Para o universo do consumo, é quase impossível não lembrar que todo fim de ano tem a tão esperada, aguardada e desejada Black Friday. É na Black Friday onde empresas preparam promoções e novidades, e os consumidores preparam os bolsos e as expectativas. Vale lembrar que esse ano muita coisa há de se esperar. Agora, ainda melhor, não é?
Tanto para compras online ou em lojas físicas, todo bom comprador aprecia o produto desejado e fica de olho em qualquer oferta ou novidade. O ponto de atenção sempre serão o preço e a qualidade do produto, reputação da marca e o mais importante, se a empresa é de fato real.
E o que pensam os consumidores?
No Reclame AQUI, em torno de 55% dos consumidores estão pesquisando sobre a empresa antes de decidir se vão fechar negócio. Ou seja, o consumidor quer ter a segurança e conhecer mais de perto sobre a empresa.
Além disso, são 30 milhões de acessos mensais no site, o Reclame AQUI é visitado por diferentes tipos de usuários, com suas opiniões, personalidades, gêneros e comportamentos divergentes. E observar esses pontos é importante, pois é a partir disso que será gerada a prospecção. Mas há um ponto em comum, todos buscam pela confiabilidade e reputação da marca.
Vamos aos fatos:
Os consumidores que estão dentro da jornada de pesquisa de compra ou solução de problemas, sentem segurança em encontrar o perfil da empresa bem posicionada no Reclame AQUI.
Ou seja, é por isso que a certificação digital do RA Verificada na Black Friday pode ser a solução ideal para sanar este objetivo. Afinal, quantas vezes já ouvimos a mesma história de empresas mal intencionadas que se passam por outras?!
O RA Verificada é um produto do Reclame AQUI, que tem a finalidade de verificar os canais de atendimento da empresa e a saúde financeira da mesma. Tudo isso de forma automática e facilitada para o seu negócio.
Saiba como funciona o RA Verificada:
Logo após a contratação via checkout, isto é, um produto de auto serviço. É preciso cadastrar os canais de atendimento na área da empresa no site do Reclame AQUI.
Para encontrar essas informações, basta acessar: Área da empresa > Produtos > Meus produtos > Dados cadastrais.

É importante que o responsável pelo atendimento da empresa esteja atento para não perder a comunicação que será enviada, pois ela serve para validar os canais da sua empresa.
Todos os meses o contato cadastrado receberá um comando via bot com a finalidade de que o receptor valide a interação.
A solicitação de contato é feita através do bot e há duas tentativas de interação para cada contato.
É possível cadastrar no mínimo 2 canais de atendimento, são eles:
- E-mail: O e-mail é um ponto importante, conferir sempre sua caixa spam, caixa de entrada e se não há nenhum bloqueio nas configurações que impedem a chegada de e-mails com domínio Reclame AQUI.
- Telefone: A ligação é feita através de um número aleatório, por isso é preciso atentar-se a ligação que será feita e não deixar de atendê-la.
- WhatsApp: Uma mensagem será enviada no contato, ao receber deve ser digitado a tecla 1 para que a comunicação seja validada.

E não menos importante, mas sim crucial, manter a saúde financeira sempre em dia e o score em uma boa pontuação.
O resultado positivo dessa verificação é o selo na página da empresa. Isso significa que a marca atendeu todos os critérios exigidos após a contratação do produto.

Compartilhe o RA Verificada na Black Friday!
Lembre-se que pode compartilhar o selo no site e assegurar ainda mais o consumidor.
Para isso, vá até a área da empresa > Produtos > Meus produtos > Compartilhar selo.

Dessa forma, o consumidor fica muito mais tranquilo em visitar o site e ver a aprovação do Reclame AQUI no canal de venda.
Afinal, somos referência há mais de 20 anos no quesito pesquisa e reputação das empresas.