A grande verdade é que todos nós já fomos tomados pelas compras na internet e aproveitamos da facilidade que ela oferece. Estima-se que passamos um tempo médio de 5,4 horas por dia conectados – 30% mais em comparação a antes da pandemia. Esse é um levantamento do relatório State of Mobile. Isso é, procurando soluções que podem ser encontradas no digital.
Então, a empresa que pensou em criar um e-commerce está no caminho certo.
E se você já possui uma loja online e quer ficar ligado no movimento, como otimizar a experiência do atendimento e satisfação do cliente, fique AQUI que este conteúdo lhe será útil.
O crescimento do e-commerce
Não precisa de muito esforço para entender que a internet trouxe um crescimento e proximidade a tudo que temos à nossa volta. Com o comércio online não poderia ser diferente. Tanto que para as empresas que assumem o mundo digital há uma mudança significativa no crescimento cinco vezes mais rápido quanto aos concorrentes, com o poder de atrair 30% de novos clientes, segundo um levantamento do E Commerce Brasil.
Por incrível que pareça já se passaram 3 anos desde que o mundo virou do avesso em decorrência da pandemia.Em um cenário inimaginável diversos setores tiveram que se desdobrar para continuar a movimentar novas vendas e seguir como era anteriormente.
No período da pandemia, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), na primeira quinzena de março houve um aumento de aproximadamente 35% nas compras on-line, se comparado com o mesmo período de 2019.
Isso é,consumidores dos mais variados perfis literalmente reclusos em casa, despertou vontade que nem mesmo conheciam o fato de não ter nenhuma outra atividade a se fazer fora de casa, restou mergulhar no mundo digital e descobrir tantos universos que refletem até hoje.
Claro que cada setor tomou o seu lugar e se posicionou de acordo com a oportunidade que o momento oferecia.
Desde lá, o setor aproveitou a onda e conseguiu alavancar o faturamento em mais de R$ 161 bilhões só em 2021, segundo dados da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro e pertencente ao T.group.
É interessante pensar nesse crescimento e continuar visando detalhes essenciais que fazem o e-commerce ser o grande diferencial como:
- O grande alcance
Não importa onde você esteja, é possível comprar online, como por exemplo um produto da região nordeste, mesmo morando no Sul. Isso sim é alcançar todos os seus consumidores, sem contar com a possibilidade de exportar produtos de um continente para outro. O importante é ter um excelente planejamento de entrega, e claro, um setor logístico responsável por isso.
- A qualquer momento a qualquer hora
Seja no horário comercial, seja pós expediente ou de madrugada. O e-commerce funciona a qualquer hora e por isso não há preocupações se a loja irá fechar as portas.
- A avaliação para outros clientes
A avaliação de quem comprou pode ser visualizada por outros clientes, através de comentários e notas geradas online. E não há marketing boca a boca melhor do que a experiência dos próprios consumidores. Assim como na Trustvox e os reviews verdadeiros direto no seu e-commerce.
- Medo de comprar no e-commerce
A gente sabe, quem nunca teve medo de comprar online? Isso porque sempre existirá alguns seres “espertinhos” que veem benefício em passar a perna e aproveitar da ingenuidade dos consumidores.
É sempre os mesmos relatos, o cliente compra, a empresa não entrega ou até mesmo o pior dos cenários quando simplesmente a tal empresa some e nunca mais é encontrada.
E o que gera a falta de confiança pode ser,a aparência, navegabilidade ou mesmo pela falta de um selo de segurança no site
E por causa disso, segundo uma pesquisa realizada pela PSafe com mais de 18 mil clientes, 68% responderam que ainda têm medo de realizar compras online.
Isso significa que aproximadamente 7 em cada 10 consumidores no país precisam encontrar motivos para confiar na marca antes de adquirir um produto ou serviço pela internet.
Em uma outra pesquisa feita pela All iN & Social Miner, em parceria com a Opinion Box, que entrevistou 1050 brasileiros, identificou que grande parte das desistências das compras pela internet são causadas pela falta de confiança no e-commerce.
E por essas e por outras que antes de oferecer um serviço online para o cliente as marcas precisam reforçar a segurança, empenho, confiança e experiência.
Como usar o Reclame Aqui a favor do e-commerce
É através do Reclame AQUI que a experiência de atendimento acontece. Uma plataforma com oportunidades de novos negócios, estratégias de marketing. Além de uma visão de oferecer atendimento para consumidores e através disso atrair e gerar clientes através de nota reputacional de empresas.
Faça um bom atendimento:
O atendimento é um cartão de boas vindas que a empresa pode proporcionar ao cliente.
É como se ele recebesse a garantia de que a marca estará à disposição quando ele precisar.
Afinal, o atendimento é o primeiro contato que o consumidor tem com a marca. E como comprovar a autenticidade e diferencial da marca a não ser pelo atendimento?!
Dentro disso, o consumidor espera um tratamento personalizado e próximo às expectativas. Assim, como, se atentar às suas preferências, coisas das quais ele gosta de comprar entre outros.
Investir em um atendimento cada vez mais humanizado atrai confiança e faz com que o cliente se sinta valorizado e de que naquele ambiente ele tem valor.
Estratégia de Marketing : Pense na jornada de compra do cliente que ao pesquisar a marca na internet, decide checar no Reclame AQUI o posicionamento da marca diante do cliente. Essa imagem é refletida na reputação e nota que a empresa possui no mercado e com certeza uma seguridade para que o cliente siga.
Estude a concorrência
Observe o que a concorrência faz e também não faz. É um indício de ter como referência, inspiração ou exemplos do que não fazer.
Uma inspiração é acompanhar o que a outra empresa faz que os consumidores apoiam, seja um atendimento diferenciado, campanhas de envolvendo causas sociais, presença online em diversos canais como tantos outros exemplos.
Tenha um selo de confiança
É importante investir em um certificado de confiança para que os consumidores entendam que a marca passou por uma vistoria ou auditoria atestando a seguridade da marca.
O selo pode ser de que o site é protegido contra invasões ou até mesmo de que a marca existe e está ativa no mercado.
Exponha os seus reviews verdadeiros
E por fim, através das avaliações feitas pelo consumidor exibidas no site, a marca garante uma experiência para quem está na jornada de compra.
Isso porque, quando o consumidor dispõe a opinião verdadeira de tal produto que comprou, avaliando sobre a qualidade e percepção que teve de tal item comprado.
Assim, vira uma garantia para aquele outro cliente que está interessado no mesmo produto.
Eai, está preparado para começar 2023 e ter grandes conquistas com o seu e-commerce?