logo-blog-ra

Atraso na entrega lidera reclamações de consumidores na largada da Black Friday 2022

Atraso na entrega lidera reclamações de consumidores na largada da Black Friday 2022

Nas horas que antecedem o início oficial da Black Friday 2022, Reclame AQUI já registra mais de 4,6 mil reclamações

O atraso na entrega lidera os motivos de reclamação dos consumidores na largada da Black Friday, somando 17,4% das reclamações registradas no Reclame AQUI entre meio-dia de quarta-feira até as 20h desta quinta. Essa prevalência pode ter sido impulsionada pelas promoções antecipadas anunciadas desde a semana passada. E motivadas também pelas compras embaladas pela Copa do Mundo e a estreia da Seleção Brasileira.

A julgar pelos produtos e problemas reclamados nas horas que antecedem o início oficial da promoção, os consumidores não estão gastando muito, ou seja, o ticket médio, por enquanto, está baixo.

atraso-na-entrega-1-problemas
Atraso na entrega lidera reclamações de consumidores na largada da Black Friday 2022

Volume de reclamações é maior a poucas horas de começar a Black Friday 2022

O monitoramento do Reclame AQUI, que começou ao meio-dia de quarta-feira (23/11/2022), até às 20h desta quinta-feira pré-Black Friday (24/11/2022) já havia registrado 4.698 reclamações. Volume maior que em 2021. Em comparação ao ano passado, no mesmo intervalo, foram 4.389 (do meio-dia de 24/11/20212h até as 20h do dia 25/11/21). Estas não são todas as reclamações registradas no site do Reclame AQUI nesse período, são apenas aquelas que os consumidores identificam como relacionadas à Black Friday.

Ranking de empresas mais reclamadas traz novidades antes de começar a promoção

atraso-na-entrega-3
Confira as empresas mais reclamadas horas antes de a Black Friday 2022 começar

O ranking geral das empresas mais reclamadas da Black Friday 2022 no início da noite desta quinta-feira (24/11/2022) se desenhou com a predominância de grandes empresas de e-commerce. Entre as 10 que receberam mais reclamações, oito marcas têm reputação entre “Bom” e selo RA1000.

E há novidades. Entre os destaques das primeiras empresas que formaram o “ranking de largada”, destaque para a Shopee, único e-commerce chinês no top 10, e para a 2R Store – empresa cadastrada há apenas 17 dias no Reclame AQUI.

Um dos principais pontos de alerta, pontua o Cofundador e CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, é a compra em lojas novas na Black Friday.  Ao entrar no Reclame AQUI, é possível verificar há quanto tempo a empresa está cadastrada, entre outros indicadores que podem ajudar a construir a confiança na compra. “Costumamos orientar os consumidores a tomarem cuidado com novas lojas na Black Friday por ser uma época onde algumas empresas surgem para aplicar golpes e mesmo empresas que sejam bem intencionadas não têm ainda histórico de avaliações suficientes na plataforma feitas pelos consumidores”. 

Também fazem parte do top10, as empresas Yeesco (empresa de moda) e Appmax (meio de pagamento), que figuram pela primeira vez no ranking da Black Friday entre as mais reclamadas.

Não houve, pelo menos até agora, uma predominância de entregas expressas que tenham gerado problemas, como em anos anteriores, em que promoção de entrega de lanches e refeições ou mercadorias causaram picos de reclamações.

Reclame AQUI lança ferramenta para tornar compras mais seguras

Uma novidade do Reclame AQUI que pode dar mais segurança aos consumidores na hora de fazer suas compras é o Detector de Site Confiável. Em parceria com a plataforma de proteção AXUR, a ferramenta exclusiva ajuda o consumidor a saber se um site é confiável ou não.

“Diariamente os consumidores são impactados em seus e-mails e redes sociais com links de empresas novas, desconhecidas, muitas vezes dos consumidores. Então “colando” o site na ferramenta de pesquisa, é possível verificar se o site é confiável ou merece um pouco mais de pesquisa por parte do consumidor. A ferramenta é gratuita e já está disponível para uso na home do Reclame AQUI”, explica Neves. 

atraso-na-entrega-2-produtos
Produtos mais reclamados horas antes da Black Friday 2022 iniciar oficialmente

Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022! E durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.

Leia também:

Detector de Site Confiável: evite fraudes na Black Friday com ferramenta exclusiva do Reclame AQUI

Consumidores denunciam sites falsos que se passam pela Magalu na Black Friday

O uniforme atrasou, e agora? Consumidores relatam atraso na entrega de camisas oficiais da Seleção Brasileira

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading