas um das centenas vítimas, são mais de 100 processos que eles enfrentam, começaram fazendo contratos e depois de ganhar a confiança das pessoas nem contrato tinham mais, hoje minha briga é porque existe uma dúvida de anos atrás que eles começaram a não reconhecer o valor da mesma reduzindo a pela metade mesmo tendo todas as nossas conversas comprovando tudo o que foi retirado por eles em meu apto durante todos esses anos. São desonestos, desaforados e seguem praticando [Editado pelo Reclame Aqui] em outras vítimas, hoje eles não fazem mais lives públicas em duas redes sociais por conta da manifestação feita pelas pessoas [Editado pelo Reclame Aqui] pelos mesmo, utilizam de grupos chamados de VIPs
No WhatsApp para vender peças a novos clientes lesando mais fornecedores.
Hoje me devem R$ 125.080,00 eu estou dando entrada no processo para rever meu dinheiro.
Consumidora de Ribeira do Pombal – BA
Em outubro de 2024 o desapego legal entrou em contato comigo perguntando se eu tinha peças para desapegar, separei algumas peças no valor de 6600 e envie pr eles, eles venderam minhas peças e disse que um mês depois eu ia receber o valor vendido pelas minhas peças, chegou a data e nada de receber, a dona deu outro prazo e também não cumpriu o acordo, depois mandou pelo zap que eu iria receber em 15 de janeiro 2025, outra vez não cumpriu o pagamento, entrei em contato hoje e me disseram que iam pagar em 5 parcelas com término em junho, um verdadeiro absurdo, eles vedem nossas peças e fica com o dinheiro e não repassa ao fornecedor, ou seja gera constrangimento e muita dor de cabeça, vou buscar meios judicias por que vejo que eu não sou a única que está sendo enganada.
Desapego Legal no Reclame AQUI é “Não Recomendada”
No Reclame AQUI, o brechó de luxo Desapego Legal está cadastrado há cerca de 4 anos. Nos últimos 6 meses (01/07/2024 a 31/12/2024), a reputação da empresa está como “Não Recomendada”.
Nesse período, a loja já acumula 147 reclamações, sendo que a maioria dos problemas são sobre Estorno do Valor Pago. Apesar de resolver 54,5% dos problemas relatados, o brechó respondeu apenas 42,2% das queixas.
A reputação do Desapego Legal alerta os consumidores sobre a falta de resposta da empresa para a maioria das reclamações.
*dados extraídos do site Reclame AQUI no dia 27/01/2025 às 16h
Entenda as denúncias contra o brechó
Além das vendas nas redes sociais, o brechó Desapego Legal contava com uma sede física para clientes especiais, contudo, a sede encontra-se fechada.
De acordo com o relato da maioria dos consumidores, o brechó só pagava pelos itens após a venda. No entanto, desde 2024, segundo as denúncias, os valores deixaram de ser repassados.
O cuidado é sempre o melhor negócio
Se você vai comprar ou vender produtos em brechós online, fica esperto! O caso do Desapego Legal serve como alerta para todos os consumidores. Veja algumas dicas:
-
Pesquise a reputação da empresa: Antes de fechar negócio, procure informações sobre o brechó. Consulte o Reclame AQUI e confira a reputação da empresa.
-
Verifique avaliações de outros clientes: Leia atentamente os comentários e avaliações de outros clientes sobre o brechó. Desconfie se houver muitas reclamações sobre atrasos em pagamentos, falta de resposta ou dificuldades na devolução de produtos.
-
Evite fazer pagamentos antecipados: Nunca faça pagamentos antecipados sem ter certeza da idoneidade do brechó. Se possível, utilize plataformas de pagamento que ofereçam segurança e proteção ao comprador.
-
Documente tudo: Guarde todos os comprovantes de transações, conversas e e-mails trocados com o brechó. Essa documentação pode ser útil caso precise fazer uma reclamação ou acionar a justiça.
Leia também: Nem sempre é o que parece: qual cuidado você precisa ter ao comprar em lojas online?
Consumidor, enfrentou um problema com o Desapego Legal? Assim como outros consumidores, use sua voz e compartilhe sua experiência no Reclame AQUI.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
