Black Friday 2025: promoções falsas estão se espalhando nas redes sociais – veja como identificar

Black Friday 2025: promoções falsas estão se espalhando nas redes sociais – veja como identificar

Mulher usando cartão de crédito para compra online durante a Black Friday, atenta a possíveis golpes

📌 Com o aumento de anúncios falsos, o risco de perder dinheiro para perfis golpistas que desaparecem após o PIX nunca foi tão alto. O Reclame AQUI mostra 3 sinais de alerta para se proteger e garantir que seu desconto seja real

A Black Friday é o momento em que a oportunidade de economizar encontra, infelizmente, a alta chance de cair em um golpe. Em 2025, as redes sociais ganham ainda mais destaque na busca por um bom desconto. 

Segundo a pesquisa aplicada pelo Reclame AQUI em agosto, 31% dos consumidores pretendem fazer compras da Black Friday diretamente nas redes sociais, como Instagram, TikTok e outros aplicativos. Esse interesse por conveniência, descoberta rápida e preços atraentes, é o alvo perfeito para o Golpe 3.0.

Vale a leitura: Guia da Black Friday 2025: como se proteger do Golpe 3.0 na era da Inteligência Artificial

Entenda como o Reclame AQUI, quais são os sinais de alerta e como usar as redes sociais para fazer compras seguras na Black Friday 2025:

Como os golpes acontecem nas redes sociais?

Os golpes nas redes sociais se aproveitam do tipo de compra que mais acontece por lá: itens de baixo ticket, como acessórios, roupas, eletrônicos mais simples e produtos que viralizam rápido no feed.

Para fisgar o consumidor na Black Friday, os golpistas criam anúncios patrocinados com ofertas imperdíveis O anúncio sempre leva para um link falso, que abre um site praticamente idêntico ao da loja legítima.

Nesses golpes, o PIX é o meio de pagamento predileto. Por ser instantâneo e irreversível, uma vez enviado para uma conta que não existe, o prejuízo é imediato.

Esse golpe aparece nos relatos dos consumidores no Reclame AQUI. Nas reclamações, eles relatam que foram atraídos por anúncios aparentemente confiáveis no feed, finalizaram a compra por links fora do aplicativo e, no fim, nunca receberam o produto. Confira: 👉

Consumidor de Arceburgo – MG

Fiz uma compra no dia 31/10 na loja applecentterr, comprei um iPhone 12 Pro, foi enviado o pix de 1.000 reais, e ele me falou que no dia 1 já me enviaria o código de rastreio e que chegaria no meu endereço super rápido o que não foi feito, o código não existe e ele não me Responde mais só tá aplicando [Editado pelo Reclame Aqui] e mas [Editado pelo Reclame Aqui] nas pessoas. O que é uma injustiça. Espero que consiga pelo menos meu dinheiro de volta. Ele já dois Instagram sim e luck.phone e o outro applecentterr.

Consumidor de Serra – ES

Levei um [Editado pelo Reclame Aqui] de 193,65 reais por um anúncio de promoção do Tiktok. A função de contatar Suporte da loja é [Editado pelo Reclame Aqui], fazem três cobranças diferentes (produto, frete e taxa de emissão de nota fiscal) e cada uma usando uma empresa diferente, sendo duas delas: 9IN PAGAMENTOS LTDA, VILAK DIGITAL. A terceira eu não me atrevi a pagar, ja tinha percebido que era [Editado pelo Reclame Aqui] e nesse último endereço o próprio Nubank alertou sobre possibilidade de [Editado pelo Reclame Aqui] por conta de anteriores denúncias.

Não pedi contestação das transações imediatamente e até o momento recebi apenas uma resposta negando a devolução do dinheiro da VILAK DIGITAL.

endereço site: *****

Consumidor de Telêmaco Borba – PR

Eu vi um anuncio da xiaomi na plataforma do kwai, onde dizia pra participar do quiz, responder algumas perguntas que ganha descontos ,então respondi as perguntas e ganhei um celular, eu só tinha que pagar frete,eu paguei o frete e não recebi meu celular, O kwai vai ter que devolver o meu dinheiro

3 sinais de que uma loja é falsa nas redes sociais

A porta de entrada para os golpes nas redes sociais quase sempre é um perfil suspeito. Lembre-se: mesmo perfis com milhares de seguidores podem ser falsos. Sendo assim, antes de clicar em qualquer link, observe com atenção:

1. O perfil da loja parece novo demais?

Os golpistas criam dezenas de perfis novos, com poucas postagens, fotos genéricas de produtos e nenhuma prova de que outras pessoas já compraram ali. 

Entre os sinais mais evidentes de golpe, estão os comentários bloqueados, desativados ou com elogios repetidos são outro sinal claro de que o perfil não é confiável. Por isso, se o perfil parece existir só para vender, vale desconfiar!

2. Para onde este link está te levando?

O próximo passo golpe é realizar o redirecionamento para um site falso. Por isso, desconfie de todos os links, sejam eles na bio do perfil, nos stories ou no botão “Comprar Agora”.

Se a plataforma oferece a compra dentro do app (como no TikTok Shop), mas o vendedor tenta te redirecionar para fora, cuidado: perfis falsos imitam páginas de lojas famosas e conduzem para sites feitos sob medida para aplicar golpes.

Além disso, por mais comum que seja o nome da loja, cuidado com URLs que usam muitos hífens, domínios estranhos ou que imitam lojas famosas

3. Estão te pressionando para comprar “agora”?

Os golpistas sabem exatamente como fazer você clicar rápido: “Frete grátis só hoje”, “últimas unidades”, “30% off nas próximas horas”.

Esse senso de urgência é típico dos golpes de baixo ticket, porque o consumidor pensa pouco antes de comprar um produto. O valor é baixo, mas o prejuízo é certo , principalmente,  quando a loja some após o pagamento.

Checklist para comprar com segurança nas redes sociais

Antes de finalizar uma compra no Instagram, Tiktok Shop, Facebook, Kwai ou qualquer outra plataforma, vale conferir alguns pontos importantes para sua segurança: 

– Pesquise a loja no Reclame AQUI antes de tudo

Se a loja parece ótima, mas não existe em nenhum lugar fora da rede social, cuidado! Faça uma pesquisa pelo nome da empresa no Reclame AQUI.  Verifique a reputação da empresa, seu índice de solução e quais são os principais problemas relatados.

Não se esqueça que uma empresa com credibilidade investe em um bom atendimento e em um canal aberto com o consumidor.

Tudo que você precisa saber sobre consultar a reputação de uma empresa no Reclame AQUI antes de comprar

– Valide o link no Detector de Site Confiável

Se você foi redirecionado para uma página externa, coloque a URL no Detector de Site Confiável do RA. A ferramenta identifica riscos e aponta sinais suspeitos que o consumidor comum não consegue perceber.

Viu uma promoção imperdível? Antes de clicar em “comprar” e informar seus dados, você precisa ter 100% de certeza de que o site é legítimo. Use o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI!
>> QUERO VERIFICAR UM SITE AGORA!

– Confira a chave PIX antes de pagar

O PIX é o método preferido dos golpistas porque o dinheiro cai na hora e some na mesma velocidade.

Antes de pagar, observe se a chave PIX corresponde ao nome da loja e se não corresponde a pessoa física. Fique esperto, se o vendedor pressionar para “pagar rápido”, é golpe!

– Desconfie de preços MUITO baixos

Se o desconto é muito grande, o vendedor pressiona a decisão ou se a oferta aparece em vários perfis diferentes, cuidado redobrado e atenção!

– Tenha atenção redobrada ao comprar em marketplaces

Muitos anúncios em redes sociais direcionam para grandes marketplaces (como Mercado Livre, Shopee ou Amazon). Embora a plataforma em si tenha reputação consolidada, é preciso ser um consumidor ainda mais atento.

Fique de olho na nota e nos comentários sobre a entrega, o produto real e a qualidade do atendimento do vendedor específico.

Consumidor, compre com confiança na Black Friday 2025

No fim das contas, não importa onde a oferta aparece, o que faz a diferença são os seus cuidados antes de comprar. Afinal, os golpes se apoiam no seu interesse, na sua pressa e no desconto imperdível.

Sempre que tiver dúvida, ou se a oferta for boa demais para ser verdade, vai no Reclame AQUI. Consulte a reputação, use o Detector de Site Confiável e transforme a desconfiança em certeza.

O Reclame AQUI preparou outros conteúdos que ajudam a navegar pela Black Friday com segurança – desde identificar ofertas reais até reconhecer anúncios suspeitos. Vale conferir: 👉

3 golpes mais comuns na Black Friday: o que os consumidores aprenderam para nunca mais cair

Como saber se um site é falso? 6 sinais para identificar golpes antes de comprar 

Guia da Black Friday 2025: como se proteger do Golpe 3.0 na era da Inteligência Artificial

Como saber se um anúncio é seguro? Descubra como proteger suas compras na Black Friday 2025

Black Friday 2025: como saber se a oferta é real e fugir de ciladas

Golpe no WhatsApp: 4 sinais de alerta para não cair em ciladas na Black Friday 2025

banner-app

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading