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ChatGPT: O que é e como usar no e-commerce?

ChatGPT: O que é e como usar no e-commerce?

Chat Gpt - O que é e como usar no e-commerce

Em primeiro lugar, você já ouviu falar no ChatGPT? Pois saiba que essa é uma tecnologia capaz de interagir com as pessoas de forma automática, gerar respostas precisas e em linguagem natural. Aliás, a solução está na boca do povo devido às vantagens que ela pode trazer para o e-commerce, como automação de processos, análise de dados, diagnósticos de sentimentos e atendimento ao cliente.

Legal, né? Então, que tal saber mais sobre o ChatGPT? Continue a leitura porque preparamos um artigo completo sobre o assunto. Olha só!

O que é o ChatGPT?

Basicamente, o ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial que oferece respostas sobre os mais diversos assuntos de maneira natural. Na prática, é uma interface conversacional capaz de criar conteúdos textuais autorais com uma linguagem de fácil entendimento.

Por exemplo: você quer a receita de um bolo? Pois bem, é só perguntar o que o robô responde. Agora, quer criar um texto de 700 palavras sobre a visita do homem à lua? Dá também. É só enviar o comando para o chatbot que ele cria um conteúdo autoral sobre o assunto. Dá até para escrever códigos de programação por meio da ferramenta.

ChatGPT x assistentes virtuais

À primeira vista, até parece que a tecnologia não é tão revolucionária assim. Afinal de contas, já temos os famosos assistentes virtuais — como Google Assistant, Alexa e Siri —, que também oferecem respostas aos nossos problemas. Apesar das semelhanças, as tecnologias funcionam de formas diferentes.

Veja bem: os assistentes de voz buscam informações nos buscadores da internet e leem as respostas. Em outras palavras, a Siri, por exemplo, vai lá no Google e lê o que encontrou para você — que geralmente é um feature snippet.

O ChatGPT não lê as respostas, nem copia e cola. Na verdade, a tecnologia consegue criar conteúdos inéditos e gerar novas respostas a cada interação.

Aproveite para conferir também: Buyer persona — porque criar e qual sua importância.

ChatGPT x Google

O ChatGPT não é um mecanismo de busca. A título de esclarecimento, enquanto os buscadores fazem uma varredura na internet para encontrar páginas relacionadas com a palavra-chave, o ChatGPT é uma interface conversacional. Isso significa que você consegue interagir com as respostas e buscar respostas rápidas.

Bora fazer um teste para você entender melhor? Pois bem, jogue no Google o termo “o que é ChatGPT”. Nesse contexto, você verá uma lista de URLs com conteúdos que podem atender a sua intenção de busca e até um feature snippet, não é mesmo?

Por outro lado, se você faz a mesma pergunta ao chatGPT, a ferramenta irá formular um parágrafo — ou mais — para explicar o conceito da ferramenta. Fizemos um teste aqui e o resultado foi este:

  • “ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, que usa tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para gerar respostas para perguntas e conversas em linguagem natural. O ChatGPT é treinado em grandes conjuntos de dados de texto, o que lhe permite entender e produzir respostas precisas e fluentes em uma ampla variedade de tópicos. Como modelo de linguagem, o ChatGPT é capaz de aprender a estrutura da linguagem humana e a complexidade da comunicação em um nível mais profundo do que os assistentes virtuais ou chatbots tradicionais.”

Se você fizer a mesma pergunta por aí, é possível obter uma nova resposta. Isso porque a ferramenta cria textos únicos e você tem a oportunidade de pedir a reformulação do texto várias vezes.

A título de curiosidade, o Google já anunciou que está desenvolvendo uma interface conversacional — o Bard — para concorrer com o ChatGPT.

Veja também: Saiba como aparecer em primeiro lugar na busca orgânica do Google.

ChatGPT e suas limitações

Se você chegou até aqui, já deu para perceber que a ferramenta é bem promissora, não é mesmo? De fato, o ChatGPT pode trazer diversos benefícios para o e-commerce.

No entanto, vale lembrar que a própria ferramenta reconhece que ainda tem algumas limitações. Por mais que ela tenha um grande banco de dados para fornecer respostas sobre praticamente tudo, vez ou outra podem aparecer informações incorretas e desatualizadas.

Além disso, a plataforma também pode apresentar conteúdos tendenciosos. Como a base de dados é criada e alimentada por seres humanos, as respostas podem ser enviesadas com base no comportamento de pessoas reais. Daí, podem surgir respostas preconceituosas e, algumas vezes, até ofensivas.

Então, por mais revolucionário que seja o ChatGPT, é importante ter em mente que essa é uma ferramenta complementar e ainda em evolução.

Vale a leitura: Estratégia para trabalhar o branding de uma marca.

Como funciona o ChatGPT? 

Acima de qualquer coisa, vale lembrar que a tecnologia do ChatGPT gira em torno da Artificial Intelligence (AI) — inteligência artificial, em português. Em outras palavras, a tecnologia é baseada na criação de máquinas capazes de simular as habilidades do cérebro humano de raciocinar e tomar decisões.

O ChatGPT faz justamente isso: usa uma série de técnicas e metodologias computacionais para oferecer respostas naturais. Assim, a sensação é que você está conversando com uma pessoa do outro lado da tela, e não com um robô, sabe?

A seguir, vamos explicar melhor as tecnologias que estão por trás da ferramenta. Confira!

Redes neurais

As redes neurais são sistemas computacionais que simulam o modus operandi do cérebro, com uma rede de neurônios para processar as informações. E assim como nós aprendemos a partir de exemplos e experiências, a inteligência artificial também aprimora o seu desempenho com o passar do tempo.

Mas tem um diferencial aí: o ChatGPT usa o modelo de redes neurais recorrente conhecido como Transformer. O objetivo desse tipo de arquitetura é processar dados sequenciais para entender melhor o contexto e fornecer respostas mais precisas e naturais.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O PLN é a área responsável por fazer com que máquinas entendam, interpretem e reproduzam a linguagem humana. É isso que facilita a nossa comunicação com os robôs conversacionais.

Veja também: Alta performance em vendas — como alcançar no e-commerce.

Machine Learning

Em tradução literal para o português, machine learning quer dizer aprendizado de máquina. Na prática, o objetivo da tecnologia é criar sistemas e ferramentas capazes de aprender com experiências anteriores para oferecer respostas cada vez mais precisas e relevantes.

Vale a leitura: Marketing de influência — como potencializar o seu e-commerce com influenciadores.

Deep Learning

Deep learning quer dizer aprendizado profundo. A técnica é ainda mais avançada que o aprendizado em máquina porque usa várias camadas de processamento para analisar dados complexos. É por isso que o ChatGPT consegue oferecer respostas precisas, relevantes e em linguagem natural.

Como usar o ChatGPT?

Primeiramente, vale esclarecer que existem duas versões da ferramenta: a gratuita e a paga. O plano free é um pouco instável e você pode ter dificuldades de usar quando a demanda está alta. Aliás, a tendência é que, com a popularização da tecnologia, o volume de acessos cresça significativamente e fique ainda mais difícil.

Por outro lado, o plano plus fica disponível o tempo todo — mesmo quando a demanda é alta. Além do mais, a velocidade de resposta é bem mais ágil e os usuários pagantes têm acesso prioritário às atualizações da plataforma.

De toda forma, nossa sugestão é que você comece pelo plano gratuito mesmo. Provavelmente, ele já será bem útil. Daí, com o tempo, se você sentir necessidade, pode fazer o upgrade.

Aliás, o uso da ferramenta é bem simples. Olha só o passo a passo:

  • acesse o site OpenAI: https://openai.com/blog/chatgpt/;
  • clique em “Try ChatGPT”;
  • crie uma conta e faça a verificação por meio de SMS;
  • faça login na plataforma. É possível entrar por meio da conta Google ou Microsoft;
  • prontinho! Agora, é só usar o ChatGPT. Faça um teste aí ao inserir uma pergunta qualquer no chat e pressione “enter” no teclado para visualizar a resposta se formando.

Quais são as aplicações do ChatGPT?

Agora chega de informações técnicas e vamos focar nos impactos da ferramenta no nosso dia a dia. De antemão, já vamos adiantar que uma das maiores vantagens do ChatGPT é a flexibilidade. Isto é, a ferramenta pode ser utilizada em diversos contextos. Entenda!

Chatbot e assistente virtual

Não é de hoje que existem chatbots e assistentes virtuais alimentados por inteligência artificial. No entanto, o grande diferencial do ChatGPT é a interface conversacional mais natural e versátil.

Sendo assim, a expectativa é que assistentes virtuais e robôs de atendimento equipados com a tecnologia sejam ainda mais eficientes para resolver questões e oferecer um suporte personalizado.

Vale a leitura: Como o Voice Commerce pode te ajudar a vender mais!

Análise de sentimentos

É muito difícil esconder a insatisfação e a tristeza quando estamos cara a cara com uma pessoa, não é mesmo? Afinal de contas, as expressões faciais, a linguagem corporal e o tom de voz entregam os sentimentos.

No entanto, fazer essa análise em textos sempre foi um desafio. E sabemos muito bem disso porque o Reclame AQUI já trabalha há muito tempo com inteligência artificial para moderar conteúdos e evitar comentários ofensivos.

O ChatGPT entra nesse contexto como uma alternativa para fazer análise de sentimentos a partir de dados sequenciais. Então, ao ler comentários nas redes sociais, queixas no Reclame AQUI e reviews, por exemplo, as empresas poderão entender de forma mais profunda os sentimentos do consumidor.

Veja também: Como usar o Reclame AQUI a favor do seu e-commerce.

Tradução automática

Que tal conversar com uma empresa do outro lado do mundo sem se preocupar com o idioma? Pois bem, o ChatGPT trabalha com tradução automática e instantânea para facilitar a comunicação entre as pessoas. E o melhor de tudo: como a ferramenta trabalha com linguagem natural, a tradução não fica com sentenças truncadas e sem sentido, sabe?

Resumo de textos

Se deparou um artigo enorme e não está com tempo de ler tudo? Você pode copiar o conteúdo no chat e dar o comando “resuma este texto” que a ferramenta faz um compilado com os pontos mais importantes.

Automação de processos

Sabe aqueles processos repetitivos e manuais que tomam um tempão e estão sujeitos a falhas? Pois bem, a ferramenta pode automatizar tarefas e otimizar as operações da empresa. Dessa forma, os colaboradores podem se dedicar a questões mais estratégicas.

Afinal, como usar o ChatGPT no e-commerce?

Chegou a hora de entender, na prática, como a tecnologia pode impactar positivamente os processos do e-commerce. Mas olha: quando falamos em otimização do desempenho, não estamos falando apenas das questões internas não, viu?

O fato é que o ChatGPT tem potencial para melhorar a experiência do cliente e, por consequência, gerar mais vendas. Você vai entender melhor ao ver as dicas de uso. Olha só!

Atendimento ao cliente

Conforme já falamos por aqui, o ChatGPT permite a criação de chatbots e assistentes virtuais. A grande questão é que essas plataformas conversacionais podem ser usadas para interações automatizadas e personalizadas.

Dá para obter informações mais completas sobre os produtos, obter estimativas de entrega, verificar reposições de estoque e por aí vai. Dessa forma, os consumidores se beneficiam com um atendimento bem mais eficaz, ágil e disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Veja também: A importância de investir em autoatendimento na sua marca.

Descrição de produtos

Faça um teste aí: abra o ChatGPT e peça para ele fazer a descrição de um produto qualquer. Viu só como a ferramenta elabora um texto com informações completas sobre a mercadoria?

Pois bem, a ferramenta pode ser usada para otimizar o processo de criação. No entanto, lembre-se de conferir as informações e fazer um refinamento manual antes de publicar o conteúdo no e-commerce, combinado?

Por falar nisso, veja mais algumas dicas sobre isso no artigo a seguir: Descrição de produto — entenda como fazer no e-commerce.

Ideias de conteúdo

Artigos para o blog, conteúdos ricos, posts para as redes sociais, roteiros para o YouTube, vídeos criativos para o TikTok e por aí vai. A gente sabe que nem sempre estamos com inspiração para pensar em temas legais para todas as plataformas.

Nesse contexto, dá para usar o ChatGPT para ter ideias de conteúdo, fazer pesquisa de palavras-chave, descobrir quais são as hashtags mais relevantes para o seu nicho etc.

Mas olha: apesar de ajudar bastante, não vale se prender apenas aos resultados da ferramenta, viu? Isso porque a plataforma ainda está em desenvolvimento e traz muitos dados desatualizados. Então, para não perder o hype de alguns assuntos, é importante monitorar dados de outras fontes.

Por falar em hype, veja também: 6 lições que as empresas podem aprender com o BBB.

Por fim, o ChatGPT é uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para interagir com as pessoas de forma automática, gerar respostas precisas e em linguagem natural. E o e-commerce pode aproveitar a solução para melhorar o atendimento ao cliente, otimizar processos internos e auxiliar nas estratégias de marketing. No entanto, lembre-se de que a ferramenta tem lá suas limitações com eventuais erros de informações, conteúdos tendenciosos e dados desatualizados. Gostou do nosso artigo e quer ver mais conteúdos como este? Então, confira também sobre os impactos da tecnologia 5G para o e-commerce?

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