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A relação do consumidor com as avaliações de outros clientes. 1, 2, 3, 4 ou 5 estrelinhas?

Avaliações de outros consumidores, você leva em consideração? Dentre os gatilhos mentais que fazem clientes comprarem ou não um produto, um dos mais relevantes é o da prova social. Principalmente no ambiente virtual, já que eles não conseguem experimentar o produto, não é mesmo?!

Imagine que você tem uma loja de artigos esportivos, seu cliente está em processo de decisão para a compra de um tênis esportivo. A primeira coisa que ele vai fazer é colocar aquele produto no Google, pegar algumas informações relevantes e pronto, está decidido para ele: “Quero o tênis da marca X, branco e vou comprar na loja Y”. Quem nunca se questionou se aquela era, de fato, uma boa escolha, logo após ter decidido, que atire a primeira pedra. Por que com seu cliente seria diferente?

Avaliações pesquisadas no Reclame AQUI são ponto de partida

A maioria dos consumidores vai até o site do Reclame AQUI confirmar se aquela loja é de confiança, mas sobre o tênis esportivo branco da marca Y talvez não encontremos muitos insumos para decidir, não é verdade? E é aí que entram as famosas estrelinhas ⭐⭐⭐⭐⭐. Então como o consumidor se comporta na hora de avaliar as estrelas? Bom, a resposta é: depende!

Quais as vantagens das avaliações nas lojas online

Claro que, individualmente, cada um tem seu critério, mas num contexto geral os consumidores já têm uma opinião formada sobre o que é péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo dentro desse mundo das avaliações. E em cada ambiente eles têm uma pré-disposição de ter um comportamento diferente. Olha só o exemplo desse restaurante em um app de delivery de comidas:

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Em cada setor, consumidores analisam as avaliações de forma diferente

3 de 5, para a maioria dos consumidores, é uma nota muito baixa para ele arriscar ter dor de cabeça numa hora tão sagrada como a hora da refeição, não é mesmo? Se você tem um restaurante e essa é sua nota nos canais, vale um reposicionamento e mudar a estratégia. Onde estou errando e como melhorar? #Ficaadica

Saiba identificar se as avaliações (reviews) de um produto postadas na página de uma loja são reais

Quanto mais detalhadas as avaliações dos consumidores, mais segura a decisão de compra é

Em contrapartida, imagine o cliente do maior app de motoristas do mundo solicitando um carro e, como esse motorista é novo no app, tem 5 estrelas completas. Mesmo que ele não desista da corrida ele cogita a possibilidade de seguir. É natural prezar pela nossa segurança individual.

Em sites de aluguel de casas por temporada também tem avaliação para praticamente tudo: check-in, limpeza, comunicação com o proprietário da casa, exatidão do anúncio e custo benefício.

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Avaliações dos consumidores podem ser bem detalhistas

Casos assim, por exemplo, se para a localização for nota 3,5, talvez para o seu hóspede esteja tudo bem porque os demais pontos para ele são mais importantes. Cada um tem suas preferências.

A importância de ter avaliações no seu e-commerce 

Os consumidores já têm uma predisposição para tomar decisões com base nas tão famosas estrelinhas. E não é só isso, eles avaliam comentário também. E melhor do que avaliar estrelas é analisar as reviews de clientes de verdade, de pessoas que tiveram uma experiência real com aquele produto. Pesquisas apontam que 89% dos consumidores acreditam mais em reviews online de outros consumidores do que em recomendações de pessoas do seu ciclo

Voltando a falar do tênis branco da marca X, agora imagine dois cenários: um site com reviews verdadeiros de pessoas que compraram o mesmo produto que o seu cliente deseja e um site sem reviews ou com reviews postados pela própria loja.

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Os consumidores já têm uma predisposição para tomar decisões com base nas tão famosas avaliações por estrelinhas

Em qual e-commerce você acha que ele vai concluir a compra? Nós, enquanto consumidores, avaliamos todos os detalhes quando estamos em processo de decisão de compra, quando pedimos comida ou alugamos uma casa para passar um fim de semana com a família. Por que com o nosso consumidor seria diferente?

Já conhece o RA Trustvox?

Aqui no RA, as empresas aproveitam as visitas dos mais de 30 milhões de consumidores que passam pelo nosso site pesquisando por sua marca ou empresa; com a função de espelho de reviews do RA Trustvox, sua empresa vai estar de forma randômica na home do Reclame AQUI.

Voltando a falar da prova social, lembra? Com o RA Trustvox, as empresas estão transformando seus clientes em seus maiores vendedores! Com as avaliações e referências da Trustvox, seu e-commerce pode conquistar um retorno infinito de clientes mais qualificados só esperando esses reviews verdadeiros para comprarem seus produtos.

Ana Paula Fernandes, autora deste artigo, é mercadóloga apaixonada por comunicação, vendas e hábitos de consumo, atuando hoje como SDR no Reclame AQUI.

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