Você sabia que a possibilidade de ganhar cashback é um dos fatores de decisão de compra? Pois bem, além de atrair mais clientes, os programas que oferecem dinheiro de volta são bem legais para aumentar o reconhecimento de marca e fidelizar clientes.
A título de curiosidade, a estratégia foi criada em 1988, nos Estados Unidos, para incentivar as pessoas a usarem o cartão de crédito. Apesar de a ideia ser bem revolucionária na época, a moda demorou um pouco para pegar. No Brasil, por exemplo, programas do tipo só chegaram em 2011. Mas de lá para cá foi só alegria. Afinal de contas, os consumidores gostaram da ideia de receber recompensas pelas compras.
Mas e para as empresas: essa estratégia é mesmo interessante? Respondemos essa e outras perguntas neste artigo. Olha só!
O que é e como funciona o cashback?
Em tradução literal para o português, cashback significa dinheiro de volta. Na prática, é uma espécie de programa de fidelidade que recompensa o consumidor pelas compras, sabe?
Funciona mais ou menos assim: o consumidor se inscreve em um programa de cashback e tem acesso a uma plataforma cheia de empresas parceiras.
Ao se interessar por loja específica, ele pode clicar no link para ser direcionado para loja virtual. Daí, ele ativa a função “dinheiro de volta”, realiza a compra e recebe um percentual em créditos na carteira. O valor aparece no extrato do programa de cashback no prazo determinado pela empresa — que costuma ser de, no máximo, 90 dias.
Que tal um exemplo prático para facilitar o entendimento? Imagine uma loja que oferece 1,5% de cashback e o consumidor faz uma compra de R$ 1 mil. Nesse contexto, o consumidor receberá R$ 15 de volta.
Mas olha: usamos 1,5% como exemplo, mas não existe um valor fixo para a recompensa. Na verdade, cada empresa tem políticas próprias e o consumidor precisa ficar de olho no aplicativo para saber o percentual correto.
De toda forma, algumas lojas fazem promoções esporádicas para atrair mais consumidores com um percentual maior de cashback.De toda forma, vale lembrar que os programas de recompensas não são usados apenas para as compras pela internet. Hoje, existe a possibilidade de ganhar dinheiro de volta nas compras feitas em lojas físicas por meio das notas fiscais.
Quais são os principais tipos de cashback?
Por incrível que pareça, nem sempre, os programas de dinheiro de volta reembolsam o consumidor pela compra. O fato é que a forma de receber as recompensas variam de acordo com as políticas de cada programa. Veja os principais tipos de cashback e entenda como cada um deles funciona!
Livre
Como o próprio nome sugere, com o cashback livre, o consumidor pode usar o valor da forma que preferir. Dá para transferir uma quantia para a sua conta bancária, colocar crédito no celular, pagar contas, fazer investimentos e por aí vai.
Exclusivo
Já o cashback exclusivo tem algumas limitações e não permite o saque ou transferência do saldo. De modo geral, o dinheiro de volta só pode ser usado na plataforma de origem. Alguns bancos, por exemplo, permitem usar o saldo apenas para abater na fatura do cartão.
Outras empresas flexibilizam um pouco mais para o usuário transformar o valor em benefícios na plataforma, como pagar algumas contas, fazer recarga de telefone, obter descontos nas compras feitas em lojas parceiras, entre outros.
Social
Sabe quando você faz a compra em um e-commerce e na página de checkout pode escolher uma instituição para receber uma doação proporcional ao valor gasto? Pois bem, esse é o cashback social. Isto é, em vez de o consumidor receber o dinheiro de volta, um percentual da compra é destinado para doações.
Veja também: Milhas, pontos ou cashback — qual programa de benefícios é a sua cara?
Quais são as vantagens para as empresas?
Não importa se o cashback é livre, exclusivo ou social. O fato é que muitos negócios se perguntam se vale a pena aderir aos programas. Afinal de contas, à primeira vista, parece até que estão perdendo dinheiro ao devolver uma quantia ao consumidor, não é mesmo?
Mas olha: não se engane. É legal olhar para o cashback como um investimento em marketing, pois gera retornos para a empresa, sabe?
Pensa bem: os consumidores colocam os benefícios na balança na hora de tomar uma decisão de compra. Se um produto é ofertado pelo mesmo preço em duas lojas diferentes, ele vai preferir comprar em empresas que disponibilizam dinheiro de volta.
Mais: de modo geral, as plataformas estabelecem um valor mínimo para o resgate. Daí, o consumidor volta a fazer compras na loja para receber mais cashback e conseguir sacar. Então, também dá para fidelizar clientes com a estratégia.

Sem contar na visibilidade. As lojas parceiras aparecem nas campanhas nas plataformas de cashback. Com isso, mais clientes vão conhecer a sua empresa, de modo a melhorar o reconhecimento de marca.
Como implementar um programa de recompensas na sua empresa?
Se você chegou até aqui, já percebeu que oferecer cashback ao consumidor é uma boa estratégia para alavancar a sua marca, não é mesmo? Mas olha: nada de aderir a uma plataforma qualquer e esperar a magia acontecer, viu?
Na verdade, antes de tudo, é legal fazer um planejamento com metas, objetivos e indicadores. Dessa forma, fica mais fácil avaliar se a estratégia, de fato, apresentou resultados positivos para o seu negócio, entende?
Outro ponto importante é a escolha do programa de recompensas. Isto é, você pode desenvolver um sistema próprio ou aderir a programas existentes e bem populares no mercado, como:
- Méliuz;
- Beblue;
- Ame Digital;
- Cuponomia;
- Banco Inter;
- PicPay;
- PagBank;
- Nubank.
De toda forma, é necessário identificar o programa que o seu consumidor já usa e curte para aumentar as chances de sucesso. Sendo assim, lembre-se de estudar o comportamento do consumidor.
Nesse contexto, vale a pena conferir a reputação dos sites de cashback no Reclame AQUI. Afinal de contas, vira e mexe os consumidores reclamam da dificuldade de receber os benefícios concedidos. Então, tomar esse cuidado é importante para garantir que a empresa seja de confiança antes de associar a sua marca a ela, sabe?

Por fim, investir em programas de cashback é uma boa ideia para aumentar a visibilidade do seu negócio, conquistar mais clientes e fidelizar. No entanto, é bom fazer um bom planejamento e estudar muito bem os programas antes de aderir aos programas, combinado?
Gostou do nosso artigo e quer mais algumas dicas para melhorar os resultados da sua marca? Então, saiba também como preparar a sua empresa para os picos de atendimento em datas sazonais.