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Como usar o Reclame AQUI a favor do seu e-commerce

A grande verdade é que todos nós já  fomos tomados pelas compras na internet e aproveitamos da facilidade que ela oferece. Estima-se que passamos um tempo médio de 5,4 horas por dia conectados – 30% mais em comparação a antes da pandemia. Esse é um levantamento do relatório State of Mobile. Isso é, procurando soluções que podem ser encontradas no digital.

Então, a empresa que pensou em criar um e-commerce está no caminho certo. 

E se você já possui uma loja online e quer ficar ligado no movimento, como otimizar a experiência do atendimento e satisfação do cliente, fique AQUI que este conteúdo lhe será útil.

O crescimento do e-commerce

Não precisa de muito esforço para entender que a internet trouxe um crescimento e proximidade a tudo que temos à nossa volta. Com o comércio online não poderia ser diferente. Tanto que para as empresas que assumem o mundo digital há uma mudança significativa no crescimento cinco vezes mais rápido quanto aos concorrentes, com o poder de atrair 30% de novos clientes, segundo um levantamento do E Commerce Brasil.

Por incrível que pareça já se passaram 3 anos desde que o mundo virou do avesso em decorrência da pandemia.Em um cenário inimaginável diversos setores tiveram que se desdobrar para continuar a movimentar novas vendas e seguir como era anteriormente.

No período da pandemia, de acordo com a  Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), na primeira quinzena de março houve um aumento de aproximadamente 35% nas compras on-line, se comparado com o mesmo período de 2019.

Isso é,consumidores dos mais variados perfis literalmente reclusos em casa, despertou vontade que nem mesmo conheciam o fato de não ter nenhuma outra atividade a se fazer fora de casa, restou mergulhar no mundo digital e descobrir tantos universos que refletem até hoje. 

Claro que cada setor tomou o seu lugar e se posicionou de acordo com a oportunidade que o momento oferecia. 

Desde lá, o setor aproveitou a onda e conseguiu alavancar o faturamento em mais de R$ 161 bilhões só em 2021, segundo dados da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro e pertencente ao T.group. 

É interessante pensar nesse crescimento e continuar visando detalhes essenciais que fazem o e-commerce ser o grande diferencial como: 

  • O grande alcance 

Não importa onde você esteja, é possível comprar online, como por exemplo um produto da região nordeste, mesmo morando no Sul. Isso sim é alcançar todos os seus consumidores, sem contar com a possibilidade de exportar produtos de um continente para outro. O importante é ter um excelente planejamento de entrega, e claro, um setor logístico responsável por isso. 

  • A qualquer momento a qualquer hora

Seja no horário comercial, seja pós expediente ou de madrugada. O e-commerce funciona a qualquer hora e por isso não há preocupações se a loja irá fechar as portas. 

  • A avaliação para outros clientes

A avaliação de quem comprou pode ser visualizada por outros clientes, através de comentários e notas geradas  online. E não há marketing boca a boca melhor do que a experiência dos próprios consumidores. Assim como na Trustvox e os reviews verdadeiros direto no seu e-commerce.

  • Medo de comprar no e-commerce 

A gente sabe, quem nunca teve medo de comprar online? Isso porque sempre existirá alguns seres “espertinhos” que veem benefício em passar a perna e aproveitar da ingenuidade dos consumidores. 

É sempre os mesmos relatos, o cliente compra, a empresa não entrega ou até mesmo o pior dos cenários quando simplesmente a tal empresa some e nunca mais é encontrada. 

E o que gera a falta de confiança pode ser,a aparência, navegabilidade ou mesmo pela falta de um selo de segurança no site

E por causa disso, segundo uma pesquisa realizada pela PSafe com mais de 18 mil clientes, 68% responderam que ainda têm medo de realizar compras online. 

Isso significa que aproximadamente 7 em cada 10 consumidores no país precisam encontrar motivos para confiar na marca antes de adquirir um produto ou serviço pela internet. 

Em uma outra pesquisa feita pela All iN & Social Miner, em parceria com a Opinion Box, que entrevistou 1050 brasileiros, identificou que grande parte das desistências das compras pela internet são causadas pela falta de confiança no e-commerce.

E por essas e por outras que antes de oferecer um serviço online para o cliente as marcas precisam reforçar a segurança, empenho, confiança e experiência.

Como usar o Reclame Aqui a favor do e-commerce 

É através do Reclame AQUI que a experiência de atendimento acontece. Uma plataforma com oportunidades de novos negócios, estratégias de marketing. Além de uma visão de oferecer atendimento para consumidores e através disso atrair e gerar clientes através de nota reputacional de empresas. 

Faça um bom atendimento:

O atendimento é um cartão de boas vindas que a empresa pode proporcionar ao cliente. 

É como se ele recebesse a garantia de que a marca estará à disposição quando ele precisar.

Afinal, o atendimento é o primeiro contato que o consumidor tem com a marca. E como comprovar a autenticidade e diferencial  da marca a não ser pelo atendimento?!

Dentro disso, o consumidor espera um tratamento personalizado e próximo às expectativas. Assim, como, se atentar às suas preferências, coisas das quais ele gosta de comprar entre outros.

Investir em um atendimento cada vez mais humanizado atrai confiança e faz com que o cliente se sinta valorizado e de que naquele ambiente ele tem valor. 

Estratégia de Marketing : Pense na jornada de compra do cliente que ao pesquisar a marca na internet, decide checar no Reclame AQUI o posicionamento da marca diante do cliente. Essa imagem é refletida na reputação e nota que a empresa possui no mercado e com certeza uma seguridade para que o cliente siga.

Estude a concorrência 

Observe o que a concorrência faz e também não faz. É um indício de ter como referência, inspiração ou  exemplos do que não fazer. 

Uma inspiração é acompanhar o que a outra empresa faz que os consumidores apoiam, seja um atendimento diferenciado, campanhas de envolvendo causas sociais, presença online em diversos canais como tantos outros exemplos. 

Tenha um selo de confiança

É importante investir em um certificado de confiança para que os consumidores entendam que a marca passou por uma vistoria ou auditoria  atestando a seguridade da marca. 

O selo pode ser de que o site é protegido contra invasões ou até mesmo de que a marca existe e está ativa no mercado.

Exponha os seus reviews verdadeiros

E por fim, através das avaliações feitas pelo consumidor exibidas no site, a marca garante uma experiência para quem está na jornada de compra. 

Isso porque, quando o consumidor dispõe a opinião verdadeira de tal produto que comprou, avaliando sobre a qualidade e percepção que teve de tal item comprado.

Assim, vira uma garantia para aquele outro cliente que está interessado no mesmo produto.

Eai, está preparado para começar 2023 e ter grandes conquistas com o seu e-commerce?

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