Qual foi sua impressão sobre os descontos da edição 2019 da Black Friday no Brasil? Para a maioria dos consumidores entrevistados numa pesquisa, os descontos baixos frustraram mais de 80% dos consumidores. Com essa pergunta, o site Reclame AQUI ouviu 1.000 consumidores na noite desta sexta-feira, a poucas horas do fim da maior data de ofertas do varejo brasileiro.
Pesquisa procurou saber o comportamento dos consumidores
Em resumo, para 81,5% dos entrevistados, os descontos ficaram abaixo do esperado (46,3%) ou simplesmente não existiram (35,2%). Já outros 11,4% disseram encontrar descontos dentro do que esperavam e apenas 7,1% acharam ofertas mais do que esperavam.
Além disso, a pesquisa procurou saber também o comportamento dos consumidores que já tinham comprado na Black Friday, também dos que ainda não conseguiram, porém, ainda pretendem aproveitar antes do fim da data oficial. E por fim, ouvir também quem não quis comprar durante o evento.
Já leu essa? Empresas usam o Reclame AQUI para impactar consumidores na Black Friday
44,2% dos consumidores encontraram descontos de apenas 10%
Para quem comprou, 44,2% encontraram descontos de apenas 10%, enquanto que 27,6% compraram produtos com no máximo 20%. Apenas 3,4% conseguiram ofertas acima de 50%.
Celular e smartphones ficaram na preferência entre os produtos para 13,1% dos entrevistados que compraram nesta Black Friday. Roupas e acessórios (10,1%), TV (8,8%), Comida – incluindo aplicativos de delivery (7,1%) e tênis ou artigos esportivos (5,3%) foram os outros produtos mais citados.
Fique por dentro: Promoções reais são mais importantes para as empresas na Black Friday 2019
Faltaram bons descontos
Nesse sentido, dos consumidores que alegaram não comprar nada nesta Black Friday, 48% justificaram que não acharam bons descontos no produto que planejava comprar. Já outros 40,3% não acreditam no evento, enquanto que 6% não tinha intenção de fazer compras. Por fim, outros 5,7% até pretendiam aproveitar, mas estavam sem dinheiro.
A poucas horas do fim da Black Friday, 89% dos consumidores – que não compraram – ainda procuram por uma oferta vantajosa. Outros 11% não compraram simplesmente por que não tiveram tempo para pesquisar melhor.
Confira a pesquisa na íntegra!
NO GERAL, qual sua percepção sobre os descontos desta Black Friday? | |
Menores do que eu esperava | 46.3% |
Não achei descontos | 35.2% |
Dentro do que eu esperava | 11.4% |
Maiores do que eu esperava | 7.1% |
Você comprou na Black Friday 2019? | |
Sim | 37.6% |
Não e não vou comprar | 35.1% |
Não, mas ainda pretendo comprar | 27.3% |
PARA QUEM COMPROU | |
De quanto foi, em geral, o desconto nas SUAS COMPRAS? | |
10% | 44.2% |
20% | 27.6% |
30% | 13.8% |
40% | 6% |
50% | 5% |
Mais de 50% | 3.4% |
O que comprou este ano? (pode escolher mais de uma resposta) | |
Outros | 19.4% |
Celular e smartphones | 13.1% |
Roupas e acessórios | 10.1% |
TV | 8.8% |
Comida (incluindo apps de delivery) | 7.1% |
Tênis e artigos esportivos | 5.3% |
Cosméticos (exceto perfumes) | 4.5% |
Livros | 4% |
Notebook / computadores | 3.8% |
Video game (console ou jogos) | 3.5% |
Móveis | 2.8% |
Geladeiras | 2.8% |
Lavadora de roupas | 2.5% |
Perfume | 2.3% |
Fogão | 2.3% |
Passagem aérea / viagem | 2% |
Ar condicionado | 2% |
Pneu | 1.3% |
Artigos para bebê | 0.8% |
Colchão | 0.8% |
Financeiras (cartão de crédito / empréstimos) | 0.5% |
Tablets | 0.3% |
Carro (automóvel) | 0.3% |
PARA QUEM NÃO COMPROU | |
Por quê? | |
Não achei bons descontos no produto que eu queria | 48% |
Não acredito na Black Friday | 40.3% |
Não tinha intenção de comprar | 6% |
Até queria comprar, mas estou sem dinheiro | 5.7% |
NÃO COMPROU, MAS AINDA PRETENDE | |
O que você está ESPERANDO? | |
Ainda estou procurando uma oferta que valha a pena | 89% |
Ainda não tive tempo de pesquisar/comprar | 11% |