logo-blog-ra

Anvisa suspende produção, distribuição e comercialização de alimentos da marca Fugini

Anvisa suspende produção, distribuição e comercialização de alimentos da marca Fugini

anvisa suspende fabricação de alimentos da marca Fugini

Na última quarta-feira, dia 29/03/2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou medida que suspende a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos da marca Fugini.

A empresa é conhecida, principalmente, pela fabricação de molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maioneses e mostardas.

Ainda de acordo com a Anvisa, a providência foi adotada após visita da agência na fábrica da marca, identificando falhas que considerou graves na fabricação.

Os erros estão relacionados à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, além do controle de pragas e rastreabilidade. Todos esses fatores comprometem a segurança e qualidade do produto final.

A suspensão da fabricação, distribuição e comercialização dos alimentos ficará válida até que a empresa adeque todo o seu processo e esteja de acordo com as boas práticas de fabricação dos produtos.

O Reclame AQUI recebeu algumas reclamações de consumidores sobre problemas percebidos nos produtos da marca, muitos registrados antes mesmo da medida da agência:

Consumidor de Governador Valadares (MG)
“Comprei em um supermercado aqui da minha cidade, 7 sachês de milho verde, ao abrir todosss estavam estragados, todos, voltei ao supermercado com a nota fiscal mas não quiseram enfeitar a troca […]”

Consumidor de Itapevi (SP)
“No dia 24/03 preparei uma pizza e utilizei o molho de tomate fugini, depois disso minha barriga ficou estranha, ânsia de vômito e começou uma diarréia que dura até agora…hj então, vi o anúncio da Anvisa suspendendo os produtos da fugini por problemas de higiene na fabricação, tentei entrar em contato com a Fugini, mas o telefone não atende via celular e não encontrei nenhum e-mail.”

Consumidor de Fortaleza (CE)
“Boa noite, fui usar hoje o molho de tomate e quando despejei notei que saiu junto com o molho dois “elementos estranhos”, sempre compro desse molho e nunca tinha me acontecido isso. Não sei de que se trata mas se passasse despercebido poderia ter comprometido a minha saúde ou da minha família, bom que eu vi na hora do preparo, espero uma resposta sobre o que aconteceu visto que o alimento ainda está dentro do prazo de validade!”

Nova medida será incluída ainda nesta quinta-feira (30)

Segundo a Anvisa, uma nova resolução – RE 1.051 – será aplicada à marca nesta quinta-feira (30/03/2023), em razão a novas falhas encontradas nos lotes de maionese da marca Fugini, também fabricados em Monte Alto (SP), no período de 20/12/2022 a 21/03/2023.

A medida determina a proibição à comercialização, distribuição e uso dos lotes do produto e ainda solicita o recolhimento de todos os recipientes de maionese da marca com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. 

Isso vale também para os lotes que vencerão em dezembro deste ano, e que inicia com a numeração 354.

Ainda conforme a Anvisa, a fábrica utilizou matéria-prima vencida para produção da maionese, o que foi constatado também na inspeção da agência e que resultou a medida de suspensão de todos produtos.

Em matéria publicada pela Globo a marca Fugini admitiu o uso de corante vencido em maioneses, porém afirmou que o percentual era pequeno. Além disso, a nota ainda menciona que tudo aconteceu por um ‘erro operacional’, e confirmou que os produtos notificados pela Anvisa e fabricados em Monte Alto (SP) passarão por recall.

Fugini divulga comunicado pelas redes sociais 

A empresa Fugini emitiu nota em sua rede social e informou que recebeu a ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, que rapidamente foram respeitados pela fábrica e seguiram com as alterações dos pontos indicados.

A marca também esclareceu que “Todos os produtos Fugini que se encontram para consumo nas casas, à venda nos mercados ou estocados nos centros de distribuição, seguem seguros e disponíveis para os consumidores.”

Fontes: Anvisa/Globo

Leia mais: Falha perigosa! Lotes de preservativos masculinos da Blowtex são suspensos pela Anvisa

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading