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Como  aumentar a credibilidade da sua marca na Black Friday

Se existe algo que mexe com as emoções e faz brilhar os olhos do consumidor, é a credibilidade de uma marca na famosa Black Friday. 

A data em que o varejo se prepara para vender e encantar o cliente a todo custo, e em  paralelo a clientela empolgada por um desconto.

Há quem reserve um dinheirinho só para essa época, ou aproveita a chegada do tão aguardado 13° salário, só para gastar.

Milhares de consumidores se mobilizam e já antecipam seu desejo de ir às compras: segundo a consultoria Ebit/Nielsen. 78% dos brasileiros devem realizar alguma aquisição este ano.

O cliente quer levar uma sacola cheia de produtos com descontos e o vendedor uma meta batida e até um lucro além do esperado. De uma forma ou de outra, tanto o vendedor quanto o cliente querem ser favorecidos de algum jeito.

E além de equilibrar as vendas em alta demanda é necessário olhar com atenção o posicionamento da marca principalmente na Black Friday. Uma tarefa que exige expertise, pois são duas  coisas que andam juntas que possuem o mesmo nível de prioridade.

E para incentivar a sua marca a crescer e fazer desta data memorável, preparamos dicas para melhorar a credibilidade da sua marca na Black Friday.

Priorize a qualidade 

Para reservar um espaço, no sentido de ganhar o coração do cliente é preciso ir de encontro com o que ele mais deseja. E o que ele deseja, é encontrar com uma marca humanizada e que se importa com o consumidor, alguém fiel de longa data que só quer estreitar os laços. 

Há uma ótima oportunidade em épocas sazonais de praticar e consolidar essa missão de conquista.  A começar do mais importante, caprichar na qualidade do produto ou serviço que a marca oferece.

Lembre-se, qualidade está relacionado ao grau de utilidade esperado de um produto ou serviço. Esse já é um motivo de atração e interesse pelo qual o cliente irá querer comprar. 

Afinal, não adianta nada criar uma propaganda hipnotizante e o produto ou serviço desejado ser de má qualidade. O cliente até pode ser atraído por uma propaganda genial, mas a prova real virá quando ele consumir o que comprou. 

A verdadeira fidelidade entre marca e cliente, é cumprir uma boa entrega e não decepcionar o consumidor.

Ser destaque no mercado não é tarefa simples, mas se for com credibilidade e foco no cliente tudo se torna muito mais fácil. 

Pois a confiança está também no que a empresa oferece na hora da venda.

Fale sobre sua marca 

A verdade é que existe espaço para toda e qualquer campanha de marketing na internet. Basta descobrir o espaço como empresa e estruturar a estratégia que será evidência para  ganhar visibilidade e credibilidade no mercado

Uma campanha de marketing estratégica é aquela que é criada muito antes do dia da Black Friday. 

Uma pesquisa feita pelo nosso Instituto Reclame AQUI diz  que 46,4% das empresas que responderam a pesquisa já começaram a se preparar para a Black Friday 2022

Leia mais: Confira a pesquisa que o Instituto Reclame AQUI fez sobre a Black Friday 2022

Seja qualquer campanha sazonal. O ideal é sempre  criar um clima de confiança saudável entre marca e cliente. Pois, o intuito é que nesse período a empresa fale dos seus atributos e credibilidade no coração do cliente. Enquanto o cliente se prepara para a tomada de decisão. 

A tomada de decisão parte do momento em que o cliente está no seu momento de escolha. 

Entre uma pesquisa e outra ele decide qual marca fechar negócio.

O cliente pode até mesmo estar de olho na campanha que a marca está veiculando pelos meios de comunicação.

Durante a campanha que antecede a data comemorativa alguns quesitos farão a diferença na  estratégia e  darão total apoio para a tomada de decisão do cliente.

São quesitos que mudará a visão do cliente e consequentemente trará credibilidade a empresa. 

A marca precisa falar sobre : 

Preço: Aqui o cliente quer saber a sua vantagem econômica. 

Como por exemplo : Qual porcentagem de desconto aplicada, facilidade e opções de pagamento, como pix, cartão de crédito ou débito, o número de parcelas também é um grande atrativo, e até desconto se dinheiro a vista, apesar de ser raridade. 

Entender a condição do cliente é importante, pois ele até pode pagar o valor estipulado..

Mas a pechincha para o cliente é especial e uma oportunidade da empresa negociar.

Afinal, qual a graça se não ter um custo menor em algo que era de custo alto?!

Programa Fidelidade: O cliente quer ser lembrado, já a marca quer um motivo para fazê-lo voltar, fincar essa garantia no relacionamento é vantajoso para ambas as partes.  

Leia mais: Black Friday: Como fazer promoção em 8 passos

Pois há um incentivo na compra na expressão “compre e ganhe” ou até mesmo “acumule pontos e leve o dobro”

Essa estratégia cria fidelidade, e faz o cliente ansiar muito mais quando chegar uma data especial.

Claro que oferecer esse tipo de relacionamento é necessário estratégia, para que a empresa não saia em prejuízo. 

Lembre-se: é proibido que seja uma propaganda enganosa. 

De acordo com o CDC – Código de Defesa do Consumidor – 

Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

Por isso, o cuidado deve ser redobrado.

Campanha na Internet: Todo mundo está conectado! Seja em pelo menos em uma rede social. 

É preciso saber qual meio de comunicação o cliente está e qual a melhor forma de conversar com ele. 

Criar vídeos interativos, a fim de aguçar a curiosidade e incentivar a participação do público também é uma estratégia.

A ideia de posts surpresa, conteúdos com contagem regressiva, fotos criativas, joguinhos de interação também aquecem as expectativas. 

Uma campanha de marketing criada com antecedência, com certeza promove para que o cliente conheça a marca e fique preparado para novidades. 

Leia mais: Tendências de Marketing Digital para vender mais

Assim, quando a temporada de Black Friday ou épocas sazonais se aproximarem  a clientela estará familiarizada com a marca.

E como consequência a marca terá credibilidade, engajamento e fidelização com o público alcançado.

Pense na logística:

Nessa ocasião vamos abordar a logística de entrega desde a separação do produto até o destino final. As etapas  incluem desde a identificação de como será transportado até a confirmação de entrega pelo cliente

Todo o processo melhora e garante que tanto a empresa e cliente serão beneficiados

O processo de compra é muito importante, mas ver o real propósito da compra chegar na casa do cliente é um dever cumprido.

Tenha compromisso com os prazos de entregas : Estipule um prazo, isso é possível quando o cliente informa o CEP e com a resposta é possível prever  e quanto tempo será feito.

Diversifique as opções de entrega: Pode ser através da transportadora, retirada na loja, até mesmo por um office boy. 

Informe o cliente durante o processo de entrega: O cliente sempre estará ansioso para a chegada do produto. E para não gerar desconforto e desconfiança, mantenha contato através de e-mails, SMS, o assegurando que a compra está prestes a chegar.

É importante cuidar da  logística de entrega, pois é uma etapa que deve ser  bem pensada por ser  a experiência final que o cliente terá. 

Tenha um atendimento diferenciado:

Todos os quesitos citados acima são de grande importância.

Todos eles contribuem para uma Black Friday inesquecível e são dicas para melhorar a credibilidade da sua marca.

Mas é imprescindível não falar sobre atendimento ao cliente. 

A cartada inicial é como o cliente será recebido, desde a cordialidade, ao suporte ativo em todos os canais de atendimento. 

Manter a equipe alinhada faz parte de estratégia, desde um atendente que conhece e está por dentro de todas as demandas da empresa até conhecer sobre o produto de ponta a ponta até a entrega. 

Um atendimento responsável reforça ainda mais a credibilidade da marca.

A segurança, presteza e credibilidade nas informações faz com que remeta ao cliente uma empresa responsável. 

E se a marca preza o principal, com certeza fará uma Black Friday ou qualquer campanha um marco.

Use o  Reclame AQUI ao seu favor

O Reclame AQUI tem a sua relevância há mais de 20 anos, apesar de dispensar apresentações, vale lembrar que a plataforma de pesquisa e reputação recebe cerca de 30 milhões de visitas mensais.

É muita importância para as empresas e consumidores, né?!

Falando nisso  90% dos consumidores leem até dez reclamações antes mesmo de  decidir uma compra no próprio site do Reclame AQUI, de acordo com dados do nosso Instituto Reclame AQUI;

E claro que nessa época de Black Friday não seria diferente. Pois é evidente que o consumidor irá sondar sobre o posicionamento e credibilidade da empresa na plataforma. 

Aproveitar desse comportamento do consumidor é uma grande sacada.

O ideal é que as boas práticas sejam consolidadas muito antes do período da Black Friday. Para quando chegar o grande dia o consumidor não titubear e ter certeza de onde fechar negócio. 

De acordo com uma pesquisa feita com empresas 49% das participantes usam a reputação do Reclame AQUI ou seus reviews verdadeiros nas campanhas de Black Friday

As empresas que seguem a estratégia de usar o Reclame AQUI têm grandes vantagens de promover a imagem da marca, seja através da reputação, índice de resposta e a página com a certificação de confiança.

A reputação é reflexo do bom atendimento. Que não está em só responder as reclamações e sim ser objetivo e ágil da resolução. Assim o consumidor poderá avaliar uma boa nota de satisfação.

Uma outra evidência de uma marca comprometida com o cliente é quando estrategicamente a página possui o selo RA Verificada. 

O RA Verificada é uma forma de comprovar a credibilidade da marca, em relação a atendimento e compromisso com a saúde financeira. 

Contudo, a empresa  aproveita a jornada de compra de novos consumidores para transmitir mais confiança 

Uma pesquisa feita pelo nosso instituto afirma que mais de 80%* dos consumidores dizem que ter um selo de confiança interfere positivamente na decisão de compra.

Ou seja, é destaque e credibilidade para quem pesquisa, e uma certeza que vale a pena se relacionar e comprar  com a marca!

Portanto as empresas conseguem criar a sua imagem e posicionamento de marketing. O alcance passa a ser maior e uma melhor assertividade para conquistar o cliente. 

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