Qual foi sua impressão sobre os descontos da edição 2019 da Black Friday no Brasil? Para a maioria dos consumidores entrevistados numa pesquisa, os descontos baixos frustraram mais de 80% dos consumidores. Com essa pergunta, o site Reclame AQUI ouviu 1.000 consumidores na noite desta sexta-feira, a poucas horas do fim da maior data de ofertas do varejo brasileiro.

Pesquisa procurou saber o comportamento dos consumidores

Em resumo, para 81,5% dos entrevistados, os descontos ficaram abaixo do esperado (46,3%) ou simplesmente não existiram (35,2%). Já outros 11,4% disseram encontrar descontos dentro do que esperavam e apenas 7,1% acharam ofertas mais do que esperavam.

Além disso, a pesquisa procurou saber também o comportamento dos consumidores que já tinham comprado na Black Friday, também dos que ainda não conseguiram, porém, ainda pretendem aproveitar antes do fim da data oficial. E por fim, ouvir também quem não quis comprar durante o evento.

Já leu essa? Empresas usam o Reclame AQUI para impactar consumidores na Black Friday

44,2% dos consumidores encontraram descontos de apenas 10%

Para quem comprou, 44,2% encontraram descontos de apenas 10%, enquanto que 27,6% compraram produtos com no máximo 20%. Apenas 3,4% conseguiram ofertas acima de 50%.

Celular e smartphones ficaram na preferência entre os produtos para 13,1% dos entrevistados que compraram nesta Black Friday. Roupas e acessórios (10,1%), TV (8,8%), Comida – incluindo aplicativos de delivery (7,1%) e tênis ou artigos esportivos (5,3%) foram os outros produtos mais citados.

Fique por dentro: Promoções reais são mais importantes para as empresas na Black Friday 2019

Faltaram bons descontos

Nesse sentido, dos consumidores que alegaram não comprar nada nesta Black Friday, 48% justificaram que não acharam bons descontos no produto que planejava comprar. Já outros 40,3% não acreditam no evento, enquanto que 6% não tinha intenção de fazer compras. Por fim, outros 5,7% até pretendiam aproveitar, mas estavam sem dinheiro.

A poucas horas do fim da Black Friday, 89% dos consumidores – que não compraram – ainda procuram por uma oferta vantajosa. Outros 11% não compraram simplesmente por que não tiveram tempo para pesquisar melhor.

Confira a pesquisa na íntegra!

NO GERAL, qual sua percepção sobre os descontos desta Black Friday? 
Menores do que eu esperava46.3%
Não achei descontos35.2%
Dentro do que eu esperava11.4%
Maiores do que eu esperava7.1%
  
  
Você comprou na Black Friday 2019? 
  
Sim37.6%
Não e não vou comprar35.1%
Não, mas ainda pretendo comprar27.3%
  
  
PARA QUEM COMPROU 
De quanto foi, em geral, o desconto nas SUAS COMPRAS? 
  
10%44.2%
20%27.6%
30%13.8%
40%6%
50%5%
Mais de 50%3.4%
  
O que comprou este ano? (pode escolher mais de uma resposta) 
  
Outros19.4%
Celular e smartphones13.1%
Roupas e acessórios10.1%
TV8.8%
Comida (incluindo apps de delivery)7.1%
Tênis e artigos esportivos5.3%
Cosméticos (exceto perfumes)4.5%
Livros4%
Notebook / computadores3.8%
Video game (console ou jogos)3.5%
Móveis2.8%
Geladeiras2.8%
Lavadora de roupas2.5%
Perfume2.3%
Fogão2.3%
Passagem aérea / viagem2%
Ar condicionado2%
Pneu1.3%
Artigos para bebê0.8%
Colchão0.8%
Financeiras (cartão de crédito / empréstimos)0.5%
Tablets0.3%
Carro (automóvel)0.3%
  
PARA QUEM NÃO COMPROU 
Por quê? 
Não achei bons descontos no produto que eu queria48%
Não acredito na Black Friday40.3%
Não tinha intenção de comprar6%
Até queria comprar, mas estou sem dinheiro5.7%
  
  
NÃO COMPROU, MAS AINDA PRETENDE 
O que você está ESPERANDO? 
Ainda estou procurando uma oferta que valha a pena89%
Ainda não tive tempo de pesquisar/comprar11%

Deixe uma resposta