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Black Friday: Como fazer promoção em 8 passos

A palavra PROMOÇÃO é sempre uma das queridinhas dos consumidores. E independente da época, ou das datas comemorativas, o faturamento que vem de ofertas e promoções é sempre alto.

Porém, não basta apenas criar uma promoção assim do nada, a chance de dar errado é muito grande. O melhor é se basear em dicas e insights, pois são ações que quando bem executadas atraem novos consumidores, proporcionam giro de estoque e elevam os lucros.

Sendo assim, separamos algumas dicas que vão te ajudar principalmente agora nessa reta final de ano, onde as promoções rolam para todos, independente do segmento. Então vem comigo.

Antes de tudo, o que é promoção?

A promoção de vendas é um dos quatro aspectos do mix promocional. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver, e acelerar as vendas de um produto ou serviço a curto prazo. Vale aqui ressaltar que existem vários tipos de promoção.

Leia também: Estratégias para evoluir a experiência do seu cliente na Black Friday

Os tipos de promoção 

Existem vários tipos de promoção, mas como saber qual a melhor para a sua empresa? A resposta vai depender dos objetivos, produtos ou serviços e ainda do público que se deseja atingir.

Caso o objetivo seja de terminar com o estoque de determinado produto, uma promoção que envolva brindes ou campanha progressiva de “pague 2 e leve 3” vem a ser uma ótima ideia. Agora, no caso de seu objetivo ser a fidelização de clientes, dar um cupom de desconto para compras futuras faz todo o sentido.

Hoje as promoções mais comuns no mercado são: ofertas relâmpago, sorteios e frete grátis, mas existem outras.

Como os tipos de promoção são os mais variados, decidimos criar este material com 8 passos para fazer promoções em seu e-commerce.

Montando uma promoção em 8 passos

Diferentemente do que a grande maioria das pessoas pensam, fazer uma promoção não é só baixar o preço dos seus produtos. Deve-se levar em conta a margem de lucro, para que você não saia no prejuízo, caso contrário o tiro pode sair pela culatra e você acabar perdendo dinheiro. E isso ninguém quer.  

Abaixo os cuidados que você precisa ter ao fazer uma promoção, seja em seu E-commerce ou loja física.

1. Tenha um planejamento

Planeje-se tanto para as datas já confirmadas, como natal, black friday e feriados. Vale entender o comportamento do seu mercado e identificar quais seus meses de maior e menor faturamento. Quanto mais tempo de antecedência você tiver para organizar tudo, menores são os riscos de dar errado.

2.  Identifique seu público alvo

Para quem é direcionada essa promoção? Essa deve ser uma das primeiras coisas a se considerar para o sucesso da ação.

Tente levantar o máximo possível de informações a respeito do público alvo, como seus hábitos de consumo, quais redes sociais mais usam, que formato de conteúdo mais chama atenção, como preferem ser impactados para tomar ciência da promoção e quais produtos estão pesquisando. Esses dados e cuidados, vão orientar toda a estratégia de marketing da promoção para garantir o máximo de efetividade na ação.

3. Estoque

Na hora do planejamento, é indispensável que a loja faça o controle correto do estoque. Já imaginou a sua promoção bombando e de repente acaba o estoque, e várias pessoas ainda querem comprar. Além de ser chato, você estaria deixando de ganhar dinheiro.

Porém, atente-se para o inverso também não acontecer, comprar um monte de estoque e depois ficar cheio de mercadorias paradas. Esses são pontos bem importantes de atenção, mas ações promocionais bem pensadas e bem executadas sempre geram ótimos lucros.

4. Datas sazonais

Para quem não sabe, datas sazonais são aquelas às quais os consumidores estão mais propensos a comprar. São datas como, dia das mães, natal, Black Friday e por aí vai.

Contudo, você pode criar as suas próprias datas sazonais, por exemplo mês de aniversário da sua loja e assim aumentar as vendas em uma data independente do calendário.

5. Promoção deve ter um prazo

Toda promoção deve ter uma data de início e fim, isso gera maior valor e também um senso de urgência que é ótimo para acelerar as vendas. Estipule o prazo e se possível o cumpra, pois assim em futuras ações os seus clientes vão saber que o prazo é sério e que se não se não correrem vão perder.

6. Custo-benefício

Esse também é um item essencial do planejamento, a promoção de fato precisa ser atrativa e valer a pena. Vale ressaltar que nem sempre tudo precisa ser baseado no preço, você pode oferecer frete grátis, por exemplo.

O importante é sempre ter tudo bem alinhado, para que você não saia no prejuizo e nem prejudique o e-commerce.

7. Divulgação

Um dos pontos importantíssimo para o sucesso das ações é a divulgação. Você precisa alcançar o seu público alvo de forma efetiva. Hoje, os meios mais utilizados pelos e-commerces são campanhas de tráfego como Google AdWords, Facebook Ads e Instagram Ads, banners na Rede de Display do Google e e-mail marketing. Além desses, você pode também fazer parceria com alguns influenciadores da sua região.

8. Meça os resultados

Contra números não há argumentos, por isso você precisa medir como foi a efetividade da sua campanha.

O melhor de fazer esse relatório final, é que ele vai servir de base e será possível retirar insights para as próximas ações.

Seguindo as dicas acima, acreditamos que o seu negócio tem tudo para oferecer os melhores descontos para seus clientes. Gostou do tema e quer saber mais a respeito leia também como aumentar as vendas da sua loja virtual: 10 dicas essenciais

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