blog reclame aqui

Como saber se um link é malicioso na internet? Veja dicas!

Tudo que é muito bom pode ter também o seu lado negativo. E a internet nem sempre é tão bondosa com o consumidor 🙁. Isso porque incontáveis sites e links que circulam na web são fraudulentos e enganosos, com a intenção de prejudicar financeiramente milhares de usuários.

O que fazer nesses casos? Ou melhor dizendo, o que fazer para não cair nesses golpes?  O Blog do Reclame AQUI vai te ajudar com dicas simples que você pode colocar em prática toda vez que acessar a internet pelo computador, tablet ou celular. Vamos lá?

Links maliciosos: confira dicas de como evitar
Confira dicas para identificar links maliciosos na internet

Pesquise o link no Detector de Site Confiável

Antes de clicar no link ou comprar algum produto de um site, copie e cole a URL (link do site) no Detector de Site Confiável, disponível no site do Reclame AQUI.

A ferramenta vai analisar as informações do site e indicar se ele é confiável ou se tem indícios suspeitos.

Para acessar, basta ir até o site do Reclame AQUI ou clicar aqui.

Pesquise o histórico e reputação do site

Aproveitando a sua visita ao site do Reclame AQUI, pesquise a marca e conheça a reputação da empresa.

Além disso, ler as reclamações registradas e como a loja se comporta diante dos seus consumidores é uma ótima maneira de definir se é uma boa comprar produtos com a empresa ou não.

Digite o site na barra de pesquisa ao invés de clicar no link enviado

Muitos links maliciosos são espalhados pelas redes sociais, e-mails, SMS e whatsapp. 

Se você receber uma mensagem que apresente um senso de urgência, promessas e promoções irreais, dinheiro grátis ou qualquer coisa que provoque as suas emoções, espere antes de fazer qualquer coisa.

Pare, olhe e pense antes de clicar. Um pouco de ceticismo e pé atrás podem ser o suficiente para se livrar desses ataques.

Mas, se mesmo assim você tiver interesse em clicar, dê preferência em digitar o endereço no site na barra do navegador e conferir se entrar nesse site é uma boa ou não.

Os componentes de site fazem a diferença

Um site que possui “.com.br” se torna mais seguro, visto que o “.com” serve para identificar o tipo de domínio registrado – que está relacionado ao comercial – e o br. indica o país de origem daquele site. 

Muitos sites falsos são registrados como se fossem outros países e isso pode indicar um link suspeito.

Desconfie de valores muito abaixo do praticado

Lojas que trazem produtos por preços impraticáveis (muito abaixo do que o mercado comercializa), tem sérias chances de ser um site fake. O barato demais pode sair caro se seus dados pessoais e bancários foram roubados em um click sem pensar.

Por isso, desconfie e não caia nessa cilada.

Conselhos práticos e simples que podem te ajudar e muito na hora da compra. Curtiu?

Veja também:
URL: o que é e como ela é importante pra você não cair em ciladas online

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

1 comentário »

  1. Dicas valiosas para o consumidor não entrar numa fria! Mas, vocês que gozam de ótima reputação, poderiam entrar em contato com o Google no sentido dele não permitir propagandas enganosas. Se houvesse essa preocupação nós, consumidores, estaríamos mais seguros ao fazer negócios pela internet.

Deixe uma resposta

%d