Atualmente, ter um perfil em alguma rede social é essencial para qualquer empresa, tanto para consolidação da marca, quanto para fidelização dos clientes.

Entretanto, para definir a melhor rede social para sua marca atuar é preciso uma análise de público alvo, planejamento de marketing e uma boa estratégia.

Por isso, neste post vamos dar algumas dicas de como identificar e definir a melhor rede para apostar. Acompanhe:

Veja mais: O monitoramento de redes sociais nas tomadas de decisão da marca

1- Esteja presente onde seu consumidor está

De nada adianta criar um perfil em todas as redes sociais existentes apenas para estar lá. É preciso saber onde seu consumidor está, e atuar neste canal.

Para isso, é necessário conhecer bem este público, e isso é possível com analise de dados e levantamento de algumas informações sobre este público.

Portanto, é imprescindível identificar a idade do seu público, qual tipo de conteúdo consomem, o que estão compartilhando e mais.

2- Pesquise sobre as redes sociais

Antes de mais nada, é importante definir o objetivo da sua marca. Seja aumentar o trafego ou prospectar novos clientes, é necessário conhecer as particularidades de cada rede.

  • Facebook: é a maior rede social do mundo com mais de 2 bilhões de usuários, e uma das redes com melhores resultados para vendas, principalmente em grupos.
  • Instagram: é a rede social que mais cresce nos últimos anos, atualmente com mais de 800 milhões de usuários, e com previsão de continuar crescendo. Com muitas funcionalidades e possibilidades de interação, a rede se consolida como a maior com foco em conteúdo visual, o que gera visibilidade e oportunidade.
  • LinkedIn: criada em 2002, é a maior rede social profissional do mundo. Com mais de 500 milhões de usuários, é imprescindível para profissionais e empresas.
  • Twitter: conhecida por ser um gerador de “memes” e desabafos dos seus usuários, o Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo. Com mais de 330 milhões de usuários, é uma rede social muito boa para interagir com os consumidores, e posicionar sua marca.

Leia também: Do podcast ao blog post: mídias para engajar os consumidores

Além das principais redes, ainda temos o WhatsApp, Youtube, Pinterest e a nova sensação do momento, o Tik Tok, que já vem sendo usado por grandes empresas.

3- Pense no conteúdo que deseja criar

Mais importante do que definir a rede que vai atuar, é criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

O conteúdo postado deve seguir o objetivo principal da empresa, por isso é importante analisar a jornada do seu cliente.

Por fim, para o sucesso da sua empresa nas edes sociais, além de toda analise, é essencial seguir um planejamento estratégico e ser muito criativo.

Leia também: Use o RA para Marketing de Conteúdo da sua marca

Deixe uma resposta