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Community Commerce: transforme seus clientes em promotores

Atire a primeira pedra quem nunca comprou alguma coisa após ver conteúdos virais nas redes sociais. O fato é que trends do tipo “TikTok made me buy it” ou “TikTok me fez comprar” bombam nas comunidades digitais e influenciam decisões de consumo. É aí que entra o community commerce.

A estratégia é baseada no uso de comunidades digitais para divulgar marcas, produtos e serviços para vender. E o mais legal da estratégia é que você não precisa pagar altos cachês para celebridades. Na verdade, todo consumidor é um influenciador em potencial pode promover a marca de forma orgânica.

Gostou da ideia e quer saber como fazer isso? Continue a leitura porque preparamos um artigo completo sobre community commerce. Olha só!

O que é community commerce?

Em primeiro lugar, community commerce quer dizer comércio comunitário, em tradução livre para o português. Na prática, a estratégia é baseada na produção e compartilhamento de conteúdos autênticos e divertidos nas comunidades digitais para viralizar e vender.

Afinal de contas, esses espaços virtuais reúnem pessoas com interesses em comum. Então, devido a essa audiência bem segmentada, fica mais fácil criar conteúdos alinhados aos gostos do consumidor, entende? Aliás, podemos até olhar para esse movimento como uma espécie de digitalização do famoso boca a boca.

Por exemplo: imagine uma pessoa que acompanha temas relacionados às atividades domésticas nas redes sociais. Ao ver vídeos virais no TikTok de utensílios diferentes e criativos, a pessoa fica com vontade de comprar. Logo, além de interagir com o conteúdo, o usuário pode adquirir o item e produzir seu próprio vídeo para aumentar o buzz sobre o assunto.

Aliás, usamos uma utilidade doméstica como exemplo, mas a mesma regra vale para uma maquiagem que dá um efeito incrível, uma luminária diferentona, um tênis super descolado, um smartwatch mega tecnológico e por aí vai. Tudo isso chama a atenção de audiências bem segmentadas e desperta o desejo de consumo.

E apesar de as comunidades na internet não serem novidades no mundo das redes sociais — olhe para o Orkut e o MySpace, por exemplo — o conceito de community commerce só ganhou força agora com o TikTok.

Afinal de contas, como a empresa conhecia bem o poder das comunidades digitais em impulsionar produtos rapidamente, ela decidiu encomendar um estudo para comprovar a suspeita.

E não deu outra: o levantamento revelou que mais de 70% dos usuários se inspiram nos conteúdos da rede para fazer compras, mesmo quando nem estavam planejando gastar. Foi a partir daí que o conceito de community commerce ganhou força no mercado.

Social commerce x community commerce: qual é a diferença?

Antes de tudo, a gente sabe que os conceitos são bem parecidos. Mas olha: já vamos avisar que não é tudo a mesma coisa, viu?

Veja bem: o social commerce é uma estratégia mais ampla baseada no uso das redes sociais para vender. Por exemplo: a marca posta um conteúdo — orgânico ou pago — em seu próprio perfil e os interessados interagem com a publicação. Aliás, dependendo da plataforma, dá até para comprar sem nem precisar sair de lá.

Por outro lado, o community commerce é uma espécie de ramificação do social commerce, pois é mais focada nas comunidades digitais. A marca envia um produto para um criador influente, por exemplo; ele cria um conteúdo divertido; compartilha para a sua comunidade nas redes sociais; e a publicação viraliza. Daí, cada vez mais gente se interessa pelo item.

Então, a diferença é basicamente essa: o social commerce é o comércio nas redes sociais. O community commerce também faz comércio nas redes sociais, mas tem as comunidades digitais como principal ferramenta, entende?

Qual é a importância do community commerce para os negócios?

A lógica é simples: se você quiser vender, precisa se adaptar às mudanças de comportamento do consumidor. Nesse contexto, o community commerce entra como uma forte tendência de marketing para os próximos anos.

Veja os hábitos da Geração Z para entender melhor. Em vez de dar aquele famoso Google para pesquisar coisas na internet, os mais jovens apostam no TikTok para fazer buscas.

Então, marcar presença por lá e investir em conteúdos virais é uma boa oportunidade para alcançar mais gente. Dito isto, a seguir, vamos mostrar alguns benefícios de investir em community commerce. Confira!

Audiência segmentada

Conforme já explicamos aqui em cima, as comunidades digitais reúnem pessoas com interesses em comum. Logo, usar esses espaços para divulgar sua marca, produtos ou serviços é legal para atingir o público mais propenso a comprar algo da sua empresa.

Confiança

Os consumidores confiam muito mais na recomendação de outros clientes e de influenciadores famosos, se comparado a comunicação oficial das marcas. Aliás, os compradores usam as redes para saber mais sobre as empresas.

Para comprovar esse argumento, vamos trazer alguns dados daquele estudo encomendado pelo TikTok que citamos aqui em cima, lembra? Olha só o que os números dizem:

  • 73% dos usuários afirmam que o conteúdo de influenciadores inspirou a experimentar um produto novo;
  • 72% consideram os conteúdos de criadores comuns mais interessantes que publicações de grandes influenciadores;
  • 76% afirmam que encontram informações úteis sobre produtos e marcas na rede social;
  • 78% já descobriram produtos novos ao assistir vídeos no TikTok;
  • 75% gostam de aprender sobre novos produtos.

Vendas

Uma coisa é fato: os conteúdos postados nas comunidades influenciam decisões de consumo. Veja só mais alguns dados interessantes daquela pesquisa do TikTok:

  • 77% dos consumidores afirmam que os conteúdos postados na rede os ajudaram a ter ideias sobre marcas e produtos que nunca tiveram antes;
  • 77% descobriram mais sobre produtos, serviços ou marcas;
  • 71% foram inspirados comprar mesmo quando não estavam procurando nada para consumir;
  • 70% acreditam que os conteúdos ajudam a decidir o que comprar.
  • 78% afirmam estar dispostos a fazer compras pelas mídias sociais;
  • 72% valorizam a conveniência de comprar na plataforma.

Sendo assim, investir em community commerce é uma forma de aumentar as vendas do seu negócio. Legal, né?

Mas a pergunta que não quer calar é: como conseguir isso, afinal? É sobre isso que vamos falar a seguir. 

Como transformar seus clientes em promotores da marca?

Se você chegou até aqui, já percebeu que existem diversas semelhanças do community commerce com o marketing boca a boca, não é mesmo? De fato, esse potencial de viralização é bem parecido com o processo de recomendação e indicações. A grande diferença é que isso é realizado no ambiente digital e por meio de conteúdos autorais e criativos.

Aliás, citamos muito o TikTok por aqui, mas a regra vale para todas as comunidades digitais. Por exemplo: grupos de Facebook, WhatsApp, Telegram, Instagram e por aí vai.

De toda forma, com as estratégias nas redes sociais, um consumidor comum pode fazer o papel de promotor e alavancar as vendas da sua empresa. A seguir, vamos dar algumas dicas nesse sentido!

Garanta que o consumidor tenha experiências inesquecíveis

Pensa bem: quando a gente recebe visita em casa, deixamos tudo arrumadinho para causar uma boa impressão, não é mesmo? Pois bem, quando o assunto é captação de consumidores, a lógica é a mesma.

Na prática, isso significa que é necessário colocar todos os processos internos em ordem para que o consumidor tenha boas experiências em todas as etapas da jornada. Isso vale para a navegação no e-commerce, atendimento ao cliente, entregas, pós-vendas etc.

Por exemplo: imagina se você atrai vários clientes a partir do community commerce, mas eles enfrentam problemas com a entrega logo na primeira compra. Não vai demorar muito para os conteúdos negativos ultrapassarem os positivos, não é mesmo? Daí, todos os esforços em atração vão por água abaixo.

Saiba mais: Sua marca pensa na experiência do cliente na hora de atender?

Cuide da reputação da empresa

Veja bem: é natural que os consumidores escolham marcas que tenham credibilidade. Isso vale tanto para o consumo próprio, como para as indicações e engajamento nas redes sociais.

Então, mesmo após ser impactado por um conteúdo viral no TikTok, a tendência é que o cliente dê uma passadinha básica no Reclame AQUI para investigar a reputação da marca.

Aliás, o Reclame AQUI até já fez uma pesquisa para saber se os consumidores estão dispostos a comprar após serem impactados por anúncios nas redes sociais. Apesar de o community commerce ter uma pegada diferente, conquistar a confiança do consumidor também é determinante. Veja só os que os dados revelaram:

  • 57,6% procurariam a marca no Reclame AQUI para saber se ela é confiável;
  • 13,3% só compraria após ver avaliações positivas no site da empresa;
  • 12,8% comprariam apenas se já conhecessem a loja.

Para aumentar a credibilidade da empresa, portanto, não custa nada fazer uma boa gestão de reputação no Reclame AQUI, não é mesmo?

Mas olha: lembre-se de oferecer um atendimento de qualidade por lá, viu? Afinal de contas, não é apenas o volume de reclamação que o consumidor observa. Na verdade, o que importa mesmo é a qualidade das interações. Usuários em suas jornadas de compra e solução vão consultar essas informações na hora de tomar decisões. Então, pense nisso!

Transforme reclamações em cases de sucesso

A gente entende que receber reclamações e lidar com consumidor insatisfeito não é nada fácil. No entanto, é legal olhar para as críticas como oportunidades de crescimento, sabe? Isso porque, com as estratégias certas, dá para transformar clientes detratores em promotores da marca. 

Veja também: Pedido não entregue vira case de sucesso

Crie conteúdos com alto potencial de engajamento

Veja bem: o consumidor é bombardeado por milhares de conteúdos diariamente. Então, para prender a atenção dele, é fundamental pensar em algo mais divertido e autêntico. Com isso, você aumenta o potencial de viralização.

Essa mesma lógica vale para empresas de todos os nichos. Até mesmo temáticas mais sérias podem ser abordadas com uma pegada mais leve para facilitar a assimilação da informação e garantir maior engajamento.

Vale a leitura: O que é marketing de guerrilha e como fazer?

Faça parcerias com criadores de conteúdo influentes

Os influenciadores digitais fornecem provas sociais importantes para despertar desejos de consumo e incentivar as compras. Pensa bem: basta uma celebridade da internet usar alguma coisa nas redes para o item virar sucesso de vendas, não é mesmo? Nesse contexto, é válido aproveitar todo esse poder de influência para alavancar seus produtos ou serviços.

De toda maneira, vale lembrar que é necessário ter cuidado ao fazer as parcerias. O ideal é que o criador de conteúdo seja relevante para o seu nicho e compartilhe dos mesmos valores e objetivos da empresa.

Lance desafios no TikTok

Se tem uma coisa que bomba na rede social de vídeos curtos são os famosos challenges. Isso porque a essência dos desafios é, justamente, incentivar outros usuários a produzirem conteúdos semelhantes e fazer a hashtag viralizar.

Sendo assim, use a criatividade para criar desafios com alto potencial de engajamento. Por exemplo: um brechó pode lançar challenges para incentivar os usuários a fazer vídeos com customização de roupas; uma marca de cosméticos pode pedir que os consumidores façam vídeos de antes e depois; um petshop pode pedir para que os usuários compartilhem momentos dos pets brincando com itens da loja e por aí vai.

Use os conteúdos gerados pelos usuários a seu favor

Em primeiro lugar, não podemos negar que influenciadores digitais conseguem alcançar muita gente nas redes sociais. No entanto, é bom que você saiba que um cliente satisfeito também é um influenciador em potencial.

Aliás, os consumidores até confiam mais nesses usuários comuns, se comparado com as celebridades da internet — conforme dados daquela pesquisa o TikTok que citamos várias vezes por aqui.

Sendo assim, valorize os conteúdos gerados pelo usuário — ou User Generated Content (UGC). Vale comentar nas publicações com menções à marca, compartilhar posts no perfil oficial da empresa, oferecer mimos aos usuários mais engajados etc.

Resumindo: o community commerce é baseado no uso de comunidades digitais para viralizar conteúdos e vender. Nesse contexto, além de fornecer entretenimento ao consumidor, a estratégia é legal para aumentar a relevância da marca e atingir um público bem segmentado. De toda forma, vale lembrar que os conteúdos precisam ser criativos para engajar os consumidores, gerar um buzz positivo nas redes e, claro, gerar mais vendas. Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal conhecer mais uma estratégia para impulsionar a sua empresa? Veja o que é mídia paga e qual é a importância de investir.

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